Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Os nove elementos de uma matriz M quadrada de ordem 3 são preenchidos aleatoriamente com os números 1 ou –1, com a mesma probabilidade de ocorrência. Determine: a) o maior valor possível para o determinante de M; b) a probabilidade de que o determinante de M tenha este valor máximo.
a) o maior valor possível para o determinante de M;
b) a probabilidade de que o determinante de M tenha este valor máximo.

User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) O maior valor possível para o determinante de M é 9. Isso ocorre quando todos os elementos da diagonal principal são iguais a 1 e todos os elementos da diagonal secundária são iguais a -1. b) Para calcular a probabilidade de que o determinante de M tenha o valor máximo, é necessário contar quantas matrizes têm determinante igual a 9 e dividir pelo número total de matrizes possíveis. O número total de matrizes possíveis é 2^9 = 512, já que cada elemento pode ser 1 ou -1. Para contar quantas matrizes têm determinante igual a 9, podemos observar que a matriz só terá determinante igual a 9 se os elementos da diagonal principal forem iguais a 1 e os elementos da diagonal secundária forem iguais a -1. Existem 3! = 6 maneiras de escolher os elementos da diagonal principal e 3! = 6 maneiras de escolher os elementos da diagonal secundária. Portanto, existem 6 x 6 = 36 matrizes com determinante igual a 9. Assim, a probabilidade de que o determinante de M tenha o valor máximo é 36/512 = 9/128.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os ângulos de um triângulo obtusângulo são 105º, α e β. Sabendo que m∈ IR (real), determine: a) as raízes da equação 3 secx + m ( 3 cosx – 3 senx) = 3 cosx + 3 senx, em função de m; b) o valor de m para que α e β sejam raízes dessa equação.
a) as raízes da equação 3 secx + m ( 3 cosx – 3 senx) = 3 cosx + 3 senx, em função de m;
b) o valor de m para que α e β sejam raízes dessa equação.

Uma pirâmide regular triangular apresenta um volume V. Determine o raio da circunferência circunscrita a uma das faces laterais da pirâmide em função de V, sabendo que o ângulo do vértice vale 30o.

Determine o raio da circunferência circunscrita a uma das faces laterais da pirâmide em função de V, sabendo que o ângulo do vértice vale 30o.

Calcule as raízes de f(x) em função de a,b e c, sendo a,b,c e x ∈ IR (real) e x^3 + ax^2 + bx + c = 0.

Calcule as raízes de f(x) em função de a,b e c, sendo a,b,c e x ∈ IR (real) e x^3 + ax^2 + bx + c = 0.

Mais conteúdos dessa disciplina