Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a passagem de texto e os conteúdos Rota de Aprendizagem da aula 1, Tema 2 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre a visão detalhada do planejamento de pesquisas científicas, ordene os elementos a seguir de acordo com o fluxograma do processo de desenvolvimento de pesquisa científica:

a) 4 – 3 – 2 – 1
b) 3 – 2 – 1 – 4
c) 1 – 2 – 4 – 3
d) 3 – 4 – 1 – 2
e) 2 – 1 – 4 – 3
User badge image
EducaFit

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A ordem correta de acordo com o fluxograma do processo de desenvolvimento de pesquisa científica é a alternativa: c) 1 – 2 – 4 – 3

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto:
A bioestatística utiliza de diferentes indicadores de medida para encontrar respostas sobre o que está sendo investigado.
Fonte: Texto elaborado pela autora da questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, assinale a alternativa que cita corretamente o indicador referente à razão numérica de ocorrência pela totalidade de casos:

A Coeficiente.
B Taxa.
C Índice.
D Mediana.
E Porcentagem.

A estatística indutiva objetiva organizar, coletar, tabular e descrever dados. A estatística indutiva visa entender melhor a ocorrência de determinados fenômenos, testando hipóteses. Na estatística indutiva se estimam características populacionais com base em uma amostra. A estatística indutiva permite criar hipóteses a serem testadas, ou seja, perguntas a serem respondidas com a pesquisa. Estão corretas as afirmativas:

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II, III e IV
e) I, II e III

As afirmativas I e III são verdadeiras, pois: “A amostragem não probabilística é empregada pela simplicidade, por não ser possível a amostragem probabilística, por se tratar de uma população pouco acessível ou quando a representatividade não é uma necessidade do estudo. Em muitos casos, seus resultados podem ser equivalentes aos de uma amostragem probabilística, ou seja, essas pesquisas também apresentam relevância científica […]. A amostragem por julgamento ou intencional ocorre quando o pesquisador escolhe os sujeitos que vão compor a amostra por julgar tais elementos representativos da população [...]” (rota de aprendizagem da aula 3, p. 5,6). As afirmativas II e IV são falsas, pois: “A amostragem por cotas apresenta maior rigor entre outros processos não probabilísticos. Seu procedimento contempla a classificação e determinação da população e posterior cálculo do tamanho proporcional dela em cada extrato considerado. Difere de uma amostragem probabilística por não existir informações suficientes da população de interesse para uma amostragem aleatória simples [...]. A amostragem por bola de neve começa com o pesquisador localizando elementos-chave dentro da população geral, sujeitos com o perfil necessário para a pesquisa. Em seguida, é solicitado a eles que indiquem outros para participarem do estudo e assim sucessivamente, até que a amostra seja suficiente ou que novos sujeitos não tragam informações novas ao estudo [...]” (rota de aprendizagem da aula 3, p. 6). B V – F – V – V C F – V – V – F D V – V – F – F E F – V – F – F

B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F
E F – V – F – F

Analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Para a seleção dos sujeitos que farão parte do estudo, na amostragem aleatória simples, é possível fazer um sorteio para determinar quem participará da amostra.
II. ( ) Na amostragem aleatória simples, é irrelevante se todos os elementos que compõem a população têm a mesma chance de ser parte da população do estudo.
III. ( ) Para extração de elementos da população da amostragem sistemática, são utilizados intervalos irregulares.
IV. ( ) Na amostragem sistemática deve ter uma periodicidade para a retirada de elementos da população do estudo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) V – F – V – F.
b) V – F – F – V.
c) F – V – V – V.
d) V – V – V – F.
e) F – V – F – F.

Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 3 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre medidas de dispersão, analise as seguintes afirmativas:
I. A amplitude é uma medida simples de dispersão, calculada por meio da diferença entre os valores extremos (maior e menor) de um conjunto de dados.
II. A amplitude é diretamente afetada pela assimetria dos dados, ou seja, a remoção de valores discrepantes não interfere na amplitude.
III. O desvio representa a soma dos valores de todos os dados, fornecendo a amplitude total da amostra.
IV. Quanto maior o desvio padrão, mais heterogêneos são os dados e quanto menor o desvio padrão, mais homogêneos são os dados da amostra.
Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente os dois tipos de amostragem com seus respectivos elementos:
( ) A chance deste tipo de amostragem é diferente de zero para composição da amostra.
( ) Neste tipo de amostragem é utilizada a seleção aleatória.
( ) O pesquisador deve julgar a seleção dos elementos da população que comporá a amostra.
a) 2 – 2 – 1.
b) 1 – 1 – 2.
c) 2 – 1 – 2.
d) 1 – 2 – 1.
e) 2 – 1 – 1.

