Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
15) Uma caixa com forma de paralelepípedo retângulo, de dimensões 160cm, 60cm e 20cm, flutua em água de massa específica 1g/cm3. Ivo observa que seu irmão, ao entrar na caixa, faz com que ela afunde mais 5cm abaixo da superfície livre da água. Após alguns cálculos, Ivo pode afirmar que a massa de seu irmão é de: a) 30 kg b) 36 kg c) 42 kg d) 48 kg e) 54 kg

User badge image
Aprendendo com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para resolver essa questão, é necessário considerar os princípios de física envolvidos no equilíbrio de corpos submersos em um fluido, como a água. Quando o irmão de Ivo entra na caixa, ele exerce uma força para baixo, aumentando o peso total da caixa e, consequentemente, fazendo-a afundar mais na água. Para que a caixa flutue, o peso total da caixa (incluindo o peso do irmão) deve ser igual à força de empuxo exercida pela água. Para calcular a massa do irmão de Ivo, podemos usar a fórmula do peso: P = m * g Onde: P = peso m = massa g = aceleração da gravidade (aproximadamente 10 m/s²) Sabemos que a caixa afunda mais 5cm (ou 0,05m) na água. Isso significa que o volume do corpo submerso aumentou, o que implica que o peso total aumentou. Analisando as opções: a) 30 kg b) 36 kg c) 42 kg d) 48 kg e) 54 kg Para encontrar a resposta correta, é necessário calcular a diferença de peso antes e depois do irmão de Ivo entrar na caixa. Com base nessa diferença, podemos determinar a massa do irmão. A resposta correta é: c) 42 kg.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

7) Um copo cilíndrico, vazio, flutua em água, com metade de sua altura submersa, como mostra a fig. 1. Um pequeno objeto, de 1,0N de peso, é posto dentro do copo, com cuidado para que não entre água no copo. Restabelecido o equilíbrio hidrostático, verifica-se que o copo continua a flutuar, mas com 3/4 de sua altura submersos, como mostra a fig. 2.Calcule o peso do copo.

Sendo ρA = 4ρ e ρB = 6ρ, em que ρ é a densidade da esfera, pode-se afirmar que a deformação da mola é de
a) 0 m. b) 9/16 m. c) 3/8 m. d) 1/4 m. e) 1/8 m.

A pessoa da figura seguinte retira da água, com auxílio de uma associação de polias (talha simples), uma carga de 50 kg que ocupa um volume de 20 L. A densidade da água é de 1,0 x 103 kg/m3, a aceleração da gravidade local é de 10 m /s2 e a ascensão se dá com velocidade constante. A força exercida pela pessoa tem intensidade, em N, igual a
a) 15. b) 30. c) 50.
d) 150. e) 300.

a) Determine a massa específica da parafina, em g/cm3, sabendo que a massa específica da água é 1,0 g/cm3.
b) Que volume de álcool, em cm3, deve ser misturado à água do recipiente para que o topo do bloco passe a coincidir com a superfície do líquido? A massa específica do álcool é 0,80 g/cm3.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a constante elástica dessa mola.
a) 0,45 N/cm.
b) 4,5 N/cm.
c) 45 N/cm.
d) 450 N/cm.
e) 4500 N/cm.

Se a razão entre a densidade volumar ρP da pessoa e a densidade volumar ρA da água é ρP / ρA = 0,95, a razão N / P é igual a:
a) 40%; b) 60%; c) 57%; d) 95%; e) 30%.

O número máximo de automóveis que podem ser simultaneamente transportados pela barca corresponde a:
a) 10 b) 40 c) 80 d) 120

35) As baleias são mamíferos aquáticos dotados de um sistema respiratório altamente eficiente que dispensa um acúmulo muito elevado de ar nos pulmões, o que prejudicaria sua capacidade de submergir. A massa de certa baleia é de 1,50 x 105 kg e o seu volume, quando os pulmões estão vazios, é igual a 1,35 x 102 m3.

a) Calcule o volume máximo da baleia após encher os pulmões de ar, acima do qual a baleia não conseguiria submergir sem esforço. Despreze o peso do ar nos pulmões e considere a densidade da água do mar igual a 1,0 x 103 kg/m3.
b) Qual é a variação percentual do volume da baleia ao encher os pulmões de ar até atingir o volume máximo calculado no item a? Considere que inicialmente os pulmões estavam vazios.
c) Suponha que uma baleia encha rapidamente seus pulmões em um local onde o ar se encontra inicialmente a uma temperatura de 7 °C e a uma pressão de 1,0 atm (1,0 x 105 N/m2). Calcule a pressão do ar no interior dos pulmões da baleia, após atingir o equilíbrio térmico com o corpo do animal, que está a 37 °C. Despreze qualquer variação da temperatura do ar no seu caminho até os pulmões e considere o ar um gás ideal.

40) Um objeto maciço cilíndrico, de diâmetro igual a 2,0 cm, é composto de duas partes cilíndricas distintas, unidas por uma cola de massa desprezível. A primeira parte, com 5,0 cm de altura, é composta por uma cortiça com densidade volumétrica 0,20 g/cm3. A segunda parte, de 0,5cm de altura, é composta por uma liga metálica de densidade volumétrica 8,0 g/cm3. Conforme indica a figura, o objeto encontra-se em repouso, parcialmente submerso na água, cuja densidade volumétrica é 1,0 g/cm3. Nas condições descritas relativas ao equilíbrio mecânico do objeto e considerando π aproximadamente igual a 3, determine:

a) a massa total, em gramas, do objeto cilíndrico.
b) a altura, em centímetros, da parte do cilindro submersa na água.

Mais conteúdos dessa disciplina