Logo Passei Direto
Buscar

Caderno de prova

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No dia 1 de janeiro de 2021, havia 100 vacas em lactação em um rebanho, das quais 80 se encontravam não infectadas e 20 se encontravam infectadas por patógenos causadores de mastite. No dia 1 de fevereiro de 2021, havia 70 vacas não infectadas e 30 vacas infectadas. Das 80 vacas não infectadas no dia 1 de janeiro de 2021, 8 se tornaram infectadas no período considerado (1 mês).
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.


A prevalência de mastite no dia 1 de janeiro de 2021 era 25%.
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 30%.
A taxa de incidência (ou densidade de incidência) no período de um mês foi de 30 casos/animal/mês.
A prevalência de mastite no dia 1 de fevereiro de 2021 era 8%.
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 10%.

Um médico veterinário tomou conhecimento de um caso de agressão canina a uma criança por um cão de rua. O médico veterinário do município orientou que o cão fosse sacrificado e que a criança fizesse o esquema de vacinação pós-exposição.
Qual parecer é correto sobre as duas orientações?


A orientação para o cão está incorreta, pois, nesse caso, a recomendação seria recolhê-lo e mantê-lo em observação por 30 dias. No caso da orientação para a criança, está correta, pois a soroterapia é muito arriscada nessa faixa etária e a criança precisaria estar internada, portanto o mais adequado é mesmo o tratamento pós-exposição.
Ambas estão corretas, pois se trata de um cão de rua cujo histórico vacinal não é conhecido.
O médico veterinário orientou de forma correta uma vez que ele tem todo o conhecimento sobre as zoonoses e ele é o responsável pelo controle dessas enfermidades no município.
A orientação para o cão está correta, afinal é preciso colher material para o diagnóstico e a orientação para a criança está incorreta, pois o médico veterinário deveria ter indicado a soroterapia com a internação da paciente, uma vez que, dependendo do local da lesão, não haveria tempo hábil para o organismo produzir os anticorpos necessários para evitar a doença.
As duas orientações estão incorretas, pois o cão deveria ter sido recolhido, mantido em observação diária por 10 dias e, se houvesse alguma alteração do seu comportamento nesse período, isso deveria ser comunicado imediatamente ao serviço de saúde, e, em relação à criança, não é de responsabilidade do médico veterinário a indicação do tratamento para pacientes humanos e sim do médico.

São métodos de insensibilização legalmente aceitos para o abate humanitário de bovinos, suínos e aves, correta e respectivamente,


mecânico, mecânico e elétrico.
mecânico, elétrico e elétrico.
elétrico, mecânico e mecânico.
mecânico, elétrico e mecânico.
elétrico, mecânico e elétrico.

Uma amostra de soro humano foi submetida ao teste de soroaglutinação microscópica para o diagnóstico de leptospirose, resultando no título 100 para o sorovar Icterohaemorrhagiae. Nesse caso, é correto afirmar que


esse é o título sorológico mais elevado que o teste é capaz de detectar.
a amostra de soro deve ser submetida a um teste de diagnóstico direto, como a PCR.
se trata de um caso conclusivo de leptospirose.
esse resultado não tem muita validade, pois o sorovar Icterohaemorrhagiae é amplamente difundido na população.
se deve associar esse resultado aos parâmetros clínicos e epidemiológicos do paciente para um melhor direcionamento no diagnóstico.

Sobre a tuberculose canina, pode-se afirmar corretamente que


é uma doença exclusiva de cães e não representa risco para humanos.
a transmissão ocorre principalmente por meio da ingestão de alimentos contaminados.
o diagnóstico é feito apenas por meio de exames clínicos.
o tratamento é eficaz e a cura é garantida em todos os casos.
a vacinação é a principal medida de prevenção.

Na leishmaniose visceral canina, a forma infectante do agente para os humanos e a forma do agente nos tecidos dos hospedeiros denominam-se, correta e respectivamente,


a) amastigota e promastigota.
b) amastigota e epimastigota.
c) epimastigota e amastigota.
d) promastigota e amastigota.
e) promastigota e epimastigota.

Um veterinário faz parte de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e trabalha há muito tempo com as crianças de uma creche. Recentemente ele observou que algumas crianças vêm apresentando sinais gastroentéricos e aumento dos linfonodos cervicais. Qual é a alternativa correta no que se refere à enfermidade suspeita, à forma infectante / via de transmissão, às imunoglobulinas encontradas no exame sorológico e aos exame(s) sorológico(s) realizado(s)?


a) Toxoplasmose, oocistos/areia, IgM e IgG, RIFI
b) Leishmaniose visceral, promastigotas/inseto vetor, IgM e IgG, ELISA
c) Tuberculose, bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR)/aerossóis, IgM e IgG, ELISA
d) Brucelose, brucelas/ingestão de leite cru, IgM e IgG, RIFI
e) Salmonelose, salmonelas/ingestão de alimentos contaminados, IgM e IgG, ELISA

No que tange aos aspectos de controle da qualidade do leite e da mastite em vacas, assinale a alternativa verdadeira.


a) A ocorrência da multirresistência bacterina é considerada fenômeno emergente em animais e humanos, restrito aos países em desenvolvimento. Conceitualmente, o uso não racional ou indevido de antimicrobianos na profilaxia e no tratamento de humanos e animais pode reduzir a pressão seletiva para bactérias multirresistentes.
b) Klebsiella pneumoniae são bactérias de origem ambiental no estabelecimento de infecções mamárias em vacas. Estão associadas principalmente a casos de mastite clínica em vacas, por vezes, graves e com sinais sistêmicos. A retirada periódica de dejetos dos ambientes das entre-ordenhas, o uso do pré-dipping e o oferecimento de alimento na pós-ordenha são medidas recomendadas para a profilaxia de agentes ambientais de mastite bovina, incluindo K. pneumoniae.
c) Os estafilococos são bactérias pouco frequentes na gênese das infecções mamárias em vacas. Em geral, provocam mastite clínica e são transmitidos entre as vacas principalmente nas entre-ordenhas. São patógenos classificados como contagiosos na mastite bovina. Esse grupo de micro-organismos produzem diferentes toxinas, incluindo Staphylococcus aureus, que podem causar toxi-infecções alimentares pelo consumo de leite e derivados.
d) A contagem eletrônica de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT) são parâmetros de qualidade do leite adotados oficialmente em programas de qualidade do leite, em vários países, incluindo no Brasil. A CCS é relacionada, majoritariamente, ao aumento do número de linfócitos nos casos de mastite, o que influencia diretamente a elevação da celularidade do leite de vacas. Esse aumento da celularidade está intimamente relacionado com condições inadequadas de armazenamento do leite (temperatura, higiene) no tanque de expansão. Em contraste, o aumento da CBT está diretamente relacionado com a ocorrência de mastite.
e) Brucella abortus é conhecida como bactéria de elevada frequência como agente causal primário de mastite em vacas. Possui potencial zoonótico, posto que pode infectar os humanos pelo consumo de leite cru ou derivados. Resistem ao processo de tratamento térmico de ultrapasteurização (UHT – ultra high temperature) e fervura do leite.

As doenças de origem alimentar podem ser divididas em infecções e intoxicações. Qual sentença define corretamente o termo infecção?


A Ingestão de toxinas formadas no interior do intestino e consequente manifestação clínica. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
B Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
C Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Clostridium botulinum.
D Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.
E Ingestão de toxinas pré-formadas nos alimentos e consequente manifestação clínica. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.

Um cão foi mordido por um morcego infectado com o vírus da raiva no dia 10 de janeiro. Suponha que o cão se tornou infectado e apresentou sinais clínicos da doença em questão no dia 19 de janeiro. A eliminação do agente em secreções e excreções foi detectada inicialmente no dia 17 de janeiro. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.


A O período de incubação foi de 7 dias.
B O período de incubação foi de 11 dias.
C O período pré-patente foi de 9 dias.
D O período pré-patente foi de 7 dias.
E O período de transmissibilidade foi de 9 dias.

Assinale a alternativa falsa sobre a brucelose em animais domésticos.


A O auxílio ao parto de vacas infectadas, a manipulação de fetos e placenta sem equipamentos de proteção individual (EPIs) e a ingestão de leite cru ou não tratado termicamente são situações consideradas de risco para a transmissão de Brucella abortus para os humanos.
B No Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose do MAPA, Brasil, não é permitido o tratamento de vacas infectadas para brucelose. Os animais confirmados positivos, utilizando os testes exigidos pelo MAPA, são destinados
C Na epidemiologia da brucelose bovina, os touros são considerados a principal fonte de infecção na transmissão de Brucella abortus em rebanhos bovinos, pela prática da monta natural. A transmissão do patógeno pela inseminação artificial não ocorre nessa doença, posto que B. abortus não resiste à baixa temperatura de congelação do sêmen.
D A
E

A vacinas B19 e RB51, comercialmente disponíveis no Brasil, são constituídas de cepas atenuadas de Brucella abortus. Se manejadas indevidamente na prática da vacinação de bovinos, podem infectar os humanos.


