De acordo com a unidade II, identificamos que o processo de implementação da reforma da formação docente passa a estabelecer conceitos distintos para a prática de ensino e para o estágio supervisionado. As intenções da reforma na formação de professores podem ser explicitadas, particularmente, no Parecer CNE/CP nº 9/2001. A análise desse parecer é fundamental para a compreensão dessa implementação, particularmente na medida em que explicita a base teórica que a alicerça, considerando os conceitos dos autores anteriormente mencionados. Diante o exposto, analise as asserções abaixo assinalando a correta: nstalado, baseado na fórmula 3+1, usualmente empregada no Brasil, que se constituía por três anos de base comum (bacharelado) e mais um ano para a formação do licenciado; V- A prática, necessita ser realizada exclusivamente na escola, excluído totalmente os aspectos da instituição formadora, que promove o uso das tecnologias da informação, como o computador e o vídeo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. Apenas II, IV e V estão corretas. b. Todas as opções estão corretas. c. Apenas III está correta. d. Apenas I, II e III estão corretas. e. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - VALOR 0,25 PONTOS Iniciado em sexta, 11 nov 2022, 20:36 Estado Finalizada Concluída em sexta, 11 nov 2022, 21:19 Tempo empregado 42 minutos 43 segundos Avaliar 0,25 de um máximo de 0,25(100%) Questão 1 Correto Atingiu 0,02 de 0,02 Marcar questão Texto da questão Antônio Nóvoa também se constituiu em base teórica para a ressignificação do conceito de prática presente na reforma da formação de professores, especialmente quando tratou da simetria invertida. De acordo com o CNE-CP n°9/2001 o conceito de simetria invertida é compreendido como: a. colar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. d. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a teoria, durante os cursos de formação docente é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. e. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que o docente deve desenvolver em si competências, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar. Feedback Sua resposta está correta. A resposta correta é: O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a experiência como aluno, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente.
a. colar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. d. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a teoria, durante os cursos de formação docente é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. e. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que o docente deve desenvolver em si competências, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar.
Questão 2 Correto Atingiu 0,03 de 0,03 Marcar questão Texto da questão A definição de “prática” como componente curricular é constituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/1996 que dispõe: “Art. 65. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”. Considerando a prática docente estabelecida no ano na LDB 9394/96, assinale a opção correta. a. Durante o ano de 1996, o estágio foi identificado enquanto componente curricular, promovendo a formação prática de, no mínimo, cem horas. b. Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no mínimo, trezentas horas. c. A Lei de Diretrizes e Bases - Lei n. 9.394/1996, compreende a prática enquanto estágio supervisionado alinhado à teoria, ou seja, cabe a instituição a oferta de duzentos e cinquenta horas para a realização de práticas pedagógicas. d. Os cursos de licenciatura, inseridos nesse contexto histórico, tem a sua estruturação voltada para a prática do estágio, ressaltando a necessidade de trabalhar a teoria com a carga horária máxima de cem horas. e. O estágio foi o componente curricular realizado nesse período, pois era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no máximo trezentas horas.
a. Durante o ano de 1996, o estágio foi identificado enquanto componente curricular, promovendo a formação prática de, no mínimo, cem horas. b. Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no mínimo, trezentas horas. c. A Lei de Diretrizes e Bases - Lei n. 9.394/1996, compreende a prática enquanto estágio supervisionado alinhado à teoria, ou seja, cabe a instituição a oferta de duzentos e cinquenta horas para a realização de práticas pedagógicas. d. Os cursos de licenciatura, inseridos nesse contexto histórico, tem a sua estruturação voltada para a prática do estágio, ressaltando a necessidade de trabalhar a teoria com a carga horária máxima de cem horas. e. O estágio foi o componente curricular realizado nesse período, pois era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no máximo trezentas horas.
Questão 3 Correto Atingiu 0,02 de 0,02 Marcar questão Texto da questão A Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 estabelece que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados a reflexão da ação pedagógica. Diante o exposto, assinale a alternativa correta: a. De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002 durante a formação docente a teoria deve prevalecer a prática. b. A prática como componente curricular é realizada somente na sala de aula de forma autônoma. c. A prática como componente curricular é realizada em todo o ambiente escolar e ocorre de forma independente. d. As discussões voltadas para a formação de professo
a. De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002 durante a formação docente a teoria deve prevalecer a prática. b. A prática como componente curricular é realizada somente na sala de aula de forma autônoma. c. A prática como componente curricular é realizada em todo o ambiente escolar e ocorre de forma independente.
Diante disso, observe as asserções abaixo: I- A PCC é uma prática que deve produzir algo no âmbito do ensino e pode ser entendida como uma ferramenta para a problematização e a teorização de questões pertinentes ao campo da educação e à área de ensino, oriundas do contato direto e/ou indireto com o espaço escolar e educacional e com o espaço das vivências e experiências acadêmicas ou profissionalizantes; e ainda como uma possibilidade para viabilizar a integração entre os diferentes aportes teóricos que compõem a investigação científica e os campos de conhecimento em educação e ensino (TORRES; SILVÉRIO e MAESTRELLI, 2017, p. 217). PORQUE II- No que se refere à PCC e à superação do mecanismo de transposição didática, como forma de transmissão unidirecional de um conteúdo disciplinar descontextualizado, é preciso um esforço didático para tornar as experiências mais reflexivas, buscando associá-las com as pesquisas sobre ensino das diversas especialidades das áreas de conhecimento relacionadas ao ensino, de tal forma que se a transposição didática for proposta como atividade, levará em conta os pré-requisitos apontados nessas investigações para o tratamento de determinado assunto ou conteúdo (SILVÉRIO, 2017, p. 167). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. b. As asserções I e II são proposições falsas. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Silvério (2017) considera que o licenciado, ao ser exposto a essa série de fatores que envolve a prática como componente curricular, detendo, assim, um conhecimento mais abrangente sobre os aspectos que envolvem a prática docente, terá melhores condições de se aproximar da realidade da escola e da prática profissional. Com base nos escritos de Silvério (2017), assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
Para Silvério (2017) a prática proporcionará ao licenciado uma oportunidade de refletir acerca dos fundamentos de sua prática, a fim de desenvolver experiências mais significativas em seu estágio supervisionado; A prática como componente curricular assume um papel de suma importância na formação de professores, pois, por meio dessa prática pedagógica, os licenciandos podem vivenciar os desafios e possibilidades de serem professores; Silvério (2017) destaca que nos cursos de licenciatura deve-se oportunizar um envolvimento e uma prática de pesquisa posterior para o campo da formação; Para Silvério (2017) é por meio da práticas como componente curricular que os licenciados vão percebendo como se faz necessária e urgente a aproximação/integração ao mundo da escola, local em que todas as práticas formativas ganham finalidade e cumprem seu verdadeiro papel moral e ético; Silvério (2017) destaca que nos cursos de licenciatura deve-se oportunizar o conhecimento teórico. a) F - F - V - F - F. b) V - V - V - V - V. c) V - F - V - V - V. d) F - V - V - F - F. e) V - F - V - F - V.
Na unidade II destaca-se que os Pareceres do Conselho Nacional de Educação – Câmara Plena (CNE/CP) n. 28 e n. 9, de 2001, que fundamentaram as Resoluções CNE/CP n. 1 e 2, de 2002, discutem a prática como componente curricular no contexto da formação de professores da Educação Básica. Nesses documentos, tanto a prática como o estágio são momentos para trabalhar a reflexão sobre a atividade profissional. Diante disso, assinale a opção correta.
a. A formação pautada unicamente por meio da teoria é fundamental para o desenvolvimento profissional
O Parecer CNE/CP nº 28/2001 distingue a prática como componente curricular do estágio supervisionado. Assim, a prática como componente curricular, estabelece a projeto pedagógico e seu acontecer deve se dar desde o início da duração do processo formativo e se estender ao longo de todo o seu processo; Em articulação extrínseco com o estágio supervisionado e com às atividades de trabalho acadêmico, a prática concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador; A correlação teoria e prática é um movimento momentâneo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar; O estágio supervisionado é um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional; O estágio supervisionado tem o objetivo de consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das demais atividades formativas, exclusivamente de caráter teórico. ( ) Em articulação extrínseco com o estágio supervisionado e com às atividades de trabalho acadêmico, a prática concorre conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador; ( ) A correlação teoria e prática é um movimento momentâneo entre saber e fazer na busca de significados na gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar; ( ) O estágio supervisionado é um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional; ( ) O estágio supervisionado tem o objetivo de consolidar e articular as competências desenvolvidas ao longo do curso por meio das demais atividades formativas, exclusivamente de caráter teórico. a. V - F - F - F - V. b. V - F - V - V - F. c. V - F - F - V - F. d. F - F - V - V - F. e. V - V - F - F - V.