Logo Passei Direto
Buscar

Tecnologia de Alimentos

Colégio Objetivo
As boas práticas envolvem, principalmente, a higiene dos alimentos, do ambiente físico em que estes são manipulados, a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos e dos demais funcionários. Existe um órgão brasileiro responsável em regular as Boas Práticas nos Serviços de Alimentação a partir da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 216, de 15 de setembro de 2004. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse órgão brasileiro:

A Ministério Público Federal.
B Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
C Ministério do Meio Ambiente.
D Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos identificar qual órgão brasileiro é responsável pela regulamentação das Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 216, de 15 de setembro de 2004. Analisando as alternativas: A) Ministério Público Federal - Este órgão atua na defesa de interesses da sociedade, mas não é responsável pela regulamentação das Boas Práticas em serviços de alimentação. B) Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) - Este ministério é responsável por questões relacionadas à agricultura e pecuária, mas não é o principal órgão regulador das Boas Práticas em serviços de alimentação. C) Ministério do Meio Ambiente - Este ministério cuida de questões ambientais, não sendo o responsável pela regulamentação das Boas Práticas em serviços de alimentação. D) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) - Este é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização de produtos e serviços que envolvem a saúde pública, incluindo as Boas Práticas em serviços de alimentação. Portanto, a alternativa correta é: D) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A RDC n° 216/2004 estabelece as diretrizes para as Boas Práticas nos Serviços de Alimentação e é regulamentada pela ANVISA, que é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar a segurança alimentar no Brasil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Diante deste contexto, sobre as vantagens apresentadas pelo processo de secagem, assinale a alternativa INCORRETA:

A Há pouco ou nenhum aquecimento do alimento e, portanto, são formados cristais de gelo, tanto nos espaços intercelulares quanto intracelulares.
B O alimento desidratado é nutritivo, apesar de possíveis perdas de nutrientes e o valor nutritivo é concentrado em função da perda de água.
C Redução nas perdas pós-colheita e aumento da vida útil do produto.
D Facilidade no transporte e comercialização, pois o alimento seco é leve, compacto e suas qualidades permanecem inalteradas por longos períodos.

Novos produtos são constantemente lançados como estratégias comerciais, na busca do destaque em um mercado competitivo e globalizado. Os recursos tecnológicos aumentam a chance de tornar esses produtos competitivos no setor agroalimentar, possibilitando o aumento das exportações e contribuindo, assim, para um saldo positivo no balanço do comércio exterior. Nesse contexto e considerando a produção agroindustrial vegetal, avalie as afirmacoes a seguir:
I- O processamento de polpa de fruta atende a um padrão nacional, válido para diferentes tipos de empresas.
II- A polpa de fruta é um produto primário da agroindústria, sendo, muitas vezes, fornecida a outras indústrias de processamento.
III- As técnicas de processamento de produtos vegetais são diversas e variam conforme a espécie, o tipo de corte, a temperatura, as doses de produtos para higienização e os tipos de embalagens.
IV- Compota ou fruta em calda é o produto sujeito a cozimento, envasado em lata ou vidro, coberto com calda de açúcar, fechado em recipiente e submetido a um tratamento térmico adequado.
A II, III e IV.
B I e II.
C I, III e IV.
D I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina