Logo Passei Direto
Buscar
Para Paulo Freire (2006), educar exige condições básicas que são apresentadas em seu livro intitulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa, nesta obra, ele consegue sintetizar suas ideias e produções anteriores e contribui com ensinamentos. Com relação aos seus ensinamentos do livro, assinale a incorreta:


a. Ensinar não é transferir conhecimento.
b. Não há docência sem discência.
c. Ensinar é uma especificidade humana.
d. Reconhecer que a educação é normativa e autoritária.
e. Saber escutar.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos ensinamentos de Paulo Freire em "Pedagogia da autonomia": a) Ensinar não é transferir conhecimento. - Esta afirmação está correta, pois Freire defende que o ensino deve ser um processo dialógico. b) Não há docência sem discência. - Esta afirmação também está correta, pois Freire enfatiza a relação entre ensinar e aprender. c) Ensinar é uma especificidade humana. - Correta, Freire acredita que a capacidade de ensinar é uma característica única dos seres humanos. d) Reconhecer que a educação é normativa e autoritária. - Esta afirmação é a incorreta, pois Freire critica a educação normativa e autoritária, defendendo uma educação libertadora e dialógica. e) Saber escutar. - Correta, Freire valoriza a escuta como parte do processo educativo. Portanto, a alternativa incorreta é: d) Reconhecer que a educação é normativa e autoritária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra "d", pois Paulo Freire defende que a educação não deve ser normativa e autoritária, mas sim um processo dialógico e libertador, em que o educador e o educando aprendem juntos e constroem o conhecimento de forma crítica e reflexiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

ano passado

A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre as etapas do planejamento educativo e com relação à etapa dos objetivos, assinale a alternativa incorreta:

Os objetivos específicos são listados de forma clara e direcionada do que se pretende alcançar.
O objetivo geral contém um resumo do que se pretende alcançar.
Os objetivos são descritos de acordo com os dados de diagnóstico encontrados.
Baseado nos objetivos específicos, elabora-se o conteúdo programático.
O objetivo geral traz informações detalhadas do que se pretende alcançar.
a. Os objetivos específicos são listados de forma clara e direcionada do que se pretende alcançar.
b. O objetivo geral contém um resumo do que se pretende alcançar.
c. Os objetivos são descritos de acordo com os dados de diagnóstico encontrados.
d. Baseado nos objetivos específicos, elabora-se o conteúdo programático.
e. O objetivo geral traz informações detalhadas do que se pretende alcançar.

Dentre as etapas do planejamento educativo e com relação à etapa de justificativa, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A justificativa da ação educativa pauta‐se no diagnóstico realizado.

II. Na essência das justificativas contempla‐se que a proposta pedagógica tem como finalidade desenvolver nas pessoas, grupos ou populações a consciência das causas e consequências dos problemas de saúde e, ao mesmo tempo, criar condições para atuar no sentido da mudança.

III. A justificativa pode ou não ser incluída no planejamento da ação educativa.

A justificativa da ação educativa pauta‐se no diagnóstico realizado.
Na essência das justificativas contempla‐se que a proposta pedagógica tem como finalidade desenvolver nas pessoas, grupos ou populações a consciência das causas e consequências dos problemas de saúde e, ao mesmo tempo, criar condições para atuar no sentido da mudança.
A justificativa pode ou não ser incluída no planejamento da ação educativa.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas a afirmativa III está correta.
e. Apenas a afirmativa II está correta.

O processo saúde-doença pode trazer à discussão o processo ensino-aprendizagem que também sofreu mudanças conceituais e procedimentais ao longo da história. Com relação a esses temas, assinale a alternativa incorreta:

Processo saúde-doença é influenciado por questões de ordem política, econômica, ambiental, cultural, social, emocional e até espiritual.
Olhar para a saúde como um processo já é um grande avanço e inserir nesse processo os aspectos contextuais em que ele ocorre amplia ainda mais o olhar para esse fenômeno.
Processo ensino-aprendizagem considera a participação e foca a formação crítica e política dos sujeitos envolvidos nesse processo.
Processo ensino-aprendizagem evoluiu-se do olhar empírico e intuitivo para práticas metódicas de transmissão de conteúdos, até chegar às discussões mais atuais em educação, que considera a participação e foca a formação crítica e política dos sujeitos envolvidos nesse processo.
Processo ensino-aprendizagem é estático e objetivo.
a. Processo saúde-doença é influenciado por questões de ordem política, econômica, ambiental, cultural, social, emocional e até espiritual.
b. Olhar para a saúde como um processo já é um grande avanço e inserir nesse processo os aspectos contextuais em que ele ocorre amplia ainda mais o olhar para esse fenômeno.
c. Processo ensino-aprendizagem considera a participação e foca a formação crítica e política dos sujeitos envolvidos nesse processo.
d. Processo ensino-aprendizagem evoluiu-se do olhar empírico e intuitivo para práticas metódicas de transmissão de conteúdos, até chegar às discussões mais atuais em educação, que considera a participação e foca a formação crítica e política dos sujeitos envolvidos nesse processo.
e. Processo ensino-aprendizagem é estático e objetivo.

