Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre o procedimento de licitação pública para as contratações de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta. Assinale a alternativa correta:
a. O procedimento de licitação pública tem fundamento constitucional, sendo obrigatório, em qualquer hipótese, para contratação de bens, obras, compras e alienações pela administração pública federal, independentemente do âmbito federativo: União, estados, municípios e Distrito Federal.
b. O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado.
c. A licitação prévia às contratações pela administração pública é regra que admite exceção a ser definida conforme o poder discricionário do gestor público.
d. Quando o legislador ordinário permitir que a administração pública contrate sem licitação prévia, esta estará dispensada de seguir um procedimento administrativo determinado.
e. Nas contratações sem licitação, a administração pública continua obrigada a realizar a melhor contratação possível, sem que seja necessário, contudo, dar tratamento igualitário a todos os possíveis contratantes.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o procedimento de licitação pública: a) O procedimento de licitação pública tem fundamento constitucional, sendo obrigatório, em qualquer hipótese, para contratação de bens, obras, compras e alienações pela administração pública federal, independentemente do âmbito federativo: União, estados, municípios e Distrito Federal. - Esta afirmação não é totalmente correta, pois existem exceções e diferentes legislações para cada esfera de governo. b) O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado. - Esta afirmação é verdadeira, pois o princípio da supremacia do interesse público realmente fundamenta a obrigatoriedade da licitação. c) A licitação prévia às contratações pela administração pública é regra que admite exceção a ser definida conforme o poder discricionário do gestor público. - Embora a licitação seja regra, as exceções não são definidas apenas pelo poder discricionário do gestor, mas sim pela legislação. d) Quando o legislador ordinário permitir que a administração pública contrate sem licitação prévia, esta estará dispensada de seguir um procedimento administrativo determinado. - Esta afirmação é incorreta, pois mesmo nas contratações sem licitação, a administração deve seguir procedimentos administrativos. e) Nas contratações sem licitação, a administração pública continua obrigada a realizar a melhor contratação possível, sem que seja necessário, contudo, dar tratamento igualitário a todos os possíveis contratantes. - Esta afirmação é enganosa, pois mesmo nas contratações sem licitação, a administração deve buscar a melhor contratação, mas o tratamento igualitário é um princípio que deve ser respeitado. Após essa análise, a alternativa correta é: b) O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A responsabilização por contratação direta tida como irregular exige a presença de alguns elementos.
A respeito desses elementos, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa correta:
I. É necessário que a conduta praticada seja lesiva, isto é, que seja capaz de gerar dano efetivo ao erário.
II. A conduta deve ser antijurídica, ou seja, contrária ao ordenamento jurídico.
III. A responsabilidade pela conduta antijurídica deve recair apenas sobre o agente público.
IV. Para a responsabilização em face da contratação direta irregular, é essencial que haja nexo de causalidade entre a conduta antijurídica e o dano ao erário.
V. O nexo causal não pode ser excluído em nenhuma hipótese.
a. Os itens I e II são corretos.
b. Os itens I e III são corretos.
c. Os itens II e IV são corretos.
d. Os itens II, III e IV são corretos.
e. Os itens I, II e IV são corretos.

Mais conteúdos dessa disciplina