Com base no papel e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS) prevista na Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Sistema Único de Saúde (SUS) veio garantir a atenção à saúde de todo cidadão brasileiro, indistintamente. ( ) Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem atendimento para sua saúde nas esferas da atenção básica, na média e alta complexidade. ( ) Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem atendimento de assistência somente nos níveis primário, como a atenção básica, e secundário, como o pronto atendimento. ( ) O Sistema Único de Saúde (SUS) não atende e nem terceiriza a assistência no nível terciário, ou seja, de alta complexidade.
A) V - V - V - V. B) V - F - V - F. C) V - V - V - F. D) V - V - F - F.
Sobre as práticas utilizadas pelas civilizações, associe os itens, utilizando os códigos a seguir: I- Assíria-Babilônia. II- Pérsia. III- Egito. ( ) Os sacerdotes eram os "magos" que esconjuravam os demônios maus e os expulsavam para longe dos doentes. Além disso, o médico/cirurgião obedecia a ordens e podia praticar a medicina com hereges, mas se três hereges morressem, o médico era desqualificado, e todos os outros pacientes subsequentes que viessem a morrer teriam suas mortes consideradas premeditadas. ( ) O médico tinha o dever de expulsar o demônio ou destruí-lo por meio de mágica e, em seguida, utilizava-se de remédios para restaurar o corpo. O Papiro de Ébers (1500 a.C.) continha prescrições ou receitas para vários males e evidencia que, além dos rituais curativos, era realizado o que hoje conhecemos como exame médico. ( ) O diagnóstico era feito com base na inspeção e o prognóstico do enfermeiro era dado por adivinhação, com a observação do fígado do carneiro, havendo a necessidade de o paciente respirar em suas narinas. Acreditava-se que transferiria seus sintomas ao órgão a ser analisado.
A) I - II - III. B) I - III - II. C) II - III - I. D) II - I - III.
Com base nas abordagens conceituais de qualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Na abordagem transcendente, qualidade é sinônimo de excelência inata. Nesse conceito, a qualidade não pode ser medida com precisão, é apenas reconhecida pela experiência. Na abordagem baseada no produto, qualidade é sinônimo de melhores características que um produto apresenta. É visto que a qualidade pode ser medida e que é uma característica própria do produto. Na abordagem baseada no usuário, a qualidade existe para atender às necessidades do consumidor em primeiro lugar. O consumidor olha o produto e identifica a qualidade, então quem define qualidade são os consumidores. A abordagem baseada no valor define qualidade em termos de custos e preços. Assim, um produto de qualidade é um produto que oferece um desempenho ou conformidade a um preço ou custo aceitável. A) V - V - V - V. B) V - V - F - F. C) V - F - V - F. D) F - V - V - F.
Com base no ciclo PDCA, associe os itens, utilizando os códigos a seguir: A fase em que é a execução da proposta, também são as fases de educar, treinar, capacitar os trabalhadores para alcançar as metas. É nesta fase que ocorre a revisão do processo operacional e onde se procede a eventuais correções. É a fase em que a empresa/organização define o que é pretendido, estabelece metas, prazos, materiais, infraestrutura, métodos, enfim, o que vai precisar para alcançar os resultados pretendidos. Nesta fase, verifica-se os resultados, observar os efeitos da produção e identificar se o planejamento foi executado como previsto. A) II - IV - I - III. B) I - II - III - IV. C) I - III - IV - II. D) IV - II - III - I.