Os acidentes de trânsito são causados geralmente por excesso de velocidade. Em zonas urbanas no Brasil, o limite de velocidade normalmente adotado é de 160 km h .− Uma alternativa para diminuir o número de acidentes seria reduzir esse limite de velocidade. Considere uma pista seca em bom estado, onde um carro é capaz de frear com uma desaceleração constante de 25 m s− e que o limite de velocidade reduza de 160 km h− para 150 km h .− Nessas condições, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de a) 1 m. b) 9 m. c) 15 m. d) 19 m. e) 38 m.
Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem 1 6 do valor na Terra. Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance a) menor, pois a força normal com o solo é menor. b) menor, pois a altura do salto seria maior. c) igual, pois o impulso aplicado pelo astronauta é o mesmo. d) maior, pois a aceleração da gravidade é seis vezes menor. e) maior, pois na ausência de atmosfera não há resistência do ar.
O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo 1.000 m, a uma velocidade constante de 150 m s .− A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90 . Considere tg (45 ) 1. = Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas? a) 40 segundos b) 32 segundos c) 28 segundos d) 16 segundos e) 8 segundos
De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era A igual à da Terra e no mesmo sentido. B superior à da Terra e no mesmo sentido. C inferior à da Terra e no sentido oposto. D igual à da Terra e no sentido oposto. E superior à da Terra e no sentido oposto.
Duas consequências provocadas por essa troca de aro são: a) Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro. b) Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro. c) Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro. d) Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro. e) Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.
O número mínimo de polias móveis usadas, nessa situação, por Arquimedes foi
A 3. B 6. C 7. D 8. E 10.
Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto? a) Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento. b) Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento. c) Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento. d) Horizontal e no mesmo sentido do movimento. e) Vertical e sentido para cima.
Para que a velocidade de lançamento do cubo seja aumentada quatro vezes, o projetista deve: A) manter a mesma mola e aumentar duas vezes a sua deformação. B) manter a mesma mola e aumentar quatro vezes a sua deformação. C) manter a mesma mola e aumentar dezesseis vezes a sua deformação. D) trocar a mola por outra de constante elástica duas vezes maior e manter a deformação. E) trocar a mola por outra de constante elástica quatro vezes maior e manter a deformação.