Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Anhanguera
Grandes filósofos contribuíram para o desenvolvimento da psicologia cognitiva experimental com suas teorias e seus pensamentos. Hobbes, Kuhn e Popper foram alguns dos que revolucionaram a forma de pensar e fazer ciência ao longo dos tempos.

​​​​​​​

A partir dos conhecimentos fornecidos por eles, assinale a alternativa correta:

A. 

Kuhn e Popper concordavam com a ideia de que era necessário testar as teorias incessantemente, a partir do pressuposto da falsificação, para comprová-la e lhe conferir caráter científico.

B. 

Hobbes afirmava que os modelos científicos com base na lógica matemática não são capazes de representar a realidade com perfeição, sendo necessário recalculá-los com certa frequência.

C. 

Para Kuhn, o que caracteriza o progresso científico é o abandono de teorias que se mostram insuficientes para explicar a realidade em favor daquelas que inovam o conhecimento e se apresentam mais próximas da verdade.

D. 

Para Popper, a ciência evolui quando a comunidade científica passa a questionar a teoria que até então fundamentava as pesquisas da área, gerando uma revolução científica na qual novas premissas passam a serem aceitas.

E. 

Hobbes criticava o uso da razão enquanto cálculo das significações para se chegar à verdade, afirmando que aplicar a matemática e a lógica para compreender o ser humano era reducionista.
User badge image
Aninha Fracaroli

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: A. Kuhn e Popper concordavam com a ideia de que era necessário testar as teorias incessantemente, a partir do pressuposto da falsificação, para comprová-la e lhe conferir caráter científico. - Essa afirmação mistura as ideias de Kuhn e Popper. Popper realmente defendia a falsificação como critério de demarcação científica, mas Kuhn falava sobre paradigmas e revoluções científicas, não necessariamente sobre falsificação. B. Hobbes afirmava que os modelos científicos com base na lógica matemática não são capazes de representar a realidade com perfeição, sendo necessário recalculá-los com certa frequência. - Essa afirmação não é uma representação precisa do pensamento de Hobbes. C. Para Kuhn, o que caracteriza o progresso científico é o abandono de teorias que se mostram insuficientes para explicar a realidade em favor daquelas que inovam o conhecimento e se apresentam mais próximas da verdade. - Essa afirmação é uma boa interpretação do pensamento de Kuhn, que fala sobre a mudança de paradigmas. D. Para Popper, a ciência evolui quando a comunidade científica passa a questionar a teoria que até então fundamentava as pesquisas da área, gerando uma revolução científica na qual novas premissas passam a serem aceitas. - Embora Popper fale sobre a crítica e a evolução das teorias, a descrição de "revolução científica" é mais associada a Kuhn. E. Hobbes criticava o uso da razão enquanto cálculo das significações para se chegar à verdade, afirmando que aplicar a matemática e a lógica para compreender o ser humano era reducionista. - Essa afirmação não reflete com precisão o pensamento de Hobbes. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o pensamento de um dos filósofos mencionados é a C: "Para Kuhn, o que caracteriza o progresso científico é o abandono de teorias que se mostram insuficientes para explicar a realidade em favor daquelas que inovam o conhecimento e se apresentam mais próximas da verdade."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina