Logo Passei Direto
Buscar
Tendo em conta a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que descreva corretamente qual é o relacionamento entre Tratados Internacionais e o Direito Brasileiro:

A Um tratado internacional não é considerado fonte do direito brasileiro, assim, mesmo quando assinado e ratificado, um tratado não precisa ser respeitado.
B Um tratado internacional é considerado fonte do direito brasileiro, de modo que quando ratificado o Estado tem o dever de adaptar sua norma interna àquelas decorrentes do tratado.
C Um tratado internacional nunca será considerado lei no Brasil, já que o tratado nada mais é que um mero ato de expediente interno que obriga o governo apenas na ordem externa e não interna.
D Apenas os tratados internacionais de direitos humanos são considerados fonte do direito brasileiro, devendo passar pela ratificação do presidente da república.
E Um tratado internacional é considerado fonte do direito interno brasileiro, de modo que quando assinado, o Estado tem o dever de adaptar sua norma interna àquelas decorrentes do tratado.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre o relacionamento entre Tratados Internacionais e o Direito Brasileiro, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Um tratado internacional não é considerado fonte do direito brasileiro, assim, mesmo quando assinado e ratificado, um tratado não precisa ser respeitado. - Incorreta, pois tratados ratificados têm força de lei no Brasil. B) Um tratado internacional é considerado fonte do direito brasileiro, de modo que quando ratificado o Estado tem o dever de adaptar sua norma interna àquelas decorrentes do tratado. - Correta, pois os tratados ratificados têm status de norma interna e devem ser respeitados e, se necessário, as normas internas devem ser adaptadas. C) Um tratado internacional nunca será considerado lei no Brasil, já que o tratado nada mais é que um mero ato de expediente interno que obriga o governo apenas na ordem externa e não interna. - Incorreta, pois tratados ratificados têm força de lei no Brasil. D) Apenas os tratados internacionais de direitos humanos são considerados fonte do direito brasileiro, devendo passar pela ratificação do presidente da república. - Incorreta, pois todos os tratados ratificados têm força de lei, não apenas os de direitos humanos. E) Um tratado internacional é considerado fonte do direito interno brasileiro, de modo que quando assinado, o Estado tem o dever de adaptar sua norma interna àquelas decorrentes do tratado. - Incorreta, pois a adaptação deve ocorrer após a ratificação, não apenas com a assinatura. Portanto, a alternativa correta é: B) Um tratado internacional é considerado fonte do direito brasileiro, de modo que quando ratificado o Estado tem o dever de adaptar sua norma interna àquelas decorrentes do tratado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas, a correta é a letra E: "Um tratado internacional é considerado fonte do direito interno brasileiro, de modo que quando assinado, o Estado tem o dever de adaptar sua norma interna àquelas decorrentes do tratado."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos da aula, avalie as afirmacoes abaixo sobre os "bons ofícios" e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas.
I. Por meio dos bons ofícios existe um terceiro, não envolvido com o conflito, que conduz a negociação de forma amigável e neutra, buscando aproximar as partes em conflito e promover a conciliação.
II. O instrumento de bons ofícios é necessário quando as partes em litígio não têm condições de negociar, sobretudo em razão de profundos desentendimentos e desconfianças mútuas.
III. Assim, os bons ofícios constituem-se em uma ação imperativa que obriga os Estados ou partes interessadas a reatar as negociações que foram rompidas. Por conseguinte, comumente esse instrumento é imposto às partes em conflito.
A Apenas as afirmações I e II estão corretas
B Apenas as afirmações I e III e estão corretas
C Apenas a afirmação II está correta
D Apenas as afirmações II e III estão corretas
E Apenas a afirmação III está correta

Mais conteúdos dessa disciplina