O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído com base em princípios doutrinários e organizacionais. Quando se afirma que quanto mais perto do fato a decisão for tomada maior a chance de acerto, está se falando do


Princípio organizacional da descentralização.
Princípio doutrinário da integralidade.
Princípio doutrinário da equidade.
Princípio organizacional da equidade.
Princípio organizacional da hierarquização.

Os agentes biológicos que afetam o homem e os animais são distribuídos em classes de risco. Essa distribuição leva em conta o risco individual ou coletivo, potencial de propagação na comunidade, disseminação no meio ambiente e existência e efetividade de medidas profiláticas e terapêuticas. Agentes patogênicos são distribuídos em classes de 1 a 4. Assim, agentes biológicos classificados na Classe 3, têm as seguintes características:


possuem capacidade de transmissão por via respiratória e causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Mycobacterium bovis.
possuem grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento, não há qualquer medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por esses. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Essa classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: vírus Ebola.
não causam doença em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
incluem agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, pode

De acordo com o “Código de Ética Profissional do Médico Veterinário”, é vedado (proibido) ao médico veterinário


A) apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, bem como em programas, regulamentos, normas, portarias, decretos e leis municipais, estaduais e federais, com base em conhecimentos técnicos, comunicando o fato aos órgãos competentes e ao CRMV de sua jurisdição.
B) prescrever tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.
C) realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados, observando princípios básicos de saúde pública, legislação de proteção aos animais e normas do CFMV.
D) deixar de encaminhar de volta ao médico veterinário o paciente que lhe for enviado para procedimento especializado, e/ou não fornecer as devidas informações sobre o ocorrido no período em que se responsabilizou por esse.
E) denunciar pesquisas, testes, práticas de ensino ou quaisquer outras realizadas com animais sem a observância dos preceitos éticos e dos procedimentos adequados.

Assinale a alternativa que não contém uma adequada associação de antibióticos de amplo espectro contra gram negativos e positivos, a ser utilizada no atendimento emergencial de um cão com síndrome da resposta inflamatória sistêmica/ sepse.


A) Amoxicilina / clavulanato e enrofloxacina.
B) Ampicilina e enrofloxacina.
C) Ampicilina e cefalotina.
D) Ampicilina e amicacina.
E) Clindamicina e ceftriaxona.

Assinale a alternativa correta.


A) A conservação das amostras citopatológicas são realizadas pelo formaldeído a 10%.
B) O material histopatológico é conservado no formol a 37%.
C) Amostras para histopatologia podem ser conservadas em formalina a 10%, sendo a quantidade indicada de formalina 2x o volume da amostra.
D) Amostras para histopatologia convencional podem ser conservadas congeladas a –20 ºC.
E) Amostras de biópsia devem ser imediatamente imersas na formalina a 10% para sua conservação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

No dia 1 de janeiro de 2021, havia 100 vacas em lactação em um rebanho, das quais 80 se encontravam não infectadas e 20 se encontravam infectadas por patógenos causadores de mastite. No dia 1 de fevereiro de 2021, havia 70 vacas não infectadas e 30 vacas infectadas. Das 80 vacas não infectadas no dia 1 de janeiro de 2021, 8 se tornaram infectadas no período considerado (1 mês).
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.


A prevalência de mastite no dia 1 de janeiro de 2021 era 25%.
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 30%.
A taxa de incidência (ou densidade de incidência) no período de um mês foi de 30 casos/animal/mês.
A prevalência de mastite no dia 1 de fevereiro de 2021 era 8%.
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 10%.

Um médico veterinário tomou conhecimento de um caso de agressão canina a uma criança por um cão de rua. O médico veterinário do município orientou que o cão fosse sacrificado e que a criança fizesse o esquema de vacinação pós-exposição.
Qual parecer é correto sobre as duas orientações?


