Logo Passei Direto
Buscar
A tuberculose latente (ou tuberculose infecção) é uma condição frequente em países endêmicos dessa doença. Os portadores são assintomáticos. Uma pesquisa populacional foi feita para identificar a prevalência e os fatores associadas à tuberculose latente em uma população de baixa endemicidade, cuja prevalência (IC95%) esperada regional é de aproximadamente 5% (3,2%; 6,8%). Participaram do estudo 1.800 indivíduos adultos da população local e a prevalência (IC95%) encontrada foi de 10% (6,1%; 14%). Dos portadores de tuberculose latente, 90 relatavam tratamento prévio de tuberculose na família. Por outro lado, dos não portadores, a infecção familiar foi relatada por apenas 162 pessoas. A partir das informações dadas, responda ao item.

a) I - A tuberculose latente é mais prevalente no município estudado do que na região? Justifique.
b) II - Que conclusão pode ser feita sobre a investigação de potencial fator de risco da infecção familiar prévia?
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A sua pergunta não contém alternativas de múltipla escolha, apenas solicitações de análise sobre a tuberculose latente. Portanto, você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mulher branca, 58 anos, deu entrada no serviço de emergência com quadro de malestar, enjoo forte e relato de ter tido, há uma hora, calafrios, vômitos e, posteriormente, febre (38,9°C). Ao exame: 100 x 60 mmHg; 38,1°C; 112 batimentos/min; 28 irpm. Saturação de oxigênio de 92%, em ar ambiente. Peso estimado de 68 kg. Corada, anictérica e sem sinais de localização neurológica. Pulmões limpos. Taquicárdica, sem bulhas acessórias e sem sopro. Abdome normal, com punho percussão lombar dolorosa à esquerda. Tem diagnóstico de hipertensão arterial, há seis anos, em uso regular de Losartana (50 mg/dia). Há cerca de um ano teve quadro de dor lombar, com atendimento em serviço de emergência e atribuído a “cálculo”, mas a ultrassonografia foi normal. Dois episódios de “infecção urinária baixa” há seis meses, tratados com antibióticos (Sulfametoxazol + Trimetoprima e Fosfomicina Trometamol, respectivamente). Desconhece alergia medicamentosa. Foram colhidas amostras para hemocultura e urinocultura. A radiografia do tórax foi normal e a tomografia computadorizada mostrou esteatose hepática, cisto exofítico com 6 cm no polo superior do rim direito, nefrograma heterogêneo no rim esquerdo e borramento da gordura perirrenal desse lado. Os exames laboratoriais mostraram: leucocitose com desvio para a esquerda; plaquetas normais; glicose; ureia; creatinina e eletrólitos normais. O sedimento urinário era constituído de piúria maciça. Diante do exposto, responda: a) Qual a importância de realizar a tomografia computadorizada no caso descrito?

E.M.C. chega à maternidade com 40 semanas de gestação, 4 cm de dilatação e bolsa rota. Sem antecedentes pessoais dignos de nota. O obstetra a examina e encaminha ao pré-parto. Após 4 horas de permanência na sala de parto e sem evolução, foi indicada cesariana. O anestesiologista de plantão vai conversar com a paciente para posteriormente encaminhá-la ao centro cirúrgico obstétrico. Chegando ao centro cirúrgico, o profissional monitora a paciente e verifica que ela encontra-se estável hemodinamicamente. Em relação ao caso, responda os itens abaixo. I - Qual a anestesia indicada a essa paciente? (Valor: 1,0 ponto) II - Qual classificação ASA (American Society of Anesthesiologists) para essa paciente? (Valor: 1,0 ponto) III - Cite as camadas da coluna vertebral, na sequência correta, a partir da pele até o espaço epidural e subaracnoideo. (Valor: 3,0 pontos)

Homem, 28 anos, ornitólogo, natural e residente no Rio de Janeiro, refere febre alta diária, de início há 5 dias, acompanhada de cefaleia intensa, calafrios e tremores, seguida de sudorese profusa. Procurou atendimento médico, sendo diagnosticado como virose e tratado com sintomáticos. Há 24 horas houve piora do estado geral, com confusão mental, hipotensão e diminuição da diurese. Irmão refere que outro participante da pesquisa em campo realizada pela instituição em que trabalha, na Mata Atlântica, também desenvolveu, há 10 dias, quadro febril a esclarecer. A partir dessas informações, responda os itens a seguir: I - Qual o diagnóstico clínico para o quadro? Justifique. (Valor: 2,0 pontos) II - Citar dois exames necessários ao diagnóstico etiológico, justificando-os. (Valor: 1,5 ponto) III - Traçar a conduta terapêutica geral e específica (não precisa citar nomes comerciais de medicamentos ou doses). (Valor: 1,5 ponto)

Mulher, 24 anos, refere dispneia súbita, aos pequenos esforços, acompanhada de “opressão torácica”, tosse seca, de início há 24 horas, quando retornou de uma viagem aérea com duração de 10 horas. Refere um episódio de hemoptoico. Nega patologias prévias ou história de abortos. Refere uso de contraceptivos orais há cerca de 10 anos e regime para emagrecer nos últimos três meses, com perda de 23 kg no período. Ao exame físico: Obesa, regular estado geral, ansiosa, normocorada, normohidratada, acianótica e anictérica. ACV: ritmo cardíaco regular, em dois tempos, com desdobramento e hiperfonese de B2 em foco pulmonar. PA 120 × 80 mmHg e FC 110 bpm. Ap. respiratório: sibilos esparsos. FR 32 irpm. RX TÓRAX: pequenas áreas hipertransparentes na periferia dos campos pulmonares, com elevação da hemicúpula frênica esquerda e velamento do seio costo-frênico homolateral. A partir das informações, responda os itens. I - Qual o diagnóstico provável? Justifique. (Valor: 2,5 pontos) II - Citar o exame considerado “padrão ouro” para o diagnóstico etiológico. (Valor: 2,5 pontos)

A coqueluche (tosse comprida) é uma doença infecciosa aguda do trato respiratório. Esta doença acontece no mundo todo e afeta todas as faixas etárias, podendo adquirir caráter grave nas crianças pequenas e não imunizadas. Sobre o assunto, responda: I - Qual é o principal agente etiológico dessa doença? (Valor: 1,0 ponto) II - Qual o período do ano em que ela ocorre com maior frequência? (Valor: 1,0 ponto) III - Qual vacina pode prevenir o aparecimento dessa doença? (Valor: 1,0 ponto) IV - Qual é o tratamento dessa doença? (Valor: 1,0 ponto) V - Cite as três complicações mais importantes na criança. (Valor: 1,0 ponto)

Mais conteúdos dessa disciplina