Logo Passei Direto
Buscar
A leishmaniose é uma doença transmitida por protozoários do gênero Leishmania. A Leishmaniose visceral, também conhecida como Calazar, geralmente se desenvolve dentro de meses após a picada do flebotomíneo. Diferentemente da Leishmaniose tegumentar, a leishmaniose visceral afeta órgãos, por causa disso se torna uma doença grave que necessita de tratamento o quanto antes. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que diz respeito à leishmaniose visceral.


Essa doença é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados por cistos desse protozoário.
É uma doença exclusiva de animais domésticos, como cães e gatos, sendo o homem um hospedeiro acidental.
Febre, perda de peso, inchaço do fígado e baço que leva ao crescimento anormal do abdome, anemia e leucopenia assim como trombocitopenia.
Dentre os sintomas da doença, podemos destacar o aparecimento de feridas ulcerosas na pele e nas mucosas, que podem causar até mesmo deformidades.
É causada principalmente por um protozoário ciliado, intracelular obrigatório que apresenta como formas evolutivas as amastigotas e tripomastigotas.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa que diz respeito à leishmaniose visceral é: "Febre, perda de peso, inchaço do fígado e baço que leva ao crescimento anormal do abdome, anemia e leucopenia assim como trombocitopenia." Essa descrição é característica da leishmaniose visceral, que afeta órgãos internos e apresenta esses sintomas graves.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que diz respeito à leishmaniose visceral é: - Febre, perda de peso, inchaço do fígado e baço que leva ao crescimento anormal do abdome, anemia e leucopenia assim como trombocitopenia.

Essa resposta te ajudou?

3
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os carrapatos são animais extremamente antigos, registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos de carrapatos. Eles são distribuídos por todo o planeta, tanto em áreas rurais como em áreas urbanas, e costumam viver em touceiras, no mato, no chão, em regiões de clima úmido ou seco.

I. Mudam a morfologia após a alimentação.

II. Provocam a febre maculosa que pode ser transmitido de pessoa a pessoa.

III. São pequenos insetos hematófagos e ectoparasitas da ordem Ixodida.

IV. A carapaça quitinosa de exoesqueleto que reveste seu corpo impede o animal de romper.

É correto o que se afirma em:


I, II e IV
I e II
I, II e III
I e IV
I, III e IV

A ancilostomose, também conhecida como amarelão, é uma doença causada pelos parasitos Necator americanus e Ancylostoma duodenale. As larvas desses parasitas penetram ativamente a pele, mas o verme adulto desenvolve-se e fixa-se no:


Pulmão.
Intestino.
Fígado
Estômago.
Baço.

Mais conteúdos dessa disciplina