Logo Passei Direto
Buscar
(UFPA) Observe o uso do artigo nas seguintes frases: I. "...perdia a sua musculatura estudando em Belém." II. "...até invejou o fumar do vaqueiro." III. "...dela a escola era um lombo de búfalo." IV. "De repente foi ouvido que andava pelo Por Enquanto uma pequena..." Em quais delas foi usado o recurso da substantivação?

Em III e IV.
Em I e II.
Em II e III.
Em II e IV.
Em I e III.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada frase para identificar o uso da substantivação: I. "...perdia a sua musculatura estudando em Belém." - Aqui, "musculatura" é um substantivo, mas não há substantivação. II. "...até invejou o fumar do vaqueiro." - "Fumar" é um verbo que está sendo usado como substantivo, portanto, há substantivação. III. "...dela a escola era um lombo de búfalo." - "Lombo" é um substantivo, mas não há substantivação. IV. "De repente foi ouvido que andava pelo Por Enquanto uma pequena..." - "Por Enquanto" é uma expressão que não se encaixa como substantivação. Com base nessa análise, apenas a frase II apresenta o recurso da substantivação. Portanto, não há uma alternativa correta que contenha todas as frases que utilizam a substantivação, pois apenas a II está correta. Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa em que não há sufixo aumentativo.


dentuça.
ricaço.
fogaréu.
Caldeirão.
X bocada.

(ENEM MEC/2015) TEXTO I Um ato de criatividade pode contudo gerar um modelo produtivo. Foi o que ocorreu com a palavra sambódromo, criativamente formada com a terminação -(ó)dromo (= corrida), que figura em hipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam itens culturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir de então, formas populares como rangódromo, beijódromo, camelódromo. AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008. TEXTO II Existe coisa mais descabida do que chamar de sambódromo uma passarela para desfile de escolas de samba? Em grego, -dromo quer dizer “ação de correr, lugar de corrida”, daí as palavras autódromo e hipódromo. É certo que, às vezes, durante o desfile, a escola se atrasa e é obrigada a correr para não perder pontos, mas não se desloca com a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1. GULLAR, F. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012. Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o Texto II apresente um julgamento de valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete:

o reconhecimento da impropriedade semântica dos neologismos.
a apropriação inadequada de mecanismos de criação de palavras por leigos.
o dinamismo da língua na criação de novas palavras.
a restrição na produção de novas palavras com o radical grego.
uma nova realidade limitando o aparecimento de novas palavras.

Mais conteúdos dessa disciplina