Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
A medicina veterinária é a profissão que apresenta maior interface com as demais áreas da saúde e o meio ambiente. A essa integração atribui-se hoje o nome de One Health. Qual alternativa apresenta as funções do médico veterinário, nesse contexto, de maneira totalmente correta?


estadual (sempre) e nacional (se habilitado pelo comprador).
municipal (sempre) e estadual (se habilitado pelo comprador).
estadual (sempre) e municipal (se habilitado pelo comprador).
nacional (sempre) e internacional (sempre).
nacional (sempre) e internacional (se habilitado pelo comprador).
User badge image
patologia360

há 2 anos

User badge image
patologia360

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: nacional (sempre) e internacional (se habilitado pelo comprador).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No dia 1 de janeiro de 2021, havia 100 vacas em lactação em um rebanho, das quais 80 se encontravam não infectadas e 20 se encontravam infectadas por patógenos causadores de mastite. No dia 1 de fevereiro de 2021, havia 70 vacas não infectadas e 30 vacas infectadas. Das 80 vacas não infectadas no dia 1 de janeiro de 2021, 8 se tornaram infectadas no período considerado (1 mês).
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.


A prevalência de mastite no dia 1 de janeiro de 2021 era 25%.
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 30%.
A taxa de incidência (ou densidade de incidência) no período de um mês foi de 30 casos/animal/mês.
A prevalência de mastite no dia 1 de fevereiro de 2021 era 8%.
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 10%.

Um médico veterinário tomou conhecimento de um caso de agressão canina a uma criança por um cão de rua. O médico veterinário do município orientou que o cão fosse sacrificado e que a criança fizesse o esquema de vacinação pós-exposição.
Qual parecer é correto sobre as duas orientações?


A orientação para o cão está incorreta, pois, nesse caso, a recomendação seria recolhê-lo e mantê-lo em observação por 30 dias. No caso da orientação para a criança, está correta, pois a soroterapia é muito arriscada nessa faixa etária e a criança precisaria estar internada, portanto o mais adequado é mesmo o tratamento pós-exposição.
Ambas estão corretas, pois se trata de um cão de rua cujo histórico vacinal não é conhecido.
O médico veterinário orientou de forma correta uma vez que ele tem todo o conhecimento sobre as zoonoses e ele é o responsável pelo controle dessas enfermidades no município.
A orientação para o cão está correta, afinal é preciso colher material para o diagnóstico e a orientação para a criança está incorreta, pois o médico veterinário deveria ter indicado a soroterapia com a internação da paciente, uma vez que, dependendo do local da lesão, não haveria tempo hábil para o organismo produzir os anticorpos necessários para evitar a doença.
As duas orientações estão incorretas, pois o cão deveria ter sido recolhido, mantido em observação diária por 10 dias e, se houvesse alguma alteração do seu comportamento nesse período, isso deveria ser comunicado imediatamente ao serviço de saúde, e, em relação à criança, não é de responsabilidade do médico veterinário a indicação do tratamento para pacientes humanos e sim do médico.

São métodos de insensibilização legalmente aceitos para o abate humanitário de bovinos, suínos e aves, correta e respectivamente,


mecânico, mecânico e elétrico.
mecânico, elétrico e elétrico.
elétrico, mecânico e mecânico.
mecânico, elétrico e mecânico.
elétrico, mecânico e elétrico.

Uma amostra de soro humano foi submetida ao teste de soroaglutinação microscópica para o diagnóstico de leptospirose, resultando no título 100 para o sorovar Icterohaemorrhagiae. Nesse caso, é correto afirmar que


esse é o título sorológico mais elevado que o teste é capaz de detectar.
a amostra de soro deve ser submetida a um teste de diagnóstico direto, como a PCR.
se trata de um caso conclusivo de leptospirose.
esse resultado não tem muita validade, pois o sorovar Icterohaemorrhagiae é amplamente difundido na população.
se deve associar esse resultado aos parâmetros clínicos e epidemiológicos do paciente para um melhor direcionamento no diagnóstico.

Sobre a tuberculose canina, pode-se afirmar corretamente que


é uma doença exclusiva de cães e não representa risco para humanos.
a transmissão ocorre principalmente por meio da ingestão de alimentos contaminados.
o diagnóstico é feito apenas por meio de exames clínicos.
o tratamento é eficaz e a cura é garantida em todos os casos.
a vacinação é a principal medida de prevenção.

Na leishmaniose visceral canina, a forma infectante do agente para os humanos e a forma do agente nos tecidos dos hospedeiros denominam-se, correta e respectivamente,


a) amastigota e promastigota.
b) amastigota e epimastigota.
c) epimastigota e amastigota.
d) promastigota e amastigota.
e) promastigota e epimastigota.

Um veterinário faz parte de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e trabalha há muito tempo com as crianças de uma creche. Recentemente ele observou que algumas crianças vêm apresentando sinais gastroentéricos e aumento dos linfonodos cervicais. Qual é a alternativa correta no que se refere à enfermidade suspeita, à forma infectante / via de transmissão, às imunoglobulinas encontradas no exame sorológico e aos exame(s) sorológico(s) realizado(s)?


a) Toxoplasmose, oocistos/areia, IgM e IgG, RIFI
b) Leishmaniose visceral, promastigotas/inseto vetor, IgM e IgG, ELISA
c) Tuberculose, bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR)/aerossóis, IgM e IgG, ELISA
d) Brucelose, brucelas/ingestão de leite cru, IgM e IgG, RIFI
e) Salmonelose, salmonelas/ingestão de alimentos contaminados, IgM e IgG, ELISA

No que tange aos aspectos de controle da qualidade do leite e da mastite em vacas, assinale a alternativa verdadeira.


a) A ocorrência da multirresistência bacterina é considerada fenômeno emergente em animais e humanos, restrito aos países em desenvolvimento. Conceitualmente, o uso não racional ou indevido de antimicrobianos na profilaxia e no tratamento de humanos e animais pode reduzir a pressão seletiva para bactérias multirresistentes.
b) Klebsiella pneumoniae são bactérias de origem ambiental no estabelecimento de infecções mamárias em vacas. Estão associadas principalmente a casos de mastite clínica em vacas, por vezes, graves e com sinais sistêmicos. A retirada periódica de dejetos dos ambientes das entre-ordenhas, o uso do pré-dipping e o oferecimento de alimento na pós-ordenha são medidas recomendadas para a profilaxia de agentes ambientais de mastite bovina, incluindo K. pneumoniae.
c) Os estafilococos são bactérias pouco frequentes na gênese das infecções mamárias em vacas. Em geral, provocam mastite clínica e são transmitidos entre as vacas principalmente nas entre-ordenhas. São patógenos classificados como contagiosos na mastite bovina. Esse grupo de micro-organismos produzem diferentes toxinas, incluindo Staphylococcus aureus, que podem causar toxi-infecções alimentares pelo consumo de leite e derivados.
d) A contagem eletrônica de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT) são parâmetros de qualidade do leite adotados oficialmente em programas de qualidade do leite, em vários países, incluindo no Brasil. A CCS é relacionada, majoritariamente, ao aumento do número de linfócitos nos casos de mastite, o que influencia diretamente a elevação da celularidade do leite de vacas. Esse aumento da celularidade está intimamente relacionado com condições inadequadas de armazenamento do leite (temperatura, higiene) no tanque de expansão. Em contraste, o aumento da CBT está diretamente relacionado com a ocorrência de mastite.
e) Brucella abortus é conhecida como bactéria de elevada frequência como agente causal primário de mastite em vacas. Possui potencial zoonótico, posto que pode infectar os humanos pelo consumo de leite cru ou derivados. Resistem ao processo de tratamento térmico de ultrapasteurização (UHT – ultra high temperature) e fervura do leite.

As doenças de origem alimentar podem ser divididas em infecções e intoxicações. Qual sentença define corretamente o termo infecção?


A Ingestão de toxinas formadas no interior do intestino e consequente manifestação clínica. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
B Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
C Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Clostridium botulinum.
D Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.
E Ingestão de toxinas pré-formadas nos alimentos e consequente manifestação clínica. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.

Mais conteúdos dessa disciplina