Logo Passei Direto
Buscar

Mediação de Conflitos

Colégio Objetivo
De modo geral, a decisão do STF, declarando a inconstitucionalidade de lei em ação direta de inconstitucionalidade, começa a produzir seus efeitos:

a) desde o trânsito em julgado da decisão
b) desde a publicação do acórdão, com a respectiva ementa, no Diário da Justiça.
c) desde a data da publicação da ata da sessão de julgamento.
d) desde o dia do julgamento da ação.
e) no primeiro dia útil seguinte ao do julgamento da ação.
User badge image
Estudando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre a produção de efeitos da decisão do STF que declara a inconstitucionalidade de uma lei, precisamos considerar o que diz a Constituição e a jurisprudência. Analisando as alternativas: a) Desde o trânsito em julgado da decisão - Isso não se aplica, pois a decisão do STF em ADI não precisa transitar em julgado para produzir efeitos. b) Desde a publicação do acórdão, com a respectiva ementa, no Diário da Justiça - Esta é a alternativa correta, pois a decisão do STF começa a produzir efeitos a partir da publicação. c) Desde a data da publicação da ata da sessão de julgamento - A ata não é o documento que gera efeitos, mas sim o acórdão. d) Desde o dia do julgamento da ação - O julgamento em si não gera efeitos imediatos; é a publicação que conta. e) No primeiro dia útil seguinte ao do julgamento da ação - Isso também não é correto, pois os efeitos são contados a partir da publicação. Portanto, a alternativa correta é: b) desde a publicação do acórdão, com a respectiva ementa, no Diário da Justiça.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Consoante disposição expressa na Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais:

a) em geral, aprovados pelo procedimento constitucional das emendas constitucionais, importam mudança formal à Constituição.
b) sobre direitos humanos, se aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
c) em geral, têm natureza de lei federal infraconstitucional, independentemente da matéria sobre a qual versam.
d) sobre direitos humanos, se aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quartos dos votos dos respectivos membros, integram-se no texto constitucional na forma prevista para a integração das emendas constitucionais.
e) sobre direitos sociais, especialmente direitos trabalhistas, aprovados em dois turnos em cada Casa do Congresso, por três quartos dos votos dos respectivos membros, têm eficácia supra constitucional e revogam as disposições em contrário da Constituição Federal.

A Constituição Federal vigente, dispondo que “não haverá juiz ou tribunal de exceção”, e ainda que “ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente”, trata:

a) do princípio do juiz natural.
b) do reconhecimento do Tribunal do Júri.
c) da inafastabilidade da jurisdição.
d) do princípio do devido processo legal.
e) da ampla defesa e do contraditório.

Considerados os critérios de classificação das Constituições segundo sua estabilidade e extensão, a Constituição brasileira vigente é:

a) semi-rígida e histórica.
b) rígida e analítica.
c) flexível e sintética.
d) dogmática e outorgada.
e) imutável e promulgada.

Mais conteúdos dessa disciplina