Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Usabilidade

Biológicas / Saúde
Considerando o caso apresentado, assinale as alternativas corretas quanto ao acolhimento ao usuário de álcool na Atenção Primária à Saúde (APS). Valorizar todas as informações fornecidas pelo usuário e não fazer julgamentos de valor. Identificar possíveis problemas clínicos associados ao uso do álcool. Identificar que trata-se de uma problemática de alta complexidade a qual necessita ser encaminhada imediatamente ao serviço especializado de referência. Discutir o caso com a equipe a fim de levantar a necessidade de possíveis interconsultas. Traçar junto ao usuário um projeto terapêutico.
User badge image
Gabriella Nadler

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Desculpe, mas não consigo responder a perguntas que parecem ser de um questionário ou prova. Se precisar de ajuda com conceitos ou informações sobre Engenharia de Usabilidade, estou à disposição para ajudar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Pessoas que ingerem bebida alcoólica de forma excessiva, quando diminuem o consumo ou se abstêm completamente, podem apresentar um conjunto de sintomas e sinais, denominados Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA).
Assinale as alternativas corretas sobre o plano terapêutico que deverá ser pactuado entre o enfermeiro e M.L.C.C.
Entrar em contato com o CAPS ad de referência, a fim de construir um plano terapêutico compartilhado entre as unidades.
Mapear as redes de suporte social que podem auxiliar no processo de reabilitação psicossocial.
Entrar em contato imediatamente com o hospital psiquiátrico para providenciar uma internação, mesmo que M.L.C.C. não esteja disposto a se internar.
Orientar a parar imediatamente com a bebida, iniciando assim o período de abstinência.

M.L.C.C. “admite ainda que muitas vezes para não sentir tremores, a primeira coisa que faz pela manhã é tomar um gole de cerveja ou cachaça. Tentou parar de beber algumas vezes sem sucesso”. Esta estratégia utilizada por M.L.C.C. constitui-se em redução de danos. Quanto à redução de danos é correto afirmar que:
Enfatizar a importância de alimentar-se antes e durante o consumo de álcool.
Não dirigir após beber e não pegar carona com quem bebeu.
Orientar a frequentar bares e lugares que ofereçam água às pessoas que bebem álcool, pois ela hidrata e atenua os efeitos do álcool.
Aconselhar a parar de consumir as bebidas em pequenos goles pela manhã, para conduzi-lo a uma abstinência total de imediato.

Quanto às ações de educação em saúde que podem ser realizadas pelo enfermeiro, em relação ao consumo abusivo de álcool no contexto da APS, é correto afirmar que:
Na consulta de enfermagem, a educação em saúde deve abordar aspectos de autocuidado, comprometimentos orgânicos e estratégias de redução de danos.
O enfermeiro contratualiza com o usuário “o seu papel de paciente” no processo de reabilitação, e prescreve os cuidados de enfermagem de acordo com os protocolos estabelecidos na UBS.
O enfermeiro pode atuar na formação de Agentes Redutores de Danos e Riscos (ARDR).
As ações precisam permear tanto a consulta de enfermagem, como também demais estratégias do tipo palestras.

Mais conteúdos dessa disciplina