Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Barbanti (2013), um plano de aula eficiente, deve ser dividido em três partes, para que contemple tudo que os diversos conteúdos podem oferecer. Assinale a alternativa que descreve a PARTE PRINCIPAL da aula:

a) Aquecimento, preparação para a parte principal. Podendo ser: jogos de quebra gelo, alongamentos, atividades como aquecimento muscular intensivo e a capacidade de concentração. É a parte mais curta da aula. Deve conter exercícios simples e suaves.
b) As atividades principais da aula. Desenvolve o objetivo principal da aula. E a parte mais longa da aula. Deve conter exercícios complexos e intensos.
c) Pode ser aplicado algo aprendido durante a aula; deve acontecer uma finalização agradável da aula; atividades de pouca movimentação para volta a calma; fazer previsões para a aula seguinte.
d) As atividades principais da aula. Desenvolve o objetivo inicial da aula. E a parte mais curta da aula. Deve conter exercícios moderados e intensos.
e) Pode ser aplicado algo aprendido durante a aula; deve acontecer uma atividade agradável; atividades de pouca movimentação; fazer previsões para os exercícios seguintes.
User badge image
EducaFit

há 11 meses

User badge image
EducaFit

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para identificar a parte principal de um plano de aula eficiente segundo Barbanti (2013), precisamos entender o que caracteriza essa parte. A parte principal da aula é onde se desenvolvem as atividades que têm como objetivo principal o que se pretende ensinar, sendo a parte mais longa da aula e envolvendo exercícios mais complexos e intensos. Analisando as alternativas: a) Descreve o aquecimento, que é uma parte preparatória, não a parte principal. b) Fala sobre as atividades principais da aula, desenvolvendo o objetivo principal e sendo a parte mais longa, com exercícios complexos e intensos. Esta descrição se encaixa na parte principal. c) Refere-se ao fechamento da aula, não à parte principal. d) Embora mencione atividades principais, diz que é a parte mais curta, o que não é correto para a parte principal. e) Também se refere ao fechamento da aula, não à parte principal. Portanto, a alternativa correta que descreve a PARTE PRINCIPAL da aula é: b) As atividades principais da aula. Desenvolve o objetivo principal da aula. E a parte mais longa da aula. Deve conter exercícios complexos e intensos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao planejar as aulas de Educação Física é importante que se leve em consideração as fases do desenvolvimento motor dos alunos, pensando-se nos aspectos psicomotor, cognitivo e afetivo-social. Como o ASPECTO PSICOMOTOR é definido?

a) Atenção, concentração, memorização, discriminação visual/auditiva, identificação, comparação, transferência, classificação, aquisição de conhecimento.
b) Locomoção: andar, correr, saltar, saltitar, trepar, rolar, galopar, e saltar no mesmo pé; Manipulação: arremessar, receber, rebater, chutar, drible, condução de bola, com pé e voleio; atenção, concentração, memorização, discriminação visual/auditiva, identificação, comparação, transferência, classificação, aquisição de conhecimento.
c) Conhecimento sobre si e sobre os outros, respeito a si e aos outros, respeito às normas e regras, atenção, concentração, memorização, discriminação visual/auditiva, identificação, participação, cooperação, autoconfiança, esforço para superação e honestidade.
d) Locomoção: andar, correr, saltar, saltitar, trepar, rolar, galopar, e saltar no mesmo pé; Manipulação: arremessar, receber, rebater, chutar, drible, condução de bola, com pé e voleio; Estabilização: estar de pé, estar sentado, girar os braços e girar o tronco, parada de mãos, rolamento, equilíbrio num só pé e caminhar por uma superfície de pequena amplitude.
e) Conhecimento sobre si e sobre os outros, respeito a si e aos outros, respeito às normas e regras, espírito de equipe, responsabilidade, disciplina, autocontrole, organização, participação, cooperação, autoconfiança, esforço para superação e honestidade.

Rosa Neto (2002), propõe um estudo e avaliação do movimento humano baseado em aspectos motores que nos servem de orientação para avaliação dos nossos alunos, estes aspectos se dividem em: Motricidade fina, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal e Lateralidade. Assinale abaixo a alternativa que define a MOTRICIDADE GLOBAL:

a) Acontece no momento em que diferentes forças que atuam sobre um corpo se anulam, possibilitando que o indivíduo assuma uma postura correta e eficiente, a fim de evitar a fadiga muscular e gasto energético desnecessário. O equilíbrio está presente em qualquer gesto motor, do mais simples, como andar, ao mais complexo, como andar de bicicleta.
b) Representa a dominância de um dos lados simétricos do corpo para utilização no movimento, seja pela visão, audição ou tato. A dominância ocorre naturalmente e é variável de indivíduo para indivíduo, de partes do corpo e de habilidades também.
c) É a realização de movimentos diversos organizando deslocamento e ritmo, para que este movimento se aperfeiçoe é preciso que os mecanismos reguladores (cognitivo, motor, social, etc.) funcionem coordenadamente.
d) A imagem corporal que cada pessoa estabelece de si mesma e dela com o melo em que vive, esta organização individual do esquema corporal segue as leis da maturidade céfalo caudal (região superior para inferior) e próximo distal (região medial para laterais).
e) Existem dois aspectos a serem considerados, a ordem das ações que estão sendo realizadas, e a duração em que as ações serão realizadas, incluindo-se nessa organização a dimensão lógica, a cultural e os aspectos de vivência.

Assinale abaixo a alternativa que define o EQUILÍBRIO:

a) Acontece no momento em que diferentes forças que atuam sobre um corpo se anulam, possibilitando que o indivíduo assuma uma postura correta e eficiente, a fim de evitar a fadiga muscular e gasto energético desnecessário. O equilíbrio está presente em qualquer gesto motor, do mais simples, como andar, ao mais complexo, como andar de bicicleta.
b) Existem dois aspectos a serem considerados, a ordem das ações que estão sendo realizadas, e a duração em que as ações serão realizadas, incluindo-se nessa organização a dimensão lógica, a cultural e os aspectos de vivência.
c) A imagem corporal que cada pessoa estabelece de si mesma e dela com o meio em que vive, esta organização individual do esquema corporal segue as leis da maturidade céfalo caudal (região superior para inferior) e próximo distal (região medial para laterais).
d) Representa a dominância de um dos lados simétricos do corpo para utilização no movimento, seja pela visão, audição ou tato. A dominância ocorre naturalmente e é variável de indivíduo para indivíduo, de partes do corpo e de habilidades também.
e) A interpretação das dimensões corporais no espaço, sabendo-se que há limites para o movimento. A organização especial depende da estrutura corporal individual e do espaço em que este se encontra, sempre passando por duas etapas: a percepção do ambiente e as operações mentais vindos do intelecto.

Mais conteúdos dessa disciplina