Com relação aos modelos de educação em saúde, assinale a alternativa correta:

A “pedagogia tradicional” não é mais utilizada e caracterizada como prática que desconsidera o saber dos aprendizes e coloca o educador como único detentor do saber válido, não permitindo que o indivíduo procure por melhores condições de vida e saúde a partir de suas experiências.
A “pedagogia tradicional” apresenta‐se como a concepção “bancária” da educação, em uma relação predominantemente narradora de conteúdos conectados à realidade dos indivíduos.
A “pedagogia participativa” caracteriza‐se pela dominação do profissional de saúde sobre os usuários, os quais são responsabilizados pela redução dos riscos à sua saúde.
Na “pedagogia tradicional”, o educador torna‐se o único e real sujeito, sendo que, ao invés de comunicar‐se, apenas faz “comunicados” aos educandos, meros objetos que recebem pacientemente, memorizam e repetem.
Na “pedagogia participativa”, o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição.
a. A “pedagogia tradicional” não é mais utilizada e caracterizada como prática que desconsidera o saber dos aprendizes e coloca o educador como único detentor do saber válido, não permitindo que o indivíduo procure por melhores condições de vida e saúde a partir de suas experiências.
b. A “pedagogia tradicional” apresenta‐se como a concepção “bancária” da educação, em uma relação predominantemente narradora de conteúdos conectados à realidade dos indivíduos.
c. A “pedagogia participativa” caracteriza‐se pela dominação do profissional de saúde sobre os usuários, os quais são responsabilizados pela redução dos riscos à sua saúde.
d. Na “pedagogia tradicional”, o educador torna‐se o único e real sujeito, sendo que, ao invés de comunicar‐se, apenas faz “comunicados” aos educandos, meros objetos que recebem pacientemente, memorizam e repetem.
e. Na “pedagogia participativa”, o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição.

Com relação aos tipos de comunicação, assinale a alternativa correta:


a. Tacêsica: é tudo que envolve a comunicação tátil.
b. Cinésica: qualquer som produzido pelo aparelho fonador que não faça parte do sistema sonoro da língua usada.
c. Não verbal: desenvolvida sempre por meio da linguagem do corpo.
d. Paralinguagem: Comunicação verbal associada às palavras expressas por meio da fala ou da escrita.
e. Verbal: é o uso que o homem faz do espaço.

Com relação à evolução dos modelos pedagógicos na educação em saúde, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta:

I. No pensamento pedagógico oriental, pensando na educação chinesa tradicional, o centro era a reprodução do sistema hierárquico e de obediência.

II. A sociedade grega serviu de berço da cultura, civilização e educação ocidental. A educação do homem integral pautava‐se em ginástica para o corpo, filosofia para a mente e artes para a moral e os sentimentos.

III. Na educação romana a Igreja Católica criou o índice de livros proibidos e organizou a Inquisição, também criou a Companhia de Jesus com ação dos jesuítas.

IV. Os estudos medievais com

I. No pensamento pedagógico oriental, pensando na educação chinesa tradicional, o centro era a reprodução do sistema hierárquico e de obediência.
II. A sociedade grega serviu de berço da cultura, civilização e educação ocidental. A educação do homem integral pautava‐se em ginástica para o corpo, filosofia para a mente e artes para a moral e os sentimentos.
III. Na educação romana a Igreja Católica criou o índice de livros proibidos e organizou a Inquisição, também criou a Companhia de Jesus com ação dos jesuítas.
IV. Os estudos medievais com
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente a afirmativa III está correta.
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Segundo Oliveira (2005) temos como elementos de discussão o que chama de modelo preventivo e modelo radical de educação em saúde. Cabe dizer que a nomenclatura para os modelos pedagógicos, em especial os modelos de educação em saúde, apresentam variações conforme os autores estudados, porém, a base teórico‐filosófica desses modelos pode clarificar os pressupostos de cada um. Com relação ao modelo preventivo e modelo radical, assinale a alternativa incorreta:

O modelo preventivo de educação em saúde refere que os hábitos insalubres dos pacientes são vistos como consequência de decisões individuais equivocadas.
Na perspectiva educativa do modelo radical, está pautado na consciência crítica das pessoas para que a saúde se configure em um recurso para uma vida com qualidade.
No modelo radical de educação em saúde, o objetivo da prevenção de doenças deve ser alcançado por meio da persuasão dos indivíduos, para que esses adotem modos de vida saudáveis ou comportamentos considerados pelos profissionais do campo da biomedicina como compatíveis com a saúde.
A diferença entre o modelo tradicional e o modelo radical é que esse último busca, muito mais, a mudança social do que a transformação pessoal.
O modelo preventivo de educação em saúde, que pode ser denominado como educação em saúde tradicional, é permeado pelas tradições da biomedicina.
a. O modelo preventivo de educação em saúde refere que os hábitos insalubres dos pacientes são vistos como consequência de decisões individuais equivocadas.
b. Na perspectiva educativa do modelo radical, está pautado na consciência crítica das pessoas para que a saúde se configure em um recurso para uma vida com qualidade.
c. No modelo radical de educação em saúde, o objetivo da prevenção de doenças deve ser alcançado por meio da persuasão dos indivíduos, para que esses adotem modos de vida saudáveis ou comportamentos considerados pelos profissionais do campo da biomedicina como compatíveis com a saúde.
d. A diferença entre o modelo tradicional e o modelo radical é que esse último busca, muito mais, a mudança social do que a transformação pessoal.
e. O modelo preventivo de educação em saúde, que pode ser denominado como educação em saúde tradicional, é permeado pelas tradições da biomedicina.

Mais conteúdos dessa disciplina