A orientação para o cão está incorreta, pois, nesse caso, a recomendação seria recolhê-lo e mantê-lo em observação por 30 dias. No caso da orientação para a criança, está correta, pois a soroterapia é muito arriscada nessa faixa etária e a criança precisaria estar internada, portanto o mais adequado é mesmo o tratamento pós-exposição.
Ambas estão corretas, pois se trata de um cão de rua cujo histórico vacinal não é conhecido.
O médico veterinário orientou de forma correta uma vez que ele tem todo o conhecimento sobre as zoonoses e ele é o responsável pelo controle dessas enfermidades no município.
A orientação para o cão está correta, afinal é preciso colher material para o diagnóstico e a orientação para a criança está incorreta, pois o médico veterinário deveria ter indicado a soroterapia com a internação da paciente, uma vez que, dependendo do local da lesão, não haveria tempo hábil para o organismo produzir os anticorpos necessários para evitar a doença.
As duas orientações estão incorretas, pois o cão deveria ter sido recolhido, mantido em observação diária por 10 dias e, se houvesse alguma alteração do seu comportamento nesse período, isso deveria ser comunicado imediatamente ao serviço de saúde, e, em relação à criança, não é de responsabilidade do médico veterinário a indicação do tratamento para pacientes humanos e sim do médico.

São métodos de insensibilização legalmente aceitos para o abate humanitário de bovinos, suínos e aves, correta e respectivamente,


mecânico, mecânico e elétrico.
mecânico, elétrico e elétrico.
elétrico, mecânico e mecânico.
mecânico, elétrico e mecânico.
elétrico, mecânico e elétrico.

Uma amostra de soro humano foi submetida ao teste de soroaglutinação microscópica para o diagnóstico de leptospirose, resultando no título 100 para o sorovar Icterohaemorrhagiae. Nesse caso, é correto afirmar que


esse é o título sorológico mais elevado que o teste é capaz de detectar.
a amostra de soro deve ser submetida a um teste de diagnóstico direto, como a PCR.
se trata de um caso conclusivo de leptospirose.
esse resultado não tem muita validade, pois o sorovar Icterohaemorrhagiae é amplamente difundido na população.
se deve associar esse resultado aos parâmetros clínicos e epidemiológicos do paciente para um melhor direcionamento no diagnóstico.

Sobre a tuberculose canina, pode-se afirmar corretamente que


é uma doença exclusiva de cães e não representa risco para humanos.
a transmissão ocorre principalmente por meio da ingestão de alimentos contaminados.
o diagnóstico é feito apenas por meio de exames clínicos.
o tratamento é eficaz e a cura é garantida em todos os casos.
a vacinação é a principal medida de prevenção.

Na leishmaniose visceral canina, a forma infectante do agente para os humanos e a forma do agente nos tecidos dos hospedeiros denominam-se, correta e respectivamente,


a) amastigota e promastigota.
b) amastigota e epimastigota.
c) epimastigota e amastigota.
d) promastigota e amastigota.
e) promastigota e epimastigota.

Um veterinário faz parte de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e trabalha há muito tempo com as crianças de uma creche. Recentemente ele observou que algumas crianças vêm apresentando sinais gastroentéricos e aumento dos linfonodos cervicais. Qual é a alternativa correta no que se refere à enfermidade suspeita, à forma infectante / via de transmissão, às imunoglobulinas encontradas no exame sorológico e aos exame(s) sorológico(s) realizado(s)?


a) Toxoplasmose, oocistos/areia, IgM e IgG, RIFI
b) Leishmaniose visceral, promastigotas/inseto vetor, IgM e IgG, ELISA
c) Tuberculose, bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR)/aerossóis, IgM e IgG, ELISA
d) Brucelose, brucelas/ingestão de leite cru, IgM e IgG, RIFI
e) Salmonelose, salmonelas/ingestão de alimentos contaminados, IgM e IgG, ELISA

No que tange aos aspectos de controle da qualidade do leite e da mastite em vacas, assinale a alternativa verdadeira.


