Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre o pensamento de John Locke, assinale a alternativa correta.
a. Para Locke, ao transitar para o estado civil, o sujeito adquire inúmeros direitos em face do Estado, como a liberdade, a propriedade e a vida.
b. Para Locke, o contrato social é uma ferramenta de legitimação do poder e de manutenção dos direitos naturais, razão pela qual o Estado já nasce, de certo modo, limitado.
c. Para Locke, o estado civil permite que a liberdade do indivíduo seja protegida dos demais por meio da vontade geral, que será representada por meio do Estado.
d. Para Locke, a necessidade de uma força coercitiva justifica que o Estado Absolutista garanta a proteção dos direitos inatos ao homem após a superação do estado natural.
e. Para Locke, a ausência de uma natureza boa no homem justifica a necessidade de superar o estado de natureza para o estado civil e permitir o surgimento do Estado.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao pensamento de John Locke: a) Para Locke, ao transitar para o estado civil, o sujeito adquire inúmeros direitos em face do Estado, como a liberdade, a propriedade e a vida. - Esta afirmação é verdadeira, pois Locke defende que os direitos naturais (vida, liberdade e propriedade) são preservados no estado civil. b) Para Locke, o contrato social é uma ferramenta de legitimação do poder e de manutenção dos direitos naturais, razão pela qual o Estado já nasce, de certo modo, limitado. - Esta afirmação também é correta, pois Locke acredita que o contrato social limita o poder do Estado para proteger os direitos naturais. c) Para Locke, o estado civil permite que a liberdade do indivíduo seja protegida dos demais por meio da vontade geral, que será representada por meio do Estado. - Esta afirmação é mais associada a Rousseau, que fala sobre a vontade geral. Locke não enfatiza a vontade geral da mesma forma. d) Para Locke, a necessidade de uma força coercitiva justifica que o Estado Absolutista garanta a proteção dos direitos inatos ao homem após a superação do estado natural. - Locke não defende o Estado Absolutista; ele acredita em um governo limitado. e) Para Locke, a ausência de uma natureza boa no homem justifica a necessidade de superar o estado de natureza para o estado civil e permitir o surgimento do Estado. - Locke não argumenta que a natureza do homem é "má", mas sim que o estado de natureza tem suas limitações. Após essa análise, as alternativas a) e b) estão corretas, mas a b) é mais precisa em relação ao pensamento de Locke sobre a limitação do poder do Estado. Portanto, a alternativa correta é: b) Para Locke, o contrato social é uma ferramenta de legitimação do poder e de manutenção dos direitos naturais, razão pela qual o Estado já nasce, de certo modo, limitado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No ano de 2016, a então presidente Dilma Roussef foi afastada do poder para a apreciação das denúncias de crime de responsabilidade. As acusações foram julgadas e votadas pelo plenário resultando na queda da presidente.
Neste sentido, considerando a norma constitucional brasileira sobre competência relativa ao sistema presidencialista, marque a alternativa CORRETA.
a. O Senado Federal tem competência para autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.
b. O Judiciário tem competência para proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
c. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta mensalmente para receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da República.
d. Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles.
e. A convocação extraordinária do Congresso Nacional far-se-á pelo Presidente da República, pelos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgência ou interesse público relevante, desde que tenha a aprovação da maioria simples de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina