Logo Passei Direto
Buscar
05. (UECE) A diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira, a partir dos anos de 1980, teve como causa fundamental a:

a) disseminação da prática do aborto, em conformidade com a legislação vigente.
b) esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira a partir dos anos 1980, vamos analisar as alternativas: a) Disseminação da prática do aborto, em conformidade com a legislação vigente - Embora o aborto tenha um impacto na taxa de natalidade, sua prática no Brasil é restrita e não é a causa fundamental da diminuição do crescimento populacional. b) Esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia - Essa alternativa se refere a métodos contraceptivos que se tornaram mais comuns e acessíveis, contribuindo significativamente para a redução da taxa de natalidade. Considerando as informações, a alternativa que melhor explica a diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira a partir dos anos 1980 é: b) esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

02. (ENEM) Vem ocorrendo, na Europa, um aumento do número de pessoas que se mudam para trabalhar temporariamente naquele continente. A importação de trabalhadores estrangeiros por alguns países europeus pode ser corretamente justificada pelos seguintes fatores: 1) envelhecimento da população nativa. 2) condições ambientais e climáticas favoráveis. 3) crescimento da economia. 4) estagnação no crescimento populacional. 5) redução do xenofobismo e do terrorismo. 6) desintegração do Império Soviético e Guerra do Afeganistão. Estão corretas apenas:

a) 1 e 6
b) 1, 3 e 4
c) 3, 4 e 5
d) 2, 4 e 6
e) 1, 2, 3 e 5

04. (UNIVALE) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:

a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.

06. (UFPEL) O envelhecimento populacional está mudando o perfil da pirâmide etária brasileira. Até 1980, a pirâmide era larga na base e afunilada no pico; atualmente, tem base mais estreita e formato menos afunilado. A projeção da transição demográfica apresentada na figura a seguir comprova essa tendência. Com base nos dados acima, analise as seguintes afirmativas. I - Até 1980, predominavam, no Brasil, as crianças e os jovens; na atualidade, existe a tendência de crescimento da população de adultos e idosos, fato que obriga o Poder Público a rever as prioridades dos investimentos sociais no país. II - A desaceleração no crescimento da população, a queda da fertilidade, o aumento na proporção de idosos e na população urbana – uma tendência global – colocam o Brasil entre as nações desenvolvidas. III - O aumento do número de idosos, associado ao menor número de nascimentos, corrobora a necessidade de investimentos em creches e escolas de educação básica, já que o percentual da população jovem tende a zero. IV - A tendência atual do envelhecimento da população brasileira gerou a necessidade de rever o sistema previdenciário, que ainda tinha como referência uma realidade antiga, em que o percentual de idosos era menor. Estão corretas apenas as afirmativas

a) II e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I e III.

07. (ENEM) “A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”. Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:

a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.
b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.
c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.

Mais conteúdos dessa disciplina