a) A ocorrência da multirresistência bacterina é considerada fenômeno emergente em animais e humanos, restrito aos países em desenvolvimento. Conceitualmente, o uso não racional ou indevido de antimicrobianos na profilaxia e no tratamento de humanos e animais pode reduzir a pressão seletiva para bactérias multirresistentes.
b) Klebsiella pneumoniae são bactérias de origem ambiental no estabelecimento de infecções mamárias em vacas. Estão associadas principalmente a casos de mastite clínica em vacas, por vezes, graves e com sinais sistêmicos. A retirada periódica de dejetos dos ambientes das entre-ordenhas, o uso do pré-dipping e o oferecimento de alimento na pós-ordenha são medidas recomendadas para a profilaxia de agentes ambientais de mastite bovina, incluindo K. pneumoniae.
c) Os estafilococos são bactérias pouco frequentes na gênese das infecções mamárias em vacas. Em geral, provocam mastite clínica e são transmitidos entre as vacas principalmente nas entre-ordenhas. São patógenos classificados como contagiosos na mastite bovina. Esse grupo de micro-organismos produzem diferentes toxinas, incluindo Staphylococcus aureus, que podem causar toxi-infecções alimentares pelo consumo de leite e derivados.
d) A contagem eletrônica de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT) são parâmetros de qualidade do leite adotados oficialmente em programas de qualidade do leite, em vários países, incluindo no Brasil. A CCS é relacionada, majoritariamente, ao aumento do número de linfócitos nos casos de mastite, o que influencia diretamente a elevação da celularidade do leite de vacas. Esse aumento da celularidade está intimamente relacionado com condições inadequadas de armazenamento do leite (temperatura, higiene) no tanque de expansão. Em contraste, o aumento da CBT está diretamente relacionado com a ocorrência de mastite.
e) Brucella abortus é conhecida como bactéria de elevada frequência como agente causal primário de mastite em vacas. Possui potencial zoonótico, posto que pode infectar os humanos pelo consumo de leite cru ou derivados. Resistem ao processo de tratamento térmico de ultrapasteurização (UHT – ultra high temperature) e fervura do leite.

As doenças de origem alimentar podem ser divididas em infecções e intoxicações. Qual sentença define corretamente o termo infecção?


A Ingestão de toxinas formadas no interior do intestino e consequente manifestação clínica. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
B Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
C Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Clostridium botulinum.
D Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.
E Ingestão de toxinas pré-formadas nos alimentos e consequente manifestação clínica. Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.

Um cão foi mordido por um morcego infectado com o vírus da raiva no dia 10 de janeiro. Suponha que o cão se tornou infectado e apresentou sinais clínicos da doença em questão no dia 19 de janeiro. A eliminação do agente em secreções e excreções foi detectada inicialmente no dia 17 de janeiro. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.


A O período de incubação foi de 7 dias.
B O período de incubação foi de 11 dias.
C O período pré-patente foi de 9 dias.
D O período pré-patente foi de 7 dias.
E O período de transmissibilidade foi de 9 dias.

Assinale a alternativa falsa sobre a brucelose em animais domésticos.


A O auxílio ao parto de vacas infectadas, a manipulação de fetos e placenta sem equipamentos de proteção individual (EPIs) e a ingestão de leite cru ou não tratado termicamente são situações consideradas de risco para a transmissão de Brucella abortus para os humanos.
B No Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose do MAPA, Brasil, não é permitido o tratamento de vacas infectadas para brucelose. Os animais confirmados positivos, utilizando os testes exigidos pelo MAPA, são destinados
C Na epidemiologia da brucelose bovina, os touros são considerados a principal fonte de infecção na transmissão de Brucella abortus em rebanhos bovinos, pela prática da monta natural. A transmissão do patógeno pela inseminação artificial não ocorre nessa doença, posto que B. abortus não resiste à baixa temperatura de congelação do sêmen.
D A
E

A vacinas B19 e RB51, comercialmente disponíveis no Brasil, são constituídas de cepas atenuadas de Brucella abortus. Se manejadas indevidamente na prática da vacinação de bovinos, podem infectar os humanos.


O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído com base em princípios doutrinários e organizacionais. Quando se afirma que quanto mais perto do fato a decisão for tomada maior a chance de acerto, está se falando do


Princípio organizacional da descentralização.
Princípio doutrinário da integralidade.
Princípio doutrinário da equidade.
Princípio organizacional da equidade.
Princípio organizacional da hierarquização.