Leia a passagem de texto: "Para auxiliar [...] [no] processo de agrupamento e organização dos dados obtidos, o pesquisador dispõe das estatísticas descritiva e inferencial". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRANI, Luciana da Silva; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi. Bioestatística. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 31. Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística, relacione corretamente as estatísticas descritiva e inferencial às suas respectivas características: 1. Estatística descritiva. 2. Estatística inferencial. ( ) Também é conhecida como indutiva. ( ) Gráficos e desvio padrão são ferramentas utilizadas nesta metodologia. ( ) Busca conclusões sobre grandes populações com base em estudos de amostras do grupo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A 2 – 2 – 1.

Considerando as informações acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 2, Tema 5 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre apresentação gráfica dos dados, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) No gráfico de barras, um dos mais utilizados para apresentar dados agrupados, cada coluna, de igual espessura, representa um caso sendo altura da a coluna proporcional à frequência deste caso.
II. ( ) No gráfico de barras o mais comum é apresentar as frequências no eixo vertical e as categorias na horizontal ou, ainda, em barras agrupadas e empilhadas.
III. ( ) O gráfico de linha pode mostrar facilmente a variação que um dado sofre dentro da própria amostra.
IV. ( ) No gráfico de pizza, cada setor (fatia da pizza) não deve ser proporcional à frequência da categoria que representa, pois este tipo de gráfico apresenta muitas variáveis por vez.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – V – F – F
E F – V – F – F

Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística sobre as amostragens não probabilísticas a esmo e por costas, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I.( ) A amostragem a esmo é reconhecido por utilizar sujeitos dispersos em diferentes locais.
II.( ) A amostragem por cotas assemelha-se à amostragem estratificada.
III. ( ) Não há sorteio para escolha de indivíduos na amostragem a esmo.
IV.( ) Há muita subjetividade empregada na amostragem por cotas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – F – V – F.
B V – F – F – V.
C F – V – V – V.
D V – V – V – F.
E F – V – F – F.
A sequência correta é: F – V – V – V. As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Na amostragem a esmo “não se faz sorteio para escolher os sujeitos que participarão da amostra [III], apesar de o pesquisador buscar selecioná-los de maneira aleatória. Amostragem por cotas: é semelhante à amostragem estratificada [II], embora os participantes não sejam escolhidos aleatoriamente nos estratos, e sim de acordo com os critérios estabelecidos pelo pesquisador. A amostragem por cotas é utilizada em vários tipos de pesquisa, porém com muita subjetividade [IV]” (livro-base, p. 107). A afirmativa I é falsa. “Amostragem a esmo: essa abordagem é constituída por indivíduos que estão reunidos em determinado local [I]” (livro-base, p. 107).

Leia a citação de texto:
“[...] os métodos estatísticos auxiliam o cientista social, o economista, o engenheiro, o agrônomo e muitos outros profissionais a realizarem o seu trabalho com mais eficiência. [...] Quando se pretende empreender um estudo estatístico completo, existem diversas fases do trabalho que devem ser desenvolvidas para se chegar aos resultados finais de um estudo capaz de produzir resultados válidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORREA, Sonia Maria Barros Barbosa. Probabilidade e estatística. 2. ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.
Considerando a citação de texto e os conteúdos do livro-base Bioestatística sobre as fases do trabalho estatístico, analise as seguintes afirmativas:
I. As coletas de dados podem ser diretas ou indiretas.
II. O planejamento estatístico possui quatro etapas.
III. São criados critérios de classificação para o tratamento dos dados.
IV. O planejamento inicial deve ser superficial, resumido e com poucos detalhes.
As afirmativas I e III são verdadeiras. “Após a etapa de planejamento, tem início a coleta dos dados necessários à pesquisa, que pode ser direta ou indireta [I]. [...] A etapa de tratamento dos dados compreende o processamento dos dados obtidos e sua disposição mediante critérios de classificação [III] - algo que pode ser feito de forma manual ou eletrônica” (livro-base, p. 43, 45). As afirmativas II e IV são falsas. “O planejamento estatístico é uma parte do método científico constituída por seis etapas [II]: (1) planejamento inicial, (2) coleta e crítica dos dados, (3) tratamento dos dados, (4) apresentação dos dados, (5) análise e interpretação dos resultados e (6) conclusão. No planejamento inicial, deve-se detalhar tudo o que será executado na pesquisa [IV], ou seja, o que será feito e como será feito. É neste momento que também é definido, cuidadosamente, o problema que se quer pesquisar” (livro-base, 41, 42).

