Logo Passei Direto
Buscar
Assunto: Do Juiz (arts. 251 a 256 do CPP)
A respeito do impedimento e da suspeição do Juiz, é correto afirmar que
(A) as causas de impedimento e suspeição do Juiz não se aplicam aos serventuários e servidores da justiça.
(B) as causas de impedimento estão relacionadas ao animus subjetivo do juiz quanto às partes; enquanto as de suspeição referem-se a vínculos objetivos do Juiz com o processo.
(C) o Juiz restará impedido de atuar no processo se ele ou seu cônjuge, seus ascendentes ou descendentes estiverem respondendo a processo por fato análogo.
(D) mesmo dissolvido o casamento, ainda que sem filhos em comum, o Juiz não poderá figurar em processos em que são partes os pais e irmãos do ex-cônjuge.
(E) o Juiz restará suspeito para atuar em processo em que o próprio já tenha atuado como autoridade policial ou mesmo órgão do Ministério Público.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que está previsto nos artigos 251 a 256 do Código de Processo Penal (CPP) sobre impedimento e suspeição do juiz: (A) as causas de impedimento e suspeição do Juiz não se aplicam aos serventuários e servidores da justiça. - Incorreta, pois as causas de impedimento e suspeição se aplicam a todos os que atuam no processo, incluindo serventuários. (B) as causas de impedimento estão relacionadas ao animus subjetivo do juiz quanto às partes; enquanto as de suspeição referem-se a vínculos objetivos do Juiz com o processo. - Incorreta, na verdade, é o contrário: as causas de suspeição estão relacionadas a vínculos subjetivos e as de impedimento a vínculos objetivos. (C) o Juiz restará impedido de atuar no processo se ele ou seu cônjuge, seus ascendentes ou descendentes estiverem respondendo a processo por fato análogo. - Correta, essa é uma das causas de impedimento previstas no CPP. (D) mesmo dissolvido o casamento, ainda que sem filhos em comum, o Juiz não poderá figurar em processos em que são partes os pais e irmãos do ex-cônjuge. - Incorreta, pois a dissolução do casamento extingue a relação que gera o impedimento. (E) o Juiz restará suspeito para atuar em processo em que o próprio já tenha atuado como autoridade policial ou mesmo órgão do Ministério Público. - Incorreta, pois a suspeição se aplica a situações específicas, mas não necessariamente a essa afirmação de forma geral. Portanto, a alternativa correta é: (C) o Juiz restará impedido de atuar no processo se ele ou seu cônjuge, seus ascendentes ou descendentes estiverem respondendo a processo por fato análogo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
O Juiz estará impedido de atuar no processo se
a) for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes do processo.
b) for credor ou devedor de qualquer das partes do processo.
c) tiver aconselhado qualquer das partes do processo.
d) for sócio de sociedade interessada no processo.
e) tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se sobre a questão dos autos.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
A respeito do impedimento e da suspeição do Juiz, é correto afirmar que
a) as causas de impedimento e suspeição do Juiz não se aplicam aos serventuários e servidores da justiça.
b) as causas de impedimento estão relacionadas ao animus subjetivo do juiz quanto às partes; enquanto as de suspeição referem-se a vínculos objetivos do Juiz com o processo.
c) o Juiz restará impedido de atuar no processo se ele ou seu cônjuge, seus ascendentes ou descendentes estiverem respondendo a processo por fato análogo.
d) mesmo dissolvido o casamento, ainda que sem filhos em comum, o Juiz não poderá figurar em processos em que são partes os pais e irmãos do ex-cônjuge.
e) o Juiz restará suspeito para atuar em processo em que o próprio já tenha atuado como autoridade policial ou mesmo órgão do Ministério Público.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Estará impedido o juiz
a) inimigo capital do denunciado.
b) cujo cônjuge tenha atuado como testemunha nos autos de inquérito.
c) que tiver aconselhado uma das partes.
d) que tiver escrito artigo científico em coautoria com uma das partes.
e) que sinta forte emoção em relação ao crime do processo.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Buscando evitar a parcialidade do juiz, o Código de Processo Penal enumerou situações de suspeição do juiz, entre as quais:
a) se tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito.
b) se tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questão.
c) se ele, seu cônjuge, ou parente, consanguíneo, ou afim, até o segundo grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes.
d) se ele próprio ou seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito.
e) se tiver aconselhado qualquer das partes ou for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer deles.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Diante do que dispõe o Código de Processo Penal sobre os juízes,
a) seu impedimento ou suspeição decorrente de parentesco por afinidade cessará pela dissolução do casamento que Ihe tiver dado causa, mesmo havendo descendentes.
b) a suspeição do juiz poderá ser declarada e reconhecida, ainda que a parte der motivo para criá-la.
c) nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o quarto grau, inclusive.
d) nos processos em que seu cônjuge tiver funcionado como defensor ou advogado, o juiz se dará por suspeito.
e) eles se darão por suspeitos, e, se não o fizerem, poderão ser recusados por qualquer das partes, se tiverem aconselhado qualquer delas.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
A respeito das causas de impedimento e suspeição do juiz, de acordo com o Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.
a) Ainda que dissolvido o casamento, sem descendentes, que ensejava impedimento ou suspeição, não funcionará como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo.
b) O juiz será impedido se for credor ou devedor de qualquer das partes.
c) A suspeição poderá ser reconhecida ou declarada ainda que a parte injurie, de propósito, o juiz.
d) O juiz será suspeito, podendo ser recusado por qualquer das partes, se já tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se de fato ou de direito sobre a questão.
e) Nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o quarto grau.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Identificada tal situação, é correto afirmar que Tício:
a) não poderá participar da ação penal em razão da causa de suspeição prevista no Código de Processo Penal, tendo em vista que as prescrições sobre suspeição dos juízes estendem-se aos serventuários e funcionários da justiça;
b) poderá participar da ação penal, tendo em vista que ser credor da parte não configura causa de impedimento e nem suspeição do magistrado a ser estendida ao funcionário auxiliar da justiça;
c) não poderá participar da ação penal em razão da causa de impedimento prevista no Código de Processo Penal, tendo em vista que as prescrições sobre impedimento dos juízes estendem-se aos serventuários e funcionários da justiça;
d) poderá participar da ação penal, tendo em vista que as prescrições sobre suspeição e impedimento dos juízes não se aplicam aos serventuários e funcionários da justiça;
e) poderá participar da ação penal, tendo em vista que ser credor da parte é causa de impedimento e apenas as prescrições sobre suspeição dos juízes, de acordo com o Código de Processo Penal, aplicam-se aos funcionários da justiça.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes,
a) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, bem como amigos íntimos.
b) consanguíneos, excluídos os parentes afins.
c) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o quarto grau, inclusive.
d) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive.
e) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, bem como amigos íntimos ou inimigos capitais.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Para o desenvolvimento da ação penal é necessária a participação de três sujeitos principais: autor, acusado e juiz. Contudo, existem ainda os sujeitos acessórios, que, embora prescindíveis para a existência do processo, poderão, eventualmente, nele intervir, como por exemplo, o assistente de acusação, os auxiliares da justiça, dentre outros.
a) Nenhum acusado será processado ou julgado sem defensor, exceto quando foragido.
b) O impedimento ou suspeição decorrente de parentesco por afinidade cessará pela dissolução do casamento que Ihe tiver dado causa, salvo sobrevindo descendentes; mas, ainda que dissolvido o casamento sem descendentes, não funcionará como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo.
c) É possível intervir como assistente do Ministério Público o corréu que figurar no mesmo processo.
d) Do despacho que admitir, ou não, o assistente do Ministério Público, caberá recurso em sentido estrito.
e) A condução coercitiva é cabível apenas às testemunhas, não havendo qualquer previsão legal para que tal medida se aplique ao acusado que não atender à intimação para o interrogatório.

Direito Processual Penal para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2023
Na fase judicial, vigora em esfera processual penal a sistemática acusatória, em que o Juiz figura em posição inerte, garantindo, assim, sua isenção e imparcialidade. Todavia, o Código de Processo Penal traz as situações em que o magistrado deverá declarar-se suspeito.
a) Amigo íntimo e/ou inimigo do réu ou da vítima
b) Detentor de cotas em empresa interessada no processo
c) Cônjuge respondeu a processo julgado por qualquer das partes
d) Possua ascendente que responde a processo por fato análogo
e) Atuou na acusação em processo anterior contra qualquer das partes

Mais conteúdos dessa disciplina