Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta acerca do texto I.
a) O fragmento exemplifica traço estilístico característico da estética barroca que, de certa forma, já está latente na lírica camoniana: a linguagem marcada por paradoxos.
b) Nesses versos, o poeta, embora renascentista, afasta-se dos cânones estéticos da época, como, por exemplo, o ideal de beleza artística associado à harmonia da composição.
c) Observa-se nas estrofes a retomada de alguns expedientes retóricos típicos da Idade Média, como, por exemplo, o confessionalismo amoroso em linguagem ostensivamente emotiva.
d) O texto é exemplo eloquente de que Camões inovou a lírica portuguesa ao tematizar o platonismo amoroso, caracterizado pela coita de amor e ausência de contato direto entre amante e amada.
e) Nos versos confirma-se a tese de que, na obra camoniana, o amor é concebido como graça divina, apesar de ser representado como uma intensa experiência erótica
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa questão, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto da obra de Camões e à estética barroca. a) O fragmento exemplifica traço estilístico característico da estética barroca que, de certa forma, já está latente na lírica camoniana: a linguagem marcada por paradoxos. - Esta alternativa é válida, pois a estética barroca realmente utiliza paradoxos, e Camões pode ser visto como um precursor disso. b) Nesses versos, o poeta, embora renascentista, afasta-se dos cânones estéticos da época, como, por exemplo, o ideal de beleza artística associado à harmonia da composição. - Camões, embora renascentista, muitas vezes incorpora elementos que se afastam dos cânones, mas não é o foco principal. c) Observa-se nas estrofes a retomada de alguns expedientes retóricos típicos da Idade Média, como, por exemplo, o confessionalismo amoroso em linguagem ostensivamente emotiva. - Essa alternativa parece menos adequada, pois Camões é mais associado ao Renascimento do que à Idade Média. d) O texto é exemplo eloquente de que Camões inovou a lírica portuguesa ao tematizar o platonismo amoroso, caracterizado pela coita de amor e ausência de contato direto entre amante e amada. - Essa alternativa é correta, pois Camões realmente aborda o platonismo amoroso em sua obra. e) Nos versos confirma-se a tese de que, na obra camoniana, o amor é concebido como graça divina, apesar de ser representado como uma intensa experiência erótica. - Embora o amor em Camões tenha nuances divinas, a ênfase na experiência erótica pode não ser o foco principal. Após essa análise, a alternativa que melhor se destaca e é mais correta em relação à obra de Camões é a d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: "O fragmento exemplifica traço estilístico característico da estética barroca que, de certa forma, já está latente na lírica camoniana: a linguagem marcada por paradoxos." O texto apresenta uma análise sobre a estética barroca presente na lírica camoniana, destacando a linguagem marcada por paradoxos como um traço estilístico característico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual foi a consequência da morte de D. Inês de Castro?

a) A revolta de D. Pedro contra D. Afonso IV.
b) A intervenção da Rainha D. Beatriz para selar a paz.
c) A declaração de Cantanhede legitimando o casamento de D. Pedro I com D. Inês.

Os versos acima pertencem a que parte de Os Lusíadas?
a) Proposição
b) Invocação
c) Dedicatória
d) Narração
e) Epílogo

Nessa estrofe, Camões:
a) exalta a coragem dos homens que enfrentam os perigos do mar e da terra.
b) considera quanto deve o homem confiar na providência divina que o ampara nos riscos e adversidades.
c) lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
d) propõe uma explicação a respeito do destino do homem
e) classifica o homem como um bicho da terra, dada a sua agressividade.

Assinale a afirmação incorreta em relação aos versos transcritos:
a) A apóstrofe inicial da estrofe introduz um discurso dissertativo a respeito da natureza do sentimento amoroso.
b) O amor é compreendido como uma força brutal contra a qual o ser humano não pode oferecer resistências.
c) A causa da morte de Inês é atribuída ao amor desmedido que subjugou completamente a jovem
d) A expressão "se dizem" indica ser senso comum a ideia que brutalidade faz parte do sentimento amoroso.
e) Os versos associam a causa da morte de Inês não só

Considere as seguintes afirmacoes sobre a fala do velho do Restelo, em Os Lusíadas:
I - No seu teor de crítica às navegações e conquistas, encontra-se refletida e sintetizada a experiência das perdas que causaram, experiência esta já acumulada na época em que o poema foi escrito.
II - As críticas aí dirigidas às grandes navegações e às conquistas são relativizadas pelo pouco crédito atribuído a seu emissor, já velho e com um “saber só de experiências feito”.
III - A condenação enfática que aí se faz à empresa das navegações e conquistas revela que Camões teve duas atitudes em relação a ela: tanto criticou o feito quanto o exaltou.
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

Como vimos, a literatura classicista retoma normas e gêneros eruditos da Antiguidade. Mas não é só. É notória a influência também dos filósofos clássicos na obra de Camões, sobretudo na lírica. Para entendermos um pouco mais sobre esse tema, vejamos o que comentam Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo sobre a filosofia antiga na lírica renascentista:

1. Influência da filosofia grega na lírica camoniana

Mais conteúdos dessa disciplina