Logo Passei Direto
Buscar
11. A velocidade de um explosivo demonstra a velocidade:
A) da onda de choque no maciço.
B) de dispersão da energia no maciço.
C) onda de detonação na coluna explosiva.
D) das ondas primárias no maciço.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) da onda de choque no maciço - A velocidade de um explosivo está relacionada à propagação da onda de choque no maciço, sendo essa a resposta correta. B) de dispersão da energia no maciço - Embora a energia seja dispersa durante a detonação, a velocidade do explosivo não está diretamente relacionada a essa dispersão. C) onda de detonação na coluna explosiva - A velocidade do explosivo não se refere especificamente à onda de detonação na coluna explosiva, mas sim à propagação da onda de choque. D) das ondas primárias no maciço - As ondas primárias não estão diretamente relacionadas à velocidade do explosivo, que se refere à propagação da onda de choque. Portanto, a resposta correta é: A) da onda de choque no maciço.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

5. A carga por espera utilizada no plano de fogo corresponde à quantidade de:
A) Explosivos utilizada no desmonte.
B) Explosivos detonada por espera de retardo.
C) Retardos utilizados no desmonte.
D) Explosivos utilizada no desmonte, que está pronta para ser detonada, esperando a autorização para o início do processo de detonação.

8. O CAT 777 é um caminhão fora de estrada de porte médio, de fácil operação e de muita segurança. Uma determinada mina opera com esse modelo de caminhão, sendo que o volume transportado, utilizando-se a capacidade coroada, é de 51,3 m3 e de 77 toneladas. Sabendo-se que a porcentagem de empolamento é de 25%, esse volume corresponderá, no corte, a:
A) 41,04 m3.
B) 19,25 m3.
C) 61,60 m3.
D) 40,00 m3.

9. Em uma determinada operação a céu aberto, que utiliza o sistema carregadora / caminhão, foi feito um estudo de tempo para verificar se existia alguma ociosidade. Através desse estudo, verificou-se que o tempo total de carregamento é de 180 segundos. O tempo de transporte carregado do caminhão é de 9 minutos, o tempo de despejo no britador é de 0,5 minutos, o tempo de transporte vazio é de 7 minutos e as diversas manobras totalizam um tempo de 90 segundos. Após o referido estudo, chegou-se à conclusão de que não havia ociosidade na operação. Com base na conclusão do estudo, é correto afirmar que o número de caminhões nessa operação é de:
A) 4.
B) 6.
C) 7.
D) 5.

12. A onda de choque gerada pela detonação de uma carga explosiva dentro de um furo, ao encontrar uma interface rocha-ar (face livre),
A) aumenta sua energia em aproximadamente 50%.
B) sofre reflexão e converte-se em uma onda de tração.
C) provoca a ejeção do tampão.
D) é totalmente dissipada no ar.

13. Um furo possui 10m de profundidade em uma malha de 1,70m de afastamento por 3,80m de espaçamento, com carga de 25 kg. Portanto, o volume teórico de rocha a ser desmontado e sua razão de carregamento são, respectivamente,
A) 64,6 m3 e 397 g/m3.
B) 64,6 m³ e 387 g/m³.
C) 74,6 m³ e 365 g/m³.
D) 74,8 m3 e 412 g/m3.

14. Compreende-se que o objetivo básico da determinação da produção será, de início, a estimativa, tanto quanto possível exata, da velocidade do equipamento. Essa velocidade pode ser alterada em função das resistências opostas ao movimento. Tais resistências podem ser classificadas em:
A) Resistência de inércia, baixa pressão nos pneus e deformação do rolamento.
B) Resistência de inércia, baixa pressão nos pneus e resistência de rolamento.
C) Resistência elétrica, deformação do rolamento e inércia do equipamento.
D) Resistência de rolamento, resistência de rampa, resistência de inércia e resistência do ar.

15. Terraplanagem é a movimentação de solo de uma determinada área, com o objetivo de ajustar o relevo do terreno para implantação de obras da construção civil, estradas, barragens, etc. Uma determinada empresa deseja estimar a produção de um trator de lâmina D8H (transmissão direta), sabendo-se que a distância média de transporte é de 50 metros e admitindo-se o coeficiente de rendimento 50/60. O solo é argiloso, com fator de empolamento de 0,80, e o terreno é regular e horizontal. A lâmina do trator tem um comprimento de 4,6 metros e altura de 1,11 metros. A velocidade à frente é de 2,6 km/h. A velocidade à ré é de 11,0 km/h. Considerando os dados fornecidos, é correto afirmar que a produção do trator no corte é de:
A) 135,88 m3/h.
B) 95,18 m3/h.
C) 79,00 m3/h.
D) 90,00 m3/h.

A escavação e o transporte são duas funções básicas requeridas na extração de minerais. Diversos métodos de fragmentação permitem melhor escavação do maciço rochoso, sendo classificados de acordo com a forma de aplicação da energia. Os métodos que utilizam explosivos e escarificação são classificados, quanto à forma de energia empregada, respectivamente, em:

A) químicos e elétricos.
B) químicos e mecânicos.
C) químicos e fluidos.
D) mecânicos e químicos.
E) elétricos e mecânicos.

Uma forma de otimizar as operações unitárias em uma mina é eliminar aquelas operações que podem ser supérfluas. Por exemplo, em uma mineração de carvão em subsolo, o ciclo de operações é representado por perfuração, detonação, carregamento, transporte e colocação de suportes. Nesse caso, a introdução de mineradores contínuos eliminará:

A) perfuração, apenas.
B) detonação, apenas.
C) perfuração e detonação.
D) detonação e carregamento.
E) perfuração, detonação e carregamento.