Logo Passei Direto
Buscar

Alfabetização

UNIFATECIE
Qual é a definição da comunicação não-verbal para o desenvolvimento da linguagem?


a.
Nesta etapa, as crianças inicialmente usam uma única palavra para representar frases; depois, utilizam duas, as chamadas “frases telegráficas”.


b.
As crianças, ao desenvolver os primeiros fonemas, elas se dirigem para as formações silábicas; porém esse processo se dá de forma gradual, visto que elas formam primeiramente as sílabas mais simples (constituídas por consoante-vogal, como “PA”, “LO”), para, depois, construir sílabas mais complexas (constituídas por vogal-consoante, como “LA”, “US”)


c.
Por meio das brincadeiras, a criança adquire experiência e vivência distintas situações, nas quais ela manifesta seus sentimentos e emoções, dessa forma, ela interage com o mundo a sua volta


d.
Esse tipo de comunicação pode ser notado desde os primeiros meses de vida, quando os bebês, por exemplo, expressam-se com o choro e as expressões faciais, para se comunicar


e.
Os primeiros fonemas da língua, que as crianças exprimem, são aqueles produzidos com os lábios
User badge image
Camila Santos capobianco

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à pergunta sobre a definição da comunicação não-verbal para o desenvolvimento da linguagem, vamos analisar cada alternativa: a) Nesta etapa, as crianças inicialmente usam uma única palavra para representar frases; depois, utilizam duas, as chamadas “frases telegráficas”. - Esta opção fala sobre o desenvolvimento da linguagem verbal, não da comunicação não-verbal. b) As crianças, ao desenvolver os primeiros fonemas, elas se dirigem para as formações silábicas; porém esse processo se dá de forma gradual... - Novamente, esta opção se refere ao desenvolvimento da linguagem verbal e fonética, não à comunicação não-verbal. c) Por meio das brincadeiras, a criança adquire experiência e vivência distintas situações... - Embora a brincadeira seja importante para o desenvolvimento, esta opção não aborda diretamente a comunicação não-verbal. d) Esse tipo de comunicação pode ser notado desde os primeiros meses de vida, quando os bebês, por exemplo, expressam-se com o choro e as expressões faciais, para se comunicar. - Esta opção descreve claramente a comunicação não-verbal, que inclui expressões faciais e choro como formas de comunicação. e) Os primeiros fonemas da língua, que as crianças exprimem, são aqueles produzidos com os lábios. - Esta opção fala sobre fonemas, que são parte da comunicação verbal, não da comunicação não-verbal. A alternativa que melhor define a comunicação não-verbal para o desenvolvimento da linguagem é: d) Esse tipo de comunicação pode ser notado desde os primeiros meses de vida, quando os bebês, por exemplo, expressam-se com o choro e as expressões faciais, para se comunicar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em que fase do desenvolvimento da criança o pronome da terceira pessoa começa a ser utilizado; os possessivos são compreendidos, mas não utilizados (as crianças dizem “‘E da mamãe” em vez de “‘e dela”)?
a. De 0 a 2 anos
b. Da adolescência a fase adulta.
c. De 2 a 4 anos.
d. De 7 a 12 anos
e. De 4 a 7 anos.

Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-V (APA, 2014) categoriza a dislalia como um distúrbio do neurodesenvolvimento, situado no quadro de transtornos da comunicação.
Sobre esse distúrbio, analise as afirmativas abaixo: É correto o que se afirma em:
I - Tem como característica principal a dificuldade em articular palavras: pode ser uma pronúncia ruim, omitindo-se ou acrescentando-se fonemas.
II - Caracteriza-se pela perda da capacidade de articular as palavras de forma normal, o que torna a fala mais lenta e arrastada.
III - As crianças que apresentam dislalia geralmente fazem uma utilização dos fonemas em nível inferior ao que se espera para sua idade.
IV - As dislalias também se subdividem, podendo ser orgânicas ou funcionais.
V - As dislalias, embora pareçam normais quando a criança ainda é pequena, precisam ser identificadas e tratadas o mais rápido possível.
a. II, III, IV e V.
b. I, II, III e V.
c. I, III, IV e V.
d. I, II, III e IV.
e. I, II, IV e V.

O paradigma cognitivo ganhou força no Brasil por meio das pesquisas e estudos sobre a psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo. É correto o que se afirma em:
I - Essa perspectiva alterou significativamente da língua escrita pela criança.
II - Esta deixa de ser considerada como dependente de estímulos externos para aprender o sistema de escrita.
III - Concebe a aprendizagem da escrita como decorrente de estímulos externos, repetição, criação de hábitos, entre outros.
IV – Deixa de ser considerada presente nos métodos de alfabetização influenciados pelo paradigma behaviorista até então em uso.
V - Passa a ser “sujeito ativo capaz de progressivamente reconstruir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.”
a. II, III, IV e V.
b. I, II, III e IV.
c. I, III, IV e V.
d. I, II, III e V.
e. I, II, IV e V.

A última fase de desenvolvimento da criança acontece da adolescência até a vida adulta.
Sobre essa fase, analise as afirmativas abaixo: É correto o que se afirma em:
I - Uso consciente dos recursos expressivos da linguagem.
II - Domínio das habilidades básicas de leitura e escrita, facilitada pela aquisição de novos símbolos e novas linguagens.
III - Estabilização do uso da linguagem e aprendizado de léxico especializado.
IV - Ocorrência normal de erros na escolha do tempo verbal das orações subordinadas ou condicionais e nos usos do subjuntivo.
V - Desenvolvimento completo da gramática.
a. II, III, IV e V
b. I, II, IV e V
c. I, II, IV e V.
d. I, III, IV e V
e. I, II, III e IV

No nível I, o pré-silábico, acontecem o início dessa construção, as tentativas das crianças dão-se no sentido da reprodução dos traços básicos da escrita com que elas se deparam no cotidiano.
Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a correta sobre esse nível.
a. Há, neste momento, um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigida para que a escrita possa ser lida.
b. Ocorre a transição da hipótese silábica para a alfabética.
c. Finalmente é atingido o estágio da escrita alfabética, pela compreensão de que a cada um dos caracteres da escrita corresponde valores menores que a sílaba.
d. A criança começa a perceber que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras, ainda que não o faça corretamente.
e. Nessa fase, a criança escreve cada sílaba, ora com uma letra, ora com duas.

Mais conteúdos dessa disciplina