As distinções enfáticas que se fazem entre os filmes das categorias A e B, ou entre as histórias publicadas em revistas de diferentes preços, têm menos a ver com seu conteúdo do que com sua utilidade para a classificação, organização e computação estatística dos consumidores.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p 101.
Considerando o trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A indústria cultural produz manifestações artísticas com conteúdos únicos e exclusivos.
PORQUE
II. Para a indústria cultural, as diferenças entre um produto e outro não tem a ver necessariamente com a qualidade do conteúdo desses produtos, mas muito mais com a sua conveniência ao processo de facilitação e estímulo do consumo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ed
há 11 meses
Vamos analisar as asserções: I. A indústria cultural produz manifestações artísticas com conteúdos únicos e exclusivos. Falsa. A indústria cultural tende a produzir produtos que são padronizados e massificados, não necessariamente únicos ou exclusivos. II. Para a indústria cultural, as diferenças entre um produto e outro não têm a ver necessariamente com a qualidade do conteúdo desses produtos, mas muito mais com a sua conveniência ao processo de facilitação e estímulo do consumo. Verdadeira. Essa afirmação está alinhada com a crítica de Adorno e Horkheimer, que argumentam que a indústria cultural prioriza a conveniência e o consumo em vez da qualidade artística. Agora, vamos às opções: 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Falsa, pois I é falsa e II é verdadeira) 2. As asserções I e II são proposições falsas. (Falsa, pois II é verdadeira) 3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Verdadeira) 4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Falsa, pois I é falsa) 5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Falsa, pois I é falsa e II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade