Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o conjunto dos números inteiros ℤ, é possível definir o conceito de divisor. Nesse sentido, diz-se que a ∈ ℤ é divisor inteiro de b ∈ ℤ, e se denota por a|b quando existe c ∈ ℤ tal que seja válida a seguinte igualdade: ca = b. Portanto, matematicamente, tem-se: a|b ⇔ (∃ c ∈ ℤ|c ∙ a = b). Por exemplo: -2|-14 ⇔ 7(-2) = -14

a) Verdadeiro
b) Falso
User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando a definição de divisor apresentada na questão, podemos afirmar que a afirmação é verdadeira. De acordo com a definição matemática de divisor para números inteiros, se a ∈ ℤ é divisor inteiro de b ∈ ℤ, denotado por a|b, então existe um número inteiro c tal que c ∙ a = b. Portanto, a afirmação de que a definição de divisor inteiro está correta é: a) Verdadeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Iezzi, Dolce e Murakami (2013), uma função logarítmica pode ser descrita como uma relação. Denotamos essa função por: onde: b = base x = logaritmando A função logarítmica pode ser classificada em crescente ou decrescente; assim, a função f(x) = logb x é crescente se e somente se a base for maior que 1 (b > 1), e decrescente se a base for um valor maior que 0 e menor que 1 (0 < b < 1), assim: O domínio de uma função logarítmica reflete o comportamento da função mediante o domínio fixado, uma vez que não é possível calcular logaritmos de um número negativo existindo uma base positiva, qualquer base positiva sempre resulta em um valor, também positivo. Por essa razão, o domínio da função logaritmo é o conjunto dos número reais positivos não nulos, ou seja, D(f) = ℝ, enquanto seu contradomínio resume-se aos reais positivos maiores que 0 (ℝ+ * ), logo, pode ser descrita como: A imagem da função logarítmica é o conjunto dos números reais, uma vez que, se 0 < a ≠ 1 e definida por f(x) = loga x, sabe-se que essa relação admite como função inversa g de ℝ → ℝ + * definida por g(x) = ax , caracterizando f(x) como bijetora, logo, Im = ℝ. O 0 de uma função logarítmica é um valor para o qual a função indicada por uma lei de formação se anula, ou seja, é necessário determinar o valor de x para que ocorra f(x) = 0. No caso específico de uma função logarítmica, para determinar sua raiz, é imprescindível conhecer e dominar a concepção de logaritmo, assim como as propriedades de potência de um número e logarítmicas.

Mais conteúdos dessa disciplina