Logo Passei Direto
Buscar
Para Maquiavel, o que significa ter atitude de um bom governo? a. Governar com a ideia de que os fins justificam os meios, mesmo que para isso seja odiado ou amado. b. O bom governo busca o apoio, a qualquer custo, da classe dominante, para isso, precisa manter os súditos ocupados com entretenimento e promover a integração entre diferentes classes sociais. c. O bom governo tem o apoio dos súditos, que são aqueles que constituem o povo de um Estado. É importante aprender a evitar ser odiado ou desprezado. d. O bom governo deve fazer uso da política fundada numa moral utilitária, em que os fins justificam os meios. e. O bom governo seja amante das virtudes, estimule as atividades econômicas de seus súditos, mantenha‐os ocupados com entretenimento e promova a integração entre diferentes classes sociais.
User badge image
Alessandra Mouro

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para Maquiavel, a ideia central sobre um bom governo está relacionada à eficácia e à manutenção do poder, muitas vezes enfatizando que os fins justificam os meios. Ele acreditava que um governante deveria estar disposto a tomar decisões difíceis e impopulares se isso significasse garantir a estabilidade e a segurança do Estado. Analisando as alternativas: a) Governar com a ideia de que os fins justificam os meios, mesmo que para isso seja odiado ou amado. - Esta opção reflete bem o pensamento maquiavélico sobre a necessidade de um governante ser pragmático. b) O bom governo busca o apoio, a qualquer custo, da classe dominante, para isso, precisa manter os súditos ocupados com entretenimento e promover a integração entre diferentes classes sociais. - Embora mencione a classe dominante, não captura a essência do pensamento de Maquiavel. c) O bom governo tem o apoio dos súditos, que são aqueles que constituem o povo de um Estado. É importante aprender a evitar ser odiado ou desprezado. - Essa opção é mais voltada para a popularidade, o que não é o foco principal de Maquiavel. d) O bom governo deve fazer uso da política fundada numa moral utilitária, em que os fins justificam os meios. - Esta opção é bastante próxima do pensamento de Maquiavel, mas não é tão direta quanto a alternativa (a). e) O bom governo seja amante das virtudes, estimule as atividades econômicas de seus súditos, mantenha‐os ocupados com entretenimento e promova a integração entre diferentes classes sociais. - Essa opção não reflete a visão pragmática de Maquiavel. A alternativa que melhor representa a visão de Maquiavel sobre um bom governo é: a) Governar com a ideia de que os fins justificam os meios, mesmo que para isso seja odiado ou amado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A palavra política vem do substantivo pólis, de que decorre o adjetivo politikos, que diz respeito a tudo aquilo que é urbano, civil, público, sociável e social.
Levando em consideração a definição da palavra política, falar de política significa:
a . Tratar de diferentes dimensões da prática humana em sua organização individual, quando voltada à satisfação de interesses privados e em função do lugar onde estes buscam se realizar.
b. Tratar da corrupção, das mazelas sociais e da desigualdade social e política.
c. Tratar de diferentes dimensões da prática humana em sua organização coletiva, quando voltada à satisfação de interesses comuns e em função do lugar onde estes buscam se realizar.
d. Tratar da dimensão da vida humana, na esfera privada, em sua organização familiar, buscando a satisfação individual.
e. Tratar dos aspectos da sociabilidade e publicidade dos atos administrativos.

O poder político é aquele que se baseia na posse de instrumentos institucionais de disciplina e controle de comportamentos individuais e coletivos.
Esse tipo de poder possui três características fundamentais, segundo Rossetti. Quais são essas três características?
a . Independência, universalidade e legitimidade.
b. Exclusividade, universalidade e inclusividade.
c. Dispersibilidade, particularidade e bem comum.
d. Inclusividade, singularidade e praticidade.
e. Economicidade, inclusividade e legitimidade.

De acordo com Rossetti (2018), a Ciência Política pode ser definida como:
a . Disciplina que se volta para o estudo de qualquer fenômeno ligado às estruturas políticas de maneira assistemática, sempre apoiado na observação empírica rigorosa e fundamentado em argumentos racionais escatológicos.
b. Estudo de sistemas de governo, análises de comportamento político e de atividades políticas em geral. Ela cuida, principalmente, dos atos e dos atores que participam de atividades políticas, considerando suas intenções e interesses pessoais em que essas ações são tomadas.
c. Reflexão contemplativa das atividades políticas que, com base nos conceitos filosóficos desenvolvidos ao longo da história do pensamento político, proporcionam um agir ético, desvinculado de uma metodologia, para conferir sentido e permitir aos seus diferentes agentes compreender melhor a significação de seus atos, dos acontecimentos políticos e das relações sociais decorrentes de sua atuação.
d. Reflexão prática das atividades políticas que, com base nos conceitos filosóficos desenvolvidos ao longo da história do pensamento político, possibilitam o estudo de um dado contexto político, segundo determinada metodologia, com vistas a lhe conferir sentido e permitir aos seus diferentes agentes compreender melhor a significação de seus atos, dos acontecimentos políticos e das relações sociais decorrentes de sua atuação.
e. Dedica-se ao estudo dos processos de disputa política e família, buscando privilegiar o caráter familiar na distribuição de poderes.

