Logo Passei Direto
Buscar
Nos eucariontes, o código genético
a. é formado por regiões codificantes chamadas íntrons.
b. de cada códon é escrito no sentido 3' --> 5'.
c. consiste em 46 códons distintos.
d. consiste em 46 códons similares.
e. consiste em 64 códons distintos.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta sobre o código genético nos eucariontes: a) é formado por regiões codificantes chamadas íntrons. - Esta afirmação está incorreta, pois os íntrons são regiões não codificantes que são removidas durante o processamento do RNA. b) de cada códon é escrito no sentido 3' --> 5'. - Esta afirmação também está incorreta, pois os códons são lidos no sentido 5' --> 3'. c) consiste em 46 códons distintos. - Esta afirmação está incorreta, pois o código genético não é composto por 46 códons. d) consiste em 46 códons similares. - Esta afirmação também está incorreta, pelo mesmo motivo da anterior. e) consiste em 64 códons distintos. - Esta afirmação está correta, pois o código genético é formado por 64 códons, que são combinações de 4 bases nitrogenadas (A, T, C, G) em grupos de três. Portanto, a alternativa correta é: e) consiste em 64 códons distintos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O AZT é um dos fármacos constituintes do coquetel que vem sendo utilizado com sucesso no tratamento da AIDS. O AZT é um análogo de nucleosídeo que tem como princípio impedir a transcrição reversa do HIV. Dessa forma, é correto a firmar que o AZT atua sobre a síntese de.
a) Proteínas dos vírus, nos ribossomos.
b) RNA a partir do DNA da célula hospedeira.
c) DNA a partir do RNA viral, na célula hospedeira.
d) DNA viral e posterior inserção no genoma da célula hospedeira.
e) RNA infectante a partir do DNA viral.

Quando os pesquisadores começaram a desconfiar que as informações para a síntese de proteínas estavam contidas no DNA, eles foram confrontados com um problema: reconheciam a existência de quatro bases (A, T, C e G) nos nucleotídeos e, ao mesmo tempo, reconheciam a existência de 20 aminoácidos. Como apenas quatro bases poderiam codificar 20 aminoácidos diferentes? Matematicamente, se um aminoácido fosse determinado por uma única base, teríamos a possibilidade de formação de apenas 4 aminoácidos (4^1). Em se tratando desse código universal, analise as seguintes afirmacoes: I. A trinca de bases como código genético permite 22 possíveis arranjos, os quais são suficientes para especificar todos os aminoácidos conhecidos. Assim, codificam-se os 20 aminoácidos, além dos códons de “parada” e de “início”. II. A conversão da informação genética contida no DNA para uma molécula de RNA mensageiro (mRNA) é chamada de transcrição e ocorre no núcleo. III. O termo “código universal” refere-se à constância da sequência de bases nitrogenadas na molécula de DNA em todos os seres vivos, mantida ao longo do processo evolutivo. IV. Uma sequência 5’-UGAUUAGGACCUCAA-3’ do mRNA permite a codificação de cinco aminoácidos na cadeia polipeptídica. Assinale a alternativa correta:
I. A trinca de bases como código genético permite 22 possíveis arranjos, os quais são suficientes para especificar todos os aminoácidos conhecidos. Assim, codificam-se os 20 aminoácidos, além dos códons de “parada” e de “início”.
II. A conversão da informação genética contida no DNA para uma molécula de RNA mensageiro (mRNA) é chamada de transcrição e ocorre no núcleo.
III. O termo “código universal” refere-se à constância da sequência de bases nitrogenadas na molécula de DNA em todos os seres vivos, mantida ao longo do processo evolutivo.
IV. Uma sequência 5’-UGAUUAGGACCUCAA-3’ do mRNA permite a codificação de cinco aminoácidos na cadeia polipeptídica.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Em abril de 1953, James Watson e Francis Crick agitaram a comunidade científica com um elegante modelo de dupla-hélice para a estrutura do DNA, o ácido desoxirribonucléico, cuja “linguagem” química codifica a informação hereditária.
Sobre o DNA, assinale a alternativa CORRETA:
a) Uma fita de DNA em dupla hélice apresenta 10% de bases do tipo citosina. Logo, a concentração de bases do tipo guanina é de 90%.
b) A replicação de DNA ocorre conforme o modelo conservativo, onde as duas fitas parentais se associam novamente após servirem de moldes para a síntese das novas fitas, restaurando a dupla-hélice parental.
c) Uma fita de DNA em dupla hélice apresenta 10% de bases do tipo adenina. Logo, a concentração de bases do tipo guanina nessa fita é de 40%.
d) A sequência de bases no DNA é a “linguagem” química que, após transcrita, originará a sequência de nucleotídeos em uma proteína.
e) A complementaridade de bases no DNA permite que uma base purínica (C ou G) de uma fita seja pareada com uma base pirimidínica (A e T) na outra fita.

Qual genótipo caracteriza um indivíduo com anemia falciforme?
a) HbSS.
b) HbAS.
c) HbAA.
d) HbAa.
e) HBss.

No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente. No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é:
a) U C A U U A G U C.
b) A G T A A T C A G.
c) A G U A A U C A G.
d) T C A T T A G T C.
e) T G T T T T C T G.

Considerando que os códons AAU, GGA e ACG de uma molécula de RNAm codificam, respectivamente, para os aminoácidos asparagina, glicina e treonina, quais os aminoácidos formados a partir de um segmento de DNA com a seguinte sequência de nucleotídeos TGC CCT TTA?
a) Treonina, glicina e asparagina.
b) Glicina, asparagina e treonina.
c) Asparagina, glicina e treonina.
d) Asparagina, treonina e glicina.
e) Glicina, treonina e asparagina.

Considerando-se o gene, é correto afirmar que é:
01. Uma região do DNA que não codifica polipeptídeo, mas regula o processamento de RNA mensageiro.
02. Um segmento de RNA transportador correspondente a uma única proteína.
03. Uma sequência de DNA envolvida na síntese de um polipeptídeo ou de uma proteína.
04. Toda a informação do genoma necessária para a síntese de proteínas de um indivíduo.
05. A informação contida em uma sequência de RNA mensageiro, a qual é lida em grupos de três nucleotídeos por vez.

A figura abaixo representa a ligação entre duas bases nitrogenadas. A partir de sua observação, responda corretamente:
a) A ligação adenina timina é do tipo apolar.
b) Essas bases são encontradas no RNA.
c) A ligação entre as bases é do tipo ponte de hidrogênio.
d) A ligação das bases ocorre entre os açúcares.
e) As bases descritas acima não podem fazer parte da mesma molécula.

Mais conteúdos dessa disciplina