Logo Passei Direto
Buscar

Criminologia

Colégio Objetivo
Sobre os recursos lingüísticos usados no texto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) “os crimes praticados por agentes dos governos militares” (linhas 1 e 2) encerra uma estrutura passiva.
( ) “ ‘crimes políticos ou com eles conexos’ ” ( linha 5) apresenta o conectivo “ou” denotando exclusão.
( ) “E não há equivalência possível.”(linha 11) é uma frase que traz o verbo haver na sua forma impessoal.
( ) “ao golpe e às violências resultantes”( linha 17), no contexto em que se encontra, mantém relação sintática com “preferem esquecer” (linha 16).
( ) “Acreditam que indenizações compram o esquecimento.” (linhas 18 e 19) é um período composto em que a forma verbal da primeira oração pode ser tomada, levando-se em relação o contexto, como um exemplo de sujeito indeterminado.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os recursos linguísticos usados no texto: ( ) “os crimes praticados por agentes dos governos militares” (linhas 1 e 2) encerra uma estrutura passiva. É verdadeira (V). A frase está na voz passiva, pois o foco está nos crimes, e os agentes que os praticam são mencionados de forma subordinada. ( ) “‘crimes políticos ou com eles conexos’” (linha 5) apresenta o conectivo “ou” denotando exclusão. É falsa (F). O conectivo “ou” aqui não denota exclusão, mas sim uma relação de adição ou inclusão, pois os crimes políticos e os conexos são considerados juntos. ( ) “E não há equivalência possível.” (linha 11) é uma frase que traz o verbo haver na sua forma impessoal. É verdadeira (V). O verbo "haver" está sendo usado de forma impessoal, indicando a existência de algo. ( ) “ao golpe e às violências resultantes” (linha 17), no contexto em que se encontra, mantém relação sintática com “preferem esquecer” (linha 16). É verdadeira (V). A expressão "ao golpe e às violências resultantes" é o objeto da ação de "preferem esquecer". ( ) “Acreditam que indenizações compram o esquecimento.” (linhas 18 e 19) é um período composto em que a forma verbal da primeira oração pode ser tomada, levando-se em consideração o contexto, como um exemplo de sujeito indeterminado. É falsa (F). A oração "Acreditam que indenizações compram o esquecimento" tem um sujeito explícito, que é "eles" (subentendido). Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 04: Da leitura do texto, pode-se inferir: A) O desagravo faz parte da natureza humana, razão por que a Lei de Talião continua sendo praticada no mundo moderno. B) Os crimes contra a humanidade são sepultados, ou seja, deixam de existir quando julgados e os seus responsáveis punidos com o rigor da lei. C) A humanidade não se esquece de momentos históricos que a estigmatizam, salvo se medidas compensatórias forem postas em prática logo a seguir. D) O homem, por ser imediatista, rejeita a idéia de espera e, por esse motivo, se insurge contra a morosidade dos trâmites legais durante o julgamento de crimes, como os enfocados pelo articulista. E) As pessoas se sentem mais aliviadas e protegidas quando percebem que as leis vigentes na sociedade da qual fazem parte funcionam para todos indistintamente, ancoradas numa análise criteriosa e transparente dos fatos.

A) O desagravo faz parte da natureza humana, razão por que a Lei de Talião continua sendo praticada no mundo moderno.
B) Os crimes contra a humanidade são sepultados, ou seja, deixam de existir quando julgados e os seus responsáveis punidos com o rigor da lei.
C) A humanidade não se esquece de momentos históricos que a estigmatizam, salvo se medidas compensatórias forem postas em prática logo a seguir.
D) O homem, por ser imediatista, rejeita a idéia de espera e, por esse motivo, se insurge contra a morosidade dos trâmites legais durante o julgamento de crimes, como os enfocados pelo articulista.
E) As pessoas se sentem mais aliviadas e protegidas quando percebem que as leis vigentes na sociedade da qual fazem parte funcionam para todos indistintamente, ancoradas numa análise criteriosa e transparente dos fatos.

Mais conteúdos dessa disciplina