A estatística indutiva objetiva organizar, coletar, tabular e descrever dados. A estatística indutiva visa entender melhor a ocorrência de determinados fenômenos, testando hipóteses. Na estatística indutiva se estimam características populacionais com base em uma amostra. A estatística indutiva permite criar hipóteses a serem testadas, ou seja, perguntas a serem respondidas com a pesquisa. Estão corretas as afirmativas:

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II, III e IV
e) I, II e III

Relacione corretamente os dados relativos e absolutos com suas respectivas atribuições:
( ) Podem ser expressos por coeficientes.
( ) Buscam a comparação entre quantidades.
( ) Pode ser tratado como uma contagem simples.
a) 2 – 2 – 1
b) 1 – 1 – 2
c) 2 – 1 – 2
d) 1 – 2 – 1
e) 2 – 1 – 1

Considerando a passagem de texto e os conteúdos Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 1 – Estatística e bioestatística e sua aplicação nas ciências biológicas, de Bioestatística sobre os conceitos básicos de estatística e bioestatística, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A estatística inicialmente foi utilizada como fonte de informação estratégica para o estado e seus governantes, sendo que a palavra estatística deriva do termo neolatim statisticum collegium (conselho do estado) e da palavra italiana statista (homem de Estado).
II. ( ) A estatística foi uma ferramenta essencial para manipular o povo, os problemas e os avanços obtidos ao longo do tempo, mas atualmente não é mais utilizada como fonte de informações para o Estado.
III. ( ) A estatística é aplicada a uma infinidade de áreas do conhecimento, ofertando meios de responder diversas perguntas e resolver demandas que favorecerão o desenvolvimento dessas áreas, além de produzir informações valiosas para a tomada de decisões.
IV. ( ) A estatística, quando utilizada para o entendimento de fenômenos biológicos, recebe o nome de bioestatística e tem grande importância para o avanço das ciências biológicas, em especial ao entendimento de fatores relacionados à saúde da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – V – F
a) V – F – V – F
b) V – F – V – V
c) F – V – V – F
d) V – V – F – F
e) F – V – F – F

As afirmativas I e III são verdadeiras, pois: “A amostragem não probabilística é empregada pela simplicidade, por não ser possível a amostragem probabilística, por se tratar de uma população pouco acessível ou quando a representatividade não é uma necessidade do estudo. Em muitos casos, seus resultados podem ser equivalentes aos de uma amostragem probabilística, ou seja, essas pesquisas também apresentam relevância científica […]. A amostragem por julgamento ou intencional ocorre quando o pesquisador escolhe os sujeitos que vão compor a amostra por julgar tais elementos representativos da população [...]” (rota de aprendizagem da aula 3, p. 5,6). As afirmativas II e IV são falsas, pois: “A amostragem por cotas apresenta maior rigor entre outros processos não probabilísticos. Seu procedimento contempla a classificação e determinação da população e posterior cálculo do tamanho proporcional dela em cada extrato considerado. Difere de uma amostragem probabilística por não existir informações suficientes da população de interesse para uma amostragem aleatória simples [...]. A amostragem por bola de neve começa com o pesquisador localizando elementos-chave dentro da população geral, sujeitos com o perfil necessário para a pesquisa. Em seguida, é solicitado a eles que indiquem outros para participarem do estudo e assim sucessivamente, até que a amostra seja suficiente ou que novos sujeitos não tragam informações novas ao estudo [...]” (rota de aprendizagem da aula 3, p. 6). B V – F – V – V C F – V – V – F D V – V – F – F E F – V – F – F

a) V – F – V – V
b) V – F – V – F
c) F – V – V – F
d) V – V – F – F
e) F – V – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina