Logo Passei Direto
Buscar
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As ferramentas de participação popular são fundamentais para um regime democrático.
PORQUE
II. Os requisitos para a proposta de Lei de iniciativa popular são rigorosos em excesso, o que inviabiliza a efetividade da cidadania.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. As ferramentas de participação popular são fundamentais para um regime democrático.
II. Os requisitos para a proposta de Lei de iniciativa popular são rigorosos em excesso, o que inviabiliza a efetividade da cidadania.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são falsas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções apresentadas: I. As ferramentas de participação popular são fundamentais para um regime democrático. II. Os requisitos para a proposta de Lei de iniciativa popular são rigorosos em excesso, o que inviabiliza a efetividade da cidadania. Agora, vamos avaliar a relação proposta entre elas: A asserção I afirma a importância das ferramentas de participação popular para a democracia, o que é amplamente reconhecido como verdadeiro em um regime democrático. A asserção II critica a rigidez dos requisitos para a proposta de Lei de iniciativa popular, sugerindo que isso pode prejudicar a efetividade da cidadania. Portanto, as duas asserções são verdadeiras, porém a II não é uma justificativa correta da I. A rigidez dos requisitos para a proposta de Lei de iniciativa popular não invalida a importância das ferramentas de participação popular para a democracia. Assim, a alternativa correta é: C) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o texto apresentado e sobre o papel fundamental que o “outro” tem em nossa formação, analise as afirmativas a seguir: As críticas, mesmo as positivas e construtivas, podem ser um grande problema, pois criticar o outro gera conflitos desnecessários em um ambiente de trabalho ou familiar, evitar estes conflitos é fundamental para uma boa vivência. O saber ignorar é diferente de não escutar; não escutar é algo que podemos classificar como ativo, pois é possível estar presente sem realmente prestar atenção. Ignorar é continuar a fazer outras coisas, sem dedicar atenção ou se importar com uma conversa ou com a troca. As redes sociais são espaços que cada vez mais encontramos pessoas dispostas a criticar, disseminar mentiras e até mesmo cometer crimes como racismo e homofobia, saber entender esse processo é importante para nos defendermos e não nos deixar levar por informações infundadas. O indivíduo traz uma história, uma realidade, uma família; somos diferentes e representamos uma sociedade formada por diferentes origens e classes sociais. Entender essa construção histórica e sociológica demanda estudos, entendimento e uma abertura pessoal, porém os benefícios desse tipo de diálogo impactam diretamente na formação e no tipo de cidadão que queremos ser.
I. As críticas, mesmo as positivas e construtivas, podem ser um grande problema, pois criticar o outro gera conflitos desnecessários em um ambiente de trabalho ou familiar, evitar estes conflitos é fundamental para uma boa vivência.
II. O saber ignorar é diferente de não escutar; não escutar é algo que podemos classificar como ativo, pois é possível estar presente sem realmente prestar atenção. Ignorar é continuar a fazer outras coisas, sem dedicar atenção ou se importar com uma conversa ou com a troca.
III. As redes sociais são espaços que cada vez mais encontramos pessoas dispostas a criticar, disseminar mentiras e até mesmo cometer crimes como racismo e homofobia, saber entender esse processo é importante para nos defendermos e não nos deixar levar por informações infundadas.
IV. O indivíduo traz uma história, uma realidade, uma família; somos diferentes e representamos uma sociedade formada por diferentes origens e classes sociais. Entender essa construção histórica e sociológica demanda estudos, entendimento e uma abertura pessoal, porém os benefícios desse tipo de diálogo impactam diretamente na formação e no tipo de cidadão que queremos ser.
A I, II, III e IV.
B I, II e III, apenas.
C I, apenas.
D III e IV, apenas.
E II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina