Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Grau Técnico
De acordo com os PCN’s, a História local e do cotidiano se constitui enquanto eixo principal do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Sobre esse recorte temático, marque a alternativa correta: a. O trabalho com a História local e regional tem como objetivo fazer com que o aluno se reconheça enquanto sujeito histórico. b. O professor não deve se preocupar com o impacto da formação da identidade do aluno enquanto parte da comunidade, uma vez que a História enquanto ciência neutra não é capaz de impactar esse aspecto. c. Os grandes temas não podem ser articulados com o cotidiano do aluno. d. Os documentos necessários para o trabalho com História local são aqueles oficiais e reconhecidos como verdadeiros. e. Os PCN’s se alinham com a ideia de partir do passado para o presente no Ensino de História.
User badge image
tamiriz.sousa

há 2 anos

User badge image
tamiriz.sousa

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A: O trabalho com a História local e regional tem como objetivo fazer com que o aluno se reconheça enquanto sujeito histórico. Os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) destacam a importância de trabalhar a História local e do cotidiano no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, com o objetivo de fazer com que o aluno se reconheça como sujeito histórico e compreenda a relação entre o passado e o presente. Além disso, o trabalho com a História local e regional permite que o aluno compreenda a diversidade cultural e social do país, valorizando a sua própria cultura e a dos outros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A História se consolidou como ciência no século XIX e desde então vem se modificando. Ou seja, a narrativa historiográfica também tem historicidade. A perspectiva positivista, por exemplo, concedia à História o estatuto de verdade. Já a Nova História é caracterizada pela:
Escolha uma:
a. Busca de novas abordagens, novos objetos e novos problemas.
b. Busca da verdade histórica.
c. Busca de uma metodologia que dê conta de todos os fatos históricos.
d. Busca de uma pesquisa imparcial.
e. Busca de novos sujeitos sociais que protagonizem a história.

A Geografia Crítica busca lançar um olhar complexo sobre a realidade Geográfica, a partir da sua dimensão física e humana. É possível definir a Geografia Crítica como:
Escolha uma:
a. A ciência que investiga a constituição do espaço e a relação do ser humano com o seu meio como fruto das relações sociais.
b. A ciência que reflete sobre as ações e produtos da espécie humana.
c. A ciência que analisa as características naturais da superfície terrestre.
d. A ciência que busca antecipar fenômenos como movimentos migratórios de acordo com a dinâmica da natureza, por meio de cálculos matemáticos.
e. A ciência que se foca no estudo dos produtos culturais e sua variação de m lugar para o outro.

De acordo com o materialismo dialético, a sociedade teria passado por diversos modos de produção da vida, em seu desenvolvimento cronológico, até atingir o modo de produção capitalista. De acordo com Marx, qual seria o principal problema desse sistema econômico?
Escolha uma:
a. A alienação do proletariado.
b. Materialismo histórico.
c. O acúmulo do capital.
d. A exploração do homem pelo homem.
e. Materialismo dialético.

Tendo em vista que as disciplinas de humanidades tinham um papel na formação do que o estado estabelecia como modelo de cidadania, no período da ditadura militar, analise as afirmativas abaixo.
Estão corretas:
I - A disciplina de História não sofreu influência do currículo fixado pelo Conselho Federal de Educação, uma vez que os educadores tinham autonomia com relação aos seus conteúdos ministrados.
II - A comissão especial eleita pelo Presidente da República, criou uma disciplina de Educação Moral e Cívica.
III - Conteúdos como “nação”, “pátria”, “tradição” e “heróis nacionais” foram amplamente fomentados pelo Conselho Federal de Educação.
IV - A disciplina de Geografia não foi afetada pelas políticas educacionais no período da ditadura, considerando que a organização espacial das sociedades não se altera de acordo com os governos.
V - A disciplina de Geografia deveria cumprir o papel de enaltecer o Estado-nação, como única forma possível de organização política.
a. II, III e IV apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e III apenas.
d. II, III e V apenas.
e. IV e V apenas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam que o professor trabalhe com a realidade próxima do educando no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, para desenvolver a noção espacial, pode-se trabalhar com:
Escolha uma:
a. a exposição de conceitos, como espaço e território, de forma abstrata, para que os educando adquiram instrumentalização para fazer análises complexas sobre o seu espaço vivido.
b. prática de visitas a espaços políticos, como a prefeitura, para que os alunos compreendam noções como a cidadania, direitos e deveres.
c. mapas topográficos que facilitarão que os educandos adquiram uma visão objetiva de seu espaço próximo.
d. passeios e atividades no entorno da escola, sobre a qual os educandos poderão desenvolver noções de lateralidade e reversibilidade.
e. a produção de mapeamentos corporais, para analisar o nível de consciência espacial dos alunos.

