A administração pública pode ser considerada direta ou indireta sendo responsável por gerir os recursos por meio dos interesses públicos. Sobre o modelo de administração direta, é possível entender que: Assinale a alternativa correta
a. Está inserida n b. É composta por entidades com personalidade jurídica própria. c. É caracterizada pela prestação de serviços públicos por meio de empresas privadas. d. É responsável pela gestão de recursos públicos de forma descentralizada. e. É composta por órgãos que integram a estrutura do Estado.
Os trabalhos que envolvem a gestão de pessoas na iniciativa são desenvolvidos com foco no profissionalismo e com base no desempenho, crescimento da organização, aumento dos lucros ou redução dos custos. Por possuir características exclusivas do setor público, é correto afirmar que a área de gestão pública tem seus princípios fundamentos em:
a. Sobre a ótica dos planos de carreira e a estabilidade de atuação no cargo. b. Na orientação de pacotes e benefícios diferenciados para os servidores públicos. c. Nos princípios das nomeações serem consideradas naturais e acontecerem de forma ética. d. Baseado em índices de desenvolvimento, rendimento e performance. e. Baseado sobre a ótica da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
O serviço público no Brasil tem um modelo tradicional de gerenciamento que está cada vez mais obsoleto e ineficiente. Esse modelo obsoleto reflete também, na área de gestão de pessoas criando uma escala em todo funcionalismo público. Essa obsolescência e ineficiência é uma consequência:
a. Baixo nível de qualidade e formação do funcionalismo público brasileiro. b. Dos órgãos responsáveis que não aprovam leis que beneficiem questões importantes como essas. c. Da corrupção que prejudica investimentos na área de gestão pessoas. d. Do modelo de gestão de pessoas burocrático presente e característica da administração pública brasileira. e. Da falta de servidores no funcionalismo público (quantidade).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I- As ajudas de custas não estão incluídas nos salários. II- Diárias para viagens que não excedam 50% do salário não estão incluídas nos salários. a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c. As asserções I e II são proposições falsas. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.