Maquiavel propõe uma nova ordem política pautada na separação entre o político e a moral.
De acordo com Rossetti (2018), essa proposta resulta:
a . Maquiavel admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, Natureza ou razão).
b. Maquiavel aceita a ideia da boa comunidade política constituída para o bem comum e a justiça.
c. O pensador italiano aceita a divisão clássica dos três regimes políticos (monarquia, aristocracia, democracia) e suas formas corruptas ou ilegítimas (tirania, oligarquia, demagogia/anarquia).
d. Para Maquiavel, a política não é a lógica racional da justiça e da ética, mas a lógica da força transformada em lógica do poder e da lei.
e. O filósofo concorda com as ideias correntes que o regime ilegítimo seja o hereditário e o ilegítimo, o usurpado por conquista.

No livro “O Príncipe”, Maquiavel diz que “os principados podem ser hereditários, mistos ou novos.”
Tendo presente essa visão, em todos os principados, qual classe de poder da Teoria do Estado e do Poder é a razão de sua manutenção e de que forma se ocupa ou exerce tal poder?
a . Poder político, que constitui a razão e a manutenção dos principados, mas, em cada um deles, o poder se opera de um modo peculiar, de acordo com a possibilidade e a necessidade do governante.
b. Poder econômico, que baliza o exercício do poder, o qual se ocupa de priorizar as questões econômicas para um bom governo.
c. Poder ideológico, que constitui a razão e a manutenção dos principados, todavia, em cada um deles, o poder se opera de um modo peculiar, de acordo com a possibilidade e interesse do governante.
d. Poder político, que opera como fulcral nas formas de gestão dos principados, por meio dos quais se prioriza a virtù, em detrimento da fortuna.
e. Poder econômico, que sustenta o exercício do poder, pois o que importa é governar com eficiência.

O que significa “Poder Maquiavélico”, conforme o pensamento de Maquiavel?
a . Poder que age secretamente nos bastidores, mantendo suas intenções e finalidades desconhecidas para os cidadãos.
b. Os fins justificam os meios e usa meios imorais, violentos e perversos para conseguir o que quer.
c. As regras do jogo são dadas, mas fica às escondidas, esperando que os jogadores causem a si mesmos sua própria ruína e destruição.
d. Alguém extremamente poderoso e perverso, sedutor e enganador, que sabe levar as pessoas a fazerem exatamente o que ele deseja, mesmo que sejam aniquiladas por isso.
e. Um governante exerce o poder por meio dos fins justificam os meios. Isso quer dizer que o uso do mal como uma forma de exercício do poder encontra sua justificativa na utilidade final da ação, afinal, para o filósofo, em sede de conduta política, pouco importa se o governante é bom ou mal, o que importa é ele parecer bom ou mal.

Para Maquiavel, no que concerne o poder do príncipe, entende que “[...] todo regime político em que o poderio de opressão e comando dos grandes é maior do que o poder do príncipe e esmaga o povo é ilegítimo; caso contrário, é legítimo.”
Nessa direção, assinale a alternativa INCORRETA que trata do poder do príncipe, em conformidade com o pensamento do filósofo italiano.
a . O poder do príncipe deve ser superior ao dos grandes e estar a serviço do povo.
b. A virtù do príncipe consiste num conjunto fixo de qualidades morais que ele oporá́ à fortuna, lutando contra ela.
c. O príncipe pode ser monarca hereditário ou por conquista; pode ser todo um povo que conquista, pela força, o poder.
d. O poder do príncipe só́ é legítimo o regime no qual o poder não está a serviço dos desejos e interesses de um particular ou de um grupo de particulares.
e. O poder político de qualquer regime político poderá́ ser legítimo ou ilegítimo. O critério de avaliação, ou o valor que mede a legitimidade e a ilegitimidade, é a liberdade.

Tendo presente a característica da Ciência Política discutida por Rossetti (2018), selecione a alternativa que NÃO condiz com as características apresentadas pelo autor.
A constituição e estruturação de uma metodologia e ações políticas direcionadas para preponderar o privado no âmbito governamental.
A constituição de um conjunto de técnicas de observação e de avaliação dos contextos e comportamentos políticos e sociais.
A estruturação de certa pretensão vocacionada de servir como instrumento normativo e orientador das ações e complexos políticos nos quais os agentes políticos, por ventura, estejam envolvidos, no âmbito da esfera pública.
A missão de servir de narrativa histórica das diferentes tessituras políticas e sociais possíveis em determinado contexto, com vistas à produção hermenêutica dos diferentes modos de compreensão da realidade social.
A presença de um robusto arcabouço conceitual que lhe serve de sustentação argumentativa e de ferramenta de interpretação e compreensão dos atos e engendramentos políticos.
a.
b.
c.
d.
e.

Mais conteúdos dessa disciplina