Logo Passei Direto
Buscar
Qual é a sequência correta das fases da Psicologia Organizacional e do Trabalho?

a) Primeira fase (1924-1960), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1960-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.
b) Primeira fase (1924-1970), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1970-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as opções apresentadas para determinar a sequência correta das fases da Psicologia Organizacional e do Trabalho: a) Primeira fase (1924-1960), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1960-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho. b) Primeira fase (1924-1970), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1970-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho. Analisando as datas e denominações: - A primeira fase realmente é de 1924 a 1960, que é a psicologia industrial. - A segunda fase é de 1960 a 1990, que é a psicologia organizacional. - A terceira fase é de 1990 até o presente, que é a psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho. Portanto, a opção a) apresenta a sequência correta das fases, pois as datas e denominações estão corretas. Assim, a alternativa correta é: a) Primeira fase (1924-1960), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1960-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as opções apresentadas: a) Primeira fase (1924-1960), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1960-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho. b) Primeira fase (1924-1970), denominada de psicologia industrial; segunda fase (1970-1990), denominada de psicologia organizacional; terceira fase (1990-Atual), denominada de psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho. A sequência correta das fases da Psicologia Organizacional e do Trabalho é a apresentada na opção a), onde a primeira fase é a psicologia industrial, seguida pela psicologia organizacional e, por fim, a psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1. A distorção de um processo perceptivo ocorre quando a informação ambiental é captada ou interpretada pelo indivíduo de forma equivocada. Por isso, de forma conjunta às possíveis distorções do processo perceptivo, outro fator que impacta a percepção ambiental do indivíduo é a atenção, ou seja, sua capacidade de concentração. Sobre as distorções ou transtornos associados aos processos psicológicos da percepção e da atenção, assinale a alternativa CORRETA:
a) A distrabilidade corresponde ao transtorno de ausência da atenção.
b) São exemplos das distorções da percepção: hiperprosexia, hipoprosexia, aprosexia e distraibilidade.
c) O efeito halo corresponde ao julgamento e/ou generalização de um indivíduo com base em apenas um elemento a seu respeito.
d) São exemplos de transtornos de atenção: contraste, estereótipos e preconceitos, efeito halo e projeção.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

2. O assédio moral é um conjunto de ações contra trabalhadores dentro da organização. Atualmente, o assédio moral é considerado uma forma de violência, tendo diversas repercussões na saúde do trabalhador. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os comportamentos que fazem parte do assédio moral:
a) Generosidade e valorização.
b) Companheirismo e discriminação.
c) Cordialidade e desrespeito.
d) Humilhações e agressão física.
d) Humilhações e agressão física.

3. Mesmo após o fim do período da escravidão e apesar dos avanços da legislação trabalhista, o assédio moral ainda persiste no mundo do trabalho. Caracterizado por condutas que denotam violência psicológica contra o trabalhador, o assédio moral no trabalho pode ocorrer em função de diferentes ações ou atitudes. Sobre as diferentes ações ou atitudes que podem caracterizar o assédio moral no trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- Solicitar ao trabalhador que realize trabalhos urgentes sem justificativa configura-se como um exemplo de assédio moral.
II- Entre as causas relacionadas à ocorrência de condutas discriminatórias e humilhantes no ambiente de trabalho, destacam-se a existência de preconceitos e estereótipos racistas.
III- Comunicar instruções de maneira confusa, incorreta e/ou contraditórias não se configura como um exemplo de assédio moral.
IV- Pode ocorrer assédio moral discriminatório, quando for desencadeado por motivos raciais ou religiosos, em função de deficiência física ou doença, em função de orientação sexual ou caso o indivíduo for representante de funcionários e/ou sindical.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

6. A Revolução Industrial ocorreu no final do século XVIII, na Inglaterra, mas já no início do século XIX tinha se expandido para muitos países. Uma das características desta revolução foi a transformação na forma de produção, consequentemente, na organização e relação da humanidade com o trabalho. A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu na metade do século XIX. Considerando as relações entre a Revolução Industrial e a Psicologia Organizacional e do Trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para atender a demanda criada pela Revolução Industrial.
II- A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para fazer a crítica e combater as transformações promovidas pela Revolução Industrial na forma de produção.
III- A Revolução Industrial não tem relação com o surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho, pois trata-se de uma coincidência histórica e apenas no século XX foi estabelecida uma relação entre elas.
IV- A Psicologia Organizacional e do Trabalho é divida em três partes, que são: antes da Revolução Industrial, durante a Revolução Industrial e depois da Revolução Industrial.
b) Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina