Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
(CESP/2018- Adaptada) Leia a afirmativa abaixo: De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”. Sobre o que foi mencionado acima, marque a resposta correta.

A) As verdadeiras atitudes inclusivas começam com a verificação da deficiência do educando e a transferência do mesmo para uma turma especial.
B) Uma das únicas soluções viáveis para o atendimento de crianças com deficiência é colocá-los com um professor de apoio em salas separadas dos outros alunos.
C) Estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência é muito eficaz na aprendizagem dos mesmos.
D) Os alunos que não possuem deficiência não conseguem ser atendidos efetivamente quando há alunos com deficiência na sala de aula.
E) A escola que realmente é inclusiva trabalha todas as potencialidades dos seus educandos, sejam eles deficientes ou não, sem separação e turmas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a filosofia da inclusão na educação: A) As verdadeiras atitudes inclusivas começam com a verificação da deficiência do educando e a transferência do mesmo para uma turma especial. - Esta opção vai contra a filosofia da inclusão, que busca integrar todos os alunos, independentemente de suas deficiências. B) Uma das únicas soluções viáveis para o atendimento de crianças com deficiência é colocá-los com um professor de apoio em salas separadas dos outros alunos. - Novamente, essa alternativa sugere a separação, o que não é condizente com a inclusão. C) Estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência é muito eficaz na aprendizagem dos mesmos. - Essa opção também defende a separação, o que não é uma prática inclusiva. D) Os alunos que não possuem deficiência não conseguem ser atendidos efetivamente quando há alunos com deficiência na sala de aula. - Essa afirmação é uma generalização negativa e não reflete a filosofia inclusiva, que defende que todos podem aprender juntos. E) A escola que realmente é inclusiva trabalha todas as potencialidades dos seus educandos, sejam eles deficientes ou não, sem separação e turmas. - Esta alternativa está alinhada com a filosofia da inclusão, que busca atender a todos os alunos em um ambiente integrado. Portanto, a resposta correta é: E) A escola que realmente é inclusiva trabalha todas as potencialidades dos seus educandos, sejam eles deficientes ou não, sem separação e turmas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

( FGV/2018) Leia o texto abaixo: Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:

A) manteve a atividade, fazendo uma adaptação para que o aluno usuário de cadeira de rodas fosse incluído, possibilitando a interação com o restante do grupo, já que sua deficiência apenas o impedia de se locomover sem a cadeira de rodas.
B) manteve a atividade, mas retirou o aluno usuário de cadeira de rodas de sala, deixando-o sob a supervisão da secretária escolar.
C) suspendeu a atividade com todo o grupo e solicitou ao coordenador pedagógico que o aluno usuário de cadeira de rodas fosse transferido para outra turma.
D) manteve a atividade com o restante da turma e solicitou que a família levasse o aluno usuário de cadeira de rodas de volta para casa, evitando-lhe constrangimento e exposição, o que é proibido, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
E) manteve a atividade com o restante do grupo e ofereceu papel colorido, lápis de cor e giz de cera para o aluno usuário de cadeira de rodas, orientando-o a fazer um desenho sobre as férias.

Mais conteúdos dessa disciplina