Logo Passei Direto
Buscar
Sobre política pública, assinale a alternativa correta. A C D E O tipo ou modelo de Estado não tem influência nas políticas públicas. As políticas públicas nunca serão resultado apenas da análise técnica e racional sobre um determinado problema. As políticas públicas atêm-se somente aos aspectos sociais. Principalmente as pessoas ditas vulneráveis são o motivo da existência das políticas públicas. As relações internacionais estão fora do âmbito das políticas públicas.
User badge image
Marvin Costa

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas na sua pergunta sobre políticas públicas: 1. O tipo ou modelo de Estado não tem influência nas políticas públicas. - Esta afirmação é incorreta, pois o modelo de Estado (liberal, social, etc.) influencia diretamente a formulação e implementação das políticas públicas. 2. As políticas públicas nunca serão resultado apenas da análise técnica e racional sobre um determinado problema. - Esta afirmação é correta, pois as políticas públicas são influenciadas por fatores políticos, sociais e econômicos, além da análise técnica. 3. As políticas públicas atêm-se somente aos aspectos sociais. - Esta afirmação é incorreta, pois as políticas públicas abrangem aspectos econômicos, ambientais, culturais, entre outros, não se limitando apenas aos sociais. 4. Principalmente as pessoas ditas vulneráveis são o motivo da existência das políticas públicas. - Embora as políticas públicas busquem atender às necessidades de grupos vulneráveis, elas não se restringem apenas a isso, portanto, essa afirmação é limitada. 5. As relações internacionais estão fora do âmbito das políticas públicas. - Esta afirmação é incorreta, pois as políticas públicas podem ser influenciadas por relações internacionais, especialmente em áreas como comércio, meio ambiente e direitos humanos. Diante dessa análise, a alternativa correta é: As políticas públicas nunca serão resultado apenas da análise técnica e racional sobre um determinado problema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual é o nome do programa federal de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que associa a transferência do benefício �nanceiro do acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social?


Reforma agrária.
Bolsa Família.
Brasil social.
Brasil saudável.
Igualdade social.

O Brasil colocou em funcionamento com primazia no campo público um conceito de seguridade, enunciado na Constituição Federal de 1988. Segundo Yazbek, a noção de seguridade supõe que os cidadãos tenham acesso a um conjunto de direitos e seguranças que cubram, reduzam ou previnam situações de risco e de vulnerabilidades sociais. Quanto a esse tema, é correto afirmar:

Os benefícios não contributivos não compõem a Seguridade, pois sua conceituação assenta-se no pressuposto da contribuição prévia e individual.
Os benefícios que compõem a política de Assistência Social como o BPC e Bolsa Família não correspondem à lógica de seguridade social, pois têm cunho assistencialista, o que se contrapõe à ideia de direito de cidadania.
Os programas de transferência monetária direta a indivíduos ou a famílias representam elemento central na constituição atual do Sistema Brasileiro de Proteção Social, especialmente no âmbito da Assistência Social.
O fato de o Programa Bolsa Família ter sido criado como resultante de integração de outros programas de transferência de renda, o caracteriza exclusivamente como elemento estratégico no acesso à educação e, portanto, não pode ser admitido como central no sistema de proteção social e vinculado à lógica do direito socioassistencial.
A autora discorda da ideia que a articulação de uma transferência monetária com políticas e programas estruturantes no campo da educação, da saúde e do trabalho, direcionados a famílias pobres, poderá representar uma política de enfrentamento à pobreza e às desigualdades sociais e econômicas no país.

A formulação de políticas públicas é a ação pela qual os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real, conforme Celina Souza. Segundo esse enfoque, assinale a opção que indica a quem compete a responsabilidade pelo desenho das políticas públicas.

a) Dos Governos, dos grupos de interesse e dos movimentos sociais, em que cada um deles tem igual grau de influência no desenho da política pública.
b) Dos Governos, dos grupos de interesse e dos movimentos sociais, em que cada um tem maior ou menor influência no desenho da política pública, dependendo do tipo de políticas e das coalizões que integram o governo.
c) Exclusiva dos Governos.
d) Exclusiva de grupos de interesse.
e) Ex

Mais conteúdos dessa disciplina