Dentre as condutas terapêuticas descritas, qual delas não representa um estímulo proprioceptivo?
Todas as condutas anteriores são formas de estimular a propriocepção. Abordagens passivas com terapia manual. Exercícios de sentido de posição e movimento com os olhos fechados. Facilitação neuromuscular proprioceptiva. Exercícios pliométricos.
Nesse estágio da lesão não estariam indicados: Exercícios pliométricos simulando o gesto esportivo especí#co que o paciente praticava antes da lesão. Exercícios de estabilização dinâmica em superfícies estáveis com variação da base de sustentação. Exercícios de fortalecimento para os músculos estabilizadores do tornozelo e do pé. Exercícios de mobilização articular para recuperação da amplitude de movimento #siológico das articulações tíbio-talar e subtalar. Exercícios de alongamento ativo dos membros inferiores.
A propriocepção é parte integrante do equilíbrio e, portanto, do controle postural. Equilíbrio e propriocepção são a mesma coisa. A propriocepção é parte integrante do equilíbrio e, portanto, do controle postural. O controle postural é dependente apenas de força muscular. O controle do equilíbrio não depende das vias proprioceptivas.
Na brincadeira, um de vocês perguntava ao outro: “Adivinhe o que eu sou?” e descrevia as características de um mecanorreceptor que os outros estudantes deveriam adivinhar qual era. Seguindo o raciocínio da brincadeira, adivinhe para cada descrição a seguir qual mecanorreceptor está sendo descrito, correlacione e, em seguida, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
1-Estou localizado na pele e tenho papel importante no toque discriminativo e na identificação de texturas. 2-Estou localizado nos músculos.
Os em paralelo com as #bras musculares e percebo variações de velocidade e quantidade de estiramento muscular. 3-Posso ser encontrado nas cápsulas articulares e percebo a pressão intra-articular, direção, velocidade do estiramento capsular, amplitude e velocidade da posição articular durante toda a amplitude de movimento. 4-Estou localizado na junção miotendinea e percebo variações da contração muscular. 5-Fico silencioso quando a articulação está imóvel, sou ativado no início ou na parada do movimento aceleração e desaceleração, monitoro primariamente os movimentos articulares rápidos.
( ) Fuso muscular. ( ) Órgão tendinoso de Golgi. ( ) Corpúsculo de Ru$ni. ( ) Corpúsculo de Paccini. ( ) Corpúsculo de Meissner. 2-4-3-5-1. 2-4-3-5-1. 1-2-3-4-5. 2-4-1-3-5. 4-2-1-3-5. 2-4-5-3-1. A Comentário: a sequência 24351 representa corretamente a associação de cada receptor com a sua respectiva função.
( ) Fuso muscular. ( ) Órgão tendinoso de Golgi. ( ) Corpúsculo de Ru$ni. ( ) Corpúsculo de Paccini. ( ) Corpúsculo de Meissner.
Ao executar um salto vertical, como ao saltar para pegar uma bola ou lançar uma bola de basquete, o atleta se agacha um pouco antes de saltar, alongando excentricamente quadríceps, "exores plantares e glúteos. Em seguida, o atleta rapidamente começa a estender concentricamente os joelhos e os quadris e impulsiona o corpo para cima por meio da "exão plantar dos tornozelos. Esse intervalo entre uma fase e outra é denominado fase de amortização. A fase de transição entre as fases excêntrica e concêntrica deve ser realizada da forma mais rápida possível para atingir o objetivo da pliometria, o que pode ser justi#cado pelo(s) seguinte(s) mecanismo(s) #siológico(s): I. Os fusos musculares são receptores sensíveis à velocidade do estiramento muscular da fase excêntrica, o que determinará a resposta re"exa que incrementará a fase concêntrica. II. A energia elástica
I. Os fusos musculares são receptores sensíveis à velocidade do estiramento muscular da fase excêntrica, o que determinará a resposta re"exa que incrementará a fase concêntrica. II. A energia elástica
armazenada nos elementos contráteis, em paralelo e em série na fase excêntrica, é potencializada com a maior velocidade do movimento. III. Em adição ao fenômeno puramente elástico, o pré-estiramento tende também a causar uma melhor e#ciência na mobilização da energia metabólica pelo componente contrátil. IV. A fase excêntrica realizada com maior velocidade potencializa o relaxamento re"exo do músculo, o que na fase de transição favorecerá a fase concêntrica. V. O estiramento rápido da musculatura na fase concêntrica é o fator determinante para gerar maior potência muscular no treinamento pliométrico. I, II e III estão corretas. I, II, III e IV estão corretas. I, II e III estão corretas. I e II estão corretas. Todas as justi#cativas fundamentam a alta velocidade no treinamento pliométrico. V está correta. B Comentário: a a#rmação IV está incorreta porque a fase excêntrica potencializa a contração re"exa do músculo e não o seu relaxamento. A alternativa V está incorreta, já que o estiramento muscular ocorre na contração excêntrica e não na concêntrica.
I, II e III estão corretas. I, II, III e IV estão corretas. I, II e III estão corretas. I e II estão corretas. Todas as justi#cativas fundamentam a alta velocidade no treinamento pliométrico. V está correta.
O fortalecimento de um músculo isolado sem que haja a integração desse músculo com o resto do corpo trabalhando funcionalmente em tarefas motoras foge da #siologia do controle motor normal. O movimento humano acontece por meio de sinergias musculares integradas com o controle sensorial. Diante do que foi exposto, assinale a alternativa que contém as explicações do porquê a recuperação funcional deve ter essa visão integrada de sinergias e controle sensorial: I. Para que haja uma recuperação funcional efetiva há de se realizar um trabalho integrado de fortalecimento muscular com atividades proprioceptivas que simulem funções de vida diária ou gestos esportivos. II. O sistema nervoso central por meio do córtex motor recruta um conjunto de músculos sinérgicos em diferentes níveis medulares para desempenhar uma função. III. Tarefas motoras exigem o trabalho de músculos agonistas, antagonistas e sinergistas associados a todo feedback sensorial que monitora e corrige os movimentos quando necessário. IV. Os mecanorreceptores são as estruturas responsáveis pelo feedback eferente do movimento que ocorre na periferia. V. O sistema vestibular contém receptores responsáveis pelo ajuste postural, associado à orientação espacial da cabeça. I, II, III e V estão corretas. I e II estão corretas. I, II e III estão corretas. I, II, III e V estão corretas. I, II e IV estão corretas. Todas as a#rmações estão corretas.
I, II, III e V estão corretas. I e II estão corretas. I, II e III estão corretas. I, II, III e V estão corretas. I, II e IV estão corretas. Todas as a#rmações estão corretas.