Para Michael de Certeau (1986), a historiografia se relaciona intimamente com o lugar social dos seus produtores. O postulado aborda uma questão importante da pesquisa histórica. Com base nisso, analise as afirmativas abaixo e identifique a sentença correta.
Escolha uma:
a. O historiador não pode deixar seus valores e princípios sociais afetarem sua pesquisa sobre sociedades humanas do passado.
b. Se colocar fora do tempo presente é o grande desafio do historiador, que deve negar a historicidade do seu trabalho, para se debruçar sobre o passado.
c. O tempo presente tem implicações nas investigações historiográficas, visto que as formulações em relação ao passado respondem ao que é pertinente à quem faz pesquisa e no período histórico em que se faz a pesquisa.
d. A historiografia tem como objeto os acontecimentos do passado, por isso não pode ser influenciada por questões suscitadas pelo presente.
e. A investigação da mudança histórica não deve ser influenciada por gênero, classe ou etnia. Todos os historiadores têm o compromisso ético de ser imparciais em suas análises.

No caso do Ensino de História, o professor deve relacionar teoria e prática, contribuindo para que o aluno possa relacionar conceitos abstratos, como a noção de tempo, à sua realidade prática, atribuindo historicidade às construções e relações humanas. Considerando isso, assinale a alternativa correta, com relação às metodologias e práticas de ensino de história.
Escolha uma:
a. É importante que o professor de história considere múltiplas possibilidades de trabalho, motivando os alunos a construir e a reconstruir conceitos, pesquisando e coletando informações em várias fontes.
b. O conhecimento histórico se faz pelo contato com as fontes históricas, desse modo o professor deve trabalhar em sala de aula somente com documentos oficiais que demonstram como trabalhar com documentos na investigação historiográfica.
c. O professor de História deve se ater aos grandes fatos políticos, criando condições para que os educandos formulem linhas cronológicas da história do seu país.
d. O contato com o saber histórico deve ser erudito, logo saberes populares não devem fazer parte do ensino de história em sala de aula.
e. O professor de história deve trabalhar exclusivamente com jornais para pensar o presente. Considerando que seu papel principal é desenvolver, no educando, condições para construir uma consciência histórica.

No século XIX, houve a consolidação das ciências naturais, físicas e matemáticas. Essa reestruturação teve desdobramentos na constituição da corrente historiográfica positivista. Sobre a História- ciência do século XIX, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava múltiplos vestígios como fonte histórica.
b. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e admitia a hermenêutica como processo metodológico, em que o historiador interpretava a documentação histórica.
c. Privilegiava principalmente os fenômenos culturais e utilizava somente os documentos oficinais como fonte histórica.
d. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava múltiplos documentos como fonte histórica.
e. Privilegiava principalmente os fenômenos políticos e utilizava somente os documentos oficiais como fonte histórica.

A teoria marxista influenciou o campo científico da Geografia e possibilitou um olhar crítico sobre a Geografia tradicional, identificando o caráter político presente na Geografia desde sua constituição como ciência. Sobre a Geografia Crítica, analise as sentenças abaixo e identifique a correta.
Escolha uma:
a. As desigualdades sociais e a exploração dos recursos naturais foram fatores que instigaram um olhar crítico e materialista sobre a Geografia.
b. Se distancia da ação política, pois não é papel da ciência instrumentalizar a luta política.
c. Prezava pela neutralidade, indispensável ao fazer científico.
d. Privilegiava o estudo do continente Europeu, pois é onde existe maior exploração no modo de produção capitalista.
e. É orientada para o interesse dos governos e para criar técnicas de exploração sustentável do meio ambiente.

No final da década de 1980 o regime militar se enfraqueceu, analise as afirmativas abaixo e identifique qual delas apresenta fatores determinantes para essa modificação estrutural da política vigente.
Escolha uma:
a. O processo de redemocratização contou com o apoio dos Estados Unidos, que desde o início era contra o regime militar.
b. Os movimentos sociais, as lutas por eleições diretas e o cenário histórico vigente de autoritarismo é que, paulatinamente enfraqueceram o regime militar.
c. O processo de abertura política foi marcado por uma transição passional do governo, sem que grupos sociais precisassem se mobilizar.
d. O regime militar foi derrubado por guerrilheiros socialistas.
e. O regime ditatorial foi extinto repentinamente com as eleições diretas, instituída pelo governo.

Mais conteúdos dessa disciplina