Logo Passei Direto
Buscar
O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) tem a finalidade de firmar o acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde. Diante de tal, dentre as diretrizes básicas para garantir a gestão participativa, o COAP deverá observar o(a)

a) estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços como ferramenta de sua melhoria.
b) identificação das necessidades de saúde locais e regionais.
c) recursos financeiros que serão disponibilizados por cada um dos partícipes para sua execução.
d) estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde.
e) critérios de avaliação dos resultados e forma de monitoramento permanente.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para garantir a gestão participativa no Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), é fundamental observar diretrizes que promovam a participação efetiva dos entes federativos e da sociedade na organização da rede interfederativa de atenção à saúde. Analisando as opções: a) Estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços como ferramenta de sua melhoria - Essa diretriz promove a participação do usuário na avaliação e melhoria dos serviços de saúde. b) Identificação das necessidades de saúde locais e regionais - Essa diretriz visa garantir que as ações e serviços de saúde atendam às necessidades específicas de cada localidade. c) Recursos financeiros que serão disponibilizados por cada um dos partícipes para sua execução - Embora importante, essa diretriz não está diretamente relacionada à gestão participativa. d) Estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde - Essa diretriz foca na melhoria dos serviços, mas não necessariamente na participação dos entes federativos e da sociedade. e) Critérios de avaliação dos resultados e forma de monitoramento permanente - Essa diretriz é relevante para garantir a transparência e eficiência na gestão, mas não está diretamente ligada à gestão participativa. Portanto, a opção que melhor se relaciona com a garantia da gestão participativa no COAP é: a) Estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços como ferramenta de sua melhoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Damiana mamede de souza nogueira Nogueira

há 11 meses

letra A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) O Sistema Único de Saúde (SUS) representa um marco na história da saúde pública brasileira, consagrando o direito à saúde como um direito fundamental e estabelecendo um modelo de atenção à saúde universal, gratuito e equitativo. Com relação à construção do SUS, considerando seus princípios, diretrizes e arcabouço legal, assinale a opção correta.
A criação do SUS foi um processo gradual, influenciado por movimentos sociais, reformas sanitárias e a busca por um modelo de saúde mais justo e acessível.
O SUS foi criado na 8ª Conferência de Saúde, que teve a participação popular, mas esta não influenciou nas votações.
O SUS não possui diretrizes ou arcabouço legal que definam sua organização, funcionamento e responsabilidades.
O SUS se limita à atenção básica de saúde, não abrangendo serviços especializados ou de alta complexidade.
O SUS se baseia em princípios neoliberais, priorizando a eficiência econômica e a gestão privada dos serviços de saúde.
a) A criação do SUS foi um processo gradual, influenciado por movimentos sociais, reformas sanitárias e a busca por um modelo de saúde mais justo e acessível.
b) O SUS foi criado na 8ª Conferência de Saúde, que teve a participação popular, mas esta não influenciou nas votações.
c) O SUS não possui diretrizes ou arcabouço legal que definam sua organização, funcionamento e responsabilidades.
d) O SUS se limita à atenção básica de saúde, não abrangendo serviços especializados ou de alta complexidade.
e) O SUS se baseia em princípios neoliberais, priorizando a eficiência econômica e a gestão privada dos serviços de saúde.

(Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) O Artigo 200 da Constituição Federal de 1988 trata das competências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Com base nesse artigo, é correto afirmar que
o SUS é encarregado de executar ações de vigilância sanitária, no entanto, não possui competência para atuar na vigilância epidemiológica.
o SUS é responsável por produzir medicamentos, equipamentos e outros insumos necessários à saúde, garantindo a disponibilidade de produtos de qualidade para a população.
o SUS é responsável por participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos, porém fica de fora da fiscalização da produção de medicamentos.
o SUS é encarregado de ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e muito menos participar da formulação da política de saneamento básico.
não compete ao SUS fiscalizar alimentos nem bebidas e águas para consumo humano.
a) o SUS é encarregado de executar ações de vigilância sanitária, no entanto, não possui competência para atuar na vigilância epidemiológica.
b) o SUS é responsável por produzir medicamentos, equipamentos e outros insumos necessários à saúde, garantindo a disponibilidade de produtos de qualidade para a população.
c) o SUS é responsável por participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos, porém fica de fora da fiscalização da produção de medicamentos.
d) o SUS é encarregado de ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e muito menos participar da formulação da política de saneamento básico.
e) não compete ao SUS fiscalizar alimentos nem bebidas e águas para consumo humano.

(Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) Em 19 de setembro de 1990, a Lei nº 8.080, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde (LOS), foi promulgada, estabelecendo as bases para a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Mais do que um conjunto de normas, essa lei representa um marco histórico na saúde pública brasileira, consagrando o direito à saúde como um direito fundamental e instituindo um modelo de atenção à saúde universal, gratuito e equitativo. Para se manter atualizada com as evoluções constante na saúde, ela vem sofrendo várias modificações. Uma das mais significativas ocorreu com a Lei nº 12.401/2011 que alterou alguns de seus artigos. Acerca disso, assinale a alternativa correta.

a) A Lei nº 12.401/2011 reduziu a participação da sociedade civil na gestão do SUS, através dos conselhos de saúde, e ampliou a participação da saúde suplementar.
b) A Lei nº 12.401/2011 restringiu a utilização de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas no contexto da Atenção Básica de Saúde.
c) A Lei nº 12.401/2011 modificou a Lei nº 8.080 para estabelecer critérios para a incorporação de tecnologias em saúde no SUS, definindo procedimentos para a avaliação e aprovação de novos medicamentos e tratamentos.
d) A Lei nº 12.401/2011 alterou a Lei n.º 8.080 para incluir a regulamentação do acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, priorizando o atendimento às populações vulneráveis.
e) A Lei nº 12.401/2011 destituiu a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), responsável por avaliar e incorporar novas tecnologias em saúde no SUS, como medicamentos, exames e procedimentos.

Mais conteúdos dessa disciplina