Logo Passei Direto
Buscar
A Base Nacional Curricular indica que se deve levar em consideração a diversidade cultural e englobar produções e formas de expressões diversas, tal como “a literatura infantil e juvenil, o cânone, o culto, o popular, a cultura de massa, a cultura das mídias, as culturas juvenis etc., de forma a garantir ampliação de repertório, além de interação e trato com o diferente” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, p. 75). Para tanto, a participação do alunado nas atividades de leitura precisa

A) ser feita de modo crescente, a fim de determinar o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos. Estes que funcionarão, posteriormente, como conhecimento prévio de leituras futuras.
B) ser feita de modo crescente, a fim de ampliar o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos. Estes que funcionarão, posteriormente, como conhecimento prévio de leituras futuras.
C) ser feita de modo intenso, a fim de ampliar o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos. Estes que funcionarão, posteriormente, como conhecimento prévio de leituras futuras.
D) ser feita de modo decrescente, a fim de ampliar o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos. Estes que funcionarão, posteriormente, como conhecimento prévio de leituras futuras.
E) ser feita de modo crescente, a fim de extinguir o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos. Estes que funcionarão, posteriormente, como conhecimento prévio de leituras futuras.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a citação da Base Nacional Curricular, a participação do alunado nas atividades de leitura precisa ser feita de modo crescente, a fim de ampliar o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos. Esses conhecimentos prévios de leituras futuras serão fundamentais para a formação dos estudantes. Portanto, a alternativa correta é a B) ser feita de modo crescente, a fim de ampliar o repertório sobre as experiências, práticas, gêneros e conhecimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A BNCC reflete que a função utilitária da literatura (bem como das demais manifestações artísticas), isto é, do texto literário enquanto um produto de uso, seja substituída por uma proposta '[…] humanizadora, transformadora e mobilizadora […]' (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, p. 138). Para tanto, é necessário que a formação de um leitor-fruidor. Em outras palavras:


A) De um leitor que busque se envolver seja nas suas leituras ou nas leituras propostas pelo educador, que seja estimulado a descobrir novas camadas de sentido (interpretações) e que consiga identificar os seus desejos enquanto leitor. Ou seja, que saiba identificar e buscar textos literários conforme suas necessidades.
B) De um escritor que busque se envolver seja nas suas leituras ou nas leituras propostas pelo educador, que seja estimulado a descobrir novas camadas de sentido (interpretações) e que não consiga identificar os seus desejos enquanto leitor. Ou seja, que saiba identificar e buscar textos literários conforme suas necessidades.
C) De um escritor que busque se envolver seja nas suas leituras ou nas leituras propostas pelo educador, que seja estimulado a descobrir novas camadas de sentido (interpretações) e que consiga identificar os seus desejos enquanto leitor. Ou seja, que saiba identificar e buscar textos literários conforme suas necessidades.
D) De um leitor que busque se envolver seja nas suas leituras ou nas leituras propostas pelo educador, que seja estimulado a descobrir novas camadas de sentido (interpretações) e que tenha dificuldade de identificar os seus desejos enquanto leitor. Ou seja, que saiba identificar e buscar textos literários conforme suas necessidades.
E) De um leitor que busque se desenvolver seja nas suas leituras ou nas leituras propostas pelo educador, que seja estimulado a inventar novas camadas de sentido (interpretações) e que consiga identificar os seus desejos enquanto leitor. Ou seja, que saiba identificar e buscar textos literários conforme suas necessidades.

Sobre as práticas de linguagem contemporâneas no ensino de Língua Portuguesa, a BNNC possui um posicionamento mais moderno em torno do tema. Por isso, após a leitura de um livro, é recomendado que o professor:


A) Transmita todo o seu conhecimento em torno das práticas da linguagem encontrada na obra, com a finalidade de apontar diferentes manifestações artísticas durante o processo de letramento literário. Visto que, por se tratar de uma tábula rasa, o aluno é desprovido de capacidade crítica ou criativa.
B) Se concentre na prática de leitura de textos literários diversos na sala de aula e desenvolva como atividade de práticas de linguagem a exposição de seminários sobre a vida e obra do

autor do livro abordado.

C) Possua uma prática de linguagem voltadas para o próprio ambiente escolar, não devendo ser compartilhadas em situações de uso fora da instituição, com o intuito que a linguagem adquirida (como a escrita de redação) seja mais formal que coloquial.
D) Tenha como objetivo ampliar a capacidade de uso da língua e das linguagens, a partir da apreciação estética de obras canônicas, sem necessariamente estarem relacionados com a realidade dos alunos.
E) Incentive a produção e divulgação de textos para além da instituição escolar, estimulando a interação e apreciação com conteúdos que propiciem a produção autoral de textos em situações práticas na vida do aluno, como por exemplo, a internet.

A Lei 10.639, aprovada em 2003 garante direito ao resgate e preservação das memórias ancestrais, que passaram a entrar no debate da produção, da pesquisa e do ensino de Literatura na contemporaneidade, apoiada pela lei que determina a abordagem da cultura, história e literatura africana e descendentes nas escolas. De acordo com esse trecho, podemos concluir a


C) Possua uma prática de linguagem voltadas para o próprio ambiente escolar, não devendo ser compartilhadas em situações de uso fora da instituição, com o intuito que a linguagem adquirida (como a escrita de redação) seja mais formal que coloquial.
D) Tenha como objetivo ampliar a capacidade de uso da língua e das linguagens, a partir da apreciação estética de obras canônicas, sem necessariamente estarem relacionados com a realidade dos alunos.
E) Incentive a produção e divulgação de textos para além da instituição escolar, estimulando a interação e apreciação com conteúdos que propiciem a produção autoral de textos em situações práticas na vida do aluno, como por exemplo, a internet.

Espeito do papel da escola nesse contexto:


A) A escola deve apoiar e incentivar medidas de inclusão social, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das memórias dos ancestrais, deve também apoiar medidas que promovam aceitação da diversidade cultural.
B) Não é um papel da escola promover inclusão, seja ela qual for. É dever dos pais educar os alunos para essa temática.
C) A escola não deve apoiar e incentivar medidas de inclusão social pois, promover a conscientização sobre a importância da preservação das memórias dos ancestrais é um dever do Estado e da família do aluno.
D) A escola deve promover ações pagas que busquem agregar conhecimento sobre a literatura infantil.
E) O ambiente escolar não deve abordar esse tema pois ele está muito distante da realidade.

Mais conteúdos dessa disciplina