Os agentes biológicos que afetam o homem e os animais são distribuídos em classes de risco. Essa distribuição leva em conta o risco individual ou coletivo, potencial de propagação na comunidade, disseminação no meio ambiente e existência e efetividade de medidas profiláticas e terapêuticas. Agentes patogênicos são distribuídos em classes de 1 a 4. Assim, agentes biológicos classificados na Classe 3, têm as seguintes características:


possuem capacidade de transmissão por via respiratória e causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Mycobacterium bovis.
possuem grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento, não há qualquer medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por esses. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Essa classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: vírus Ebola.
não causam doença em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
incluem agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, pode

De acordo com o “Código de Ética Profissional do Médico Veterinário”, é vedado (proibido) ao médico veterinário


A) apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, bem como em programas, regulamentos, normas, portarias, decretos e leis municipais, estaduais e federais, com base em conhecimentos técnicos, comunicando o fato aos órgãos competentes e ao CRMV de sua jurisdição.
B) prescrever tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.
C) realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados, observando princípios básicos de saúde pública, legislação de proteção aos animais e normas do CFMV.
D) deixar de encaminhar de volta ao médico veterinário o paciente que lhe for enviado para procedimento especializado, e/ou não fornecer as devidas informações sobre o ocorrido no período em que se responsabilizou por esse.
E) denunciar pesquisas, testes, práticas de ensino ou quaisquer outras realizadas com animais sem a observância dos preceitos éticos e dos procedimentos adequados.

Assinale a alternativa que não contém uma adequada associação de antibióticos de amplo espectro contra gram negativos e positivos, a ser utilizada no atendimento emergencial de um cão com síndrome da resposta inflamatória sistêmica/ sepse.


A) Amoxicilina / clavulanato e enrofloxacina.
B) Ampicilina e enrofloxacina.
C) Ampicilina e cefalotina.
D) Ampicilina e amicacina.
E) Clindamicina e ceftriaxona.

Assinale a alternativa correta.


A) A conservação das amostras citopatológicas são realizadas pelo formaldeído a 10%.
B) O material histopatológico é conservado no formol a 37%.
C) Amostras para histopatologia podem ser conservadas em formalina a 10%, sendo a quantidade indicada de formalina 2x o volume da amostra.
D) Amostras para histopatologia convencional podem ser conservadas congeladas a –20 ºC.
E) Amostras de biópsia devem ser imediatamente imersas na formalina a 10% para sua conservação.

Prévia do material em texto

18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 1/27
Questão 01 - Saúde Pública
No dia 1 de janeiro de 2021, havia 100 vacas em lactação em um rebanho, das quais 80 se
encontravam não infectadas e 20 se encontravam infectadas por patógenos causadores de
mastite. No dia 1 de fevereiro de 2021, havia 70 vacas não infectadas e 30 vacas infectadas. Das
80 vacas não infectadas no dia 1 de janeiro de 2021, 8 se tornaram infectadas no período
considerado (1 mês).
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Questão 02 - Saúde Pública
Um médico veterinário tomou conhecimento de um caso de agressão canina a uma criança por
um cão de rua. O médico veterinário do município orientou que o cão fosse sacrificado e que a
criança fizesse o esquema de vacinação pós-exposição.
Qual parecer é correto sobre as duas orientações?
A prevalência de mastite no dia 1 de janeiro de 2021 era 25%.A
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 30%.B
A taxa de incidência (ou densidade de incidência) no período de um mês foi de 30
casos/animal/mês.
C
A prevalência de mastite no dia 1 de fevereiro de 2021 era 8%.D
A incidência cumulativa de mastite no período de um mês foi de 10%.E
A orientação para o cão está incorreta, pois, nesse caso, a recomendação seria recolhê-
lo e mantê-lo em observação por 30 dias. No caso da orientação para a criança, está
correta, pois a soroterapia é muito arriscada nessa faixa etáriae a criança precisaria estar
internada, portanto o mais adequado é mesmo o tratamento pós-exposição.
A
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 2/27
Questão 03 - Saúde Pública
São métodos de insensibilização legalmente aceitos para o abate humanitário de bovinos, suínos
e aves, correta e respectivamente,
Questão 04 - Saúde Pública
Ambas estão corretas, pois se trata de um cão de rua cujo histórico vacinal não é
conhecido.
B
O médico veterinário orientou de forma correta uma vez que ele tem todo o
conhecimento sobre as zoonoses e ele é o responsável pelo controle dessas
enfermidades no município.
C
A orientação para o cão está correta, afinal é preciso colher material para o diagnóstico e
a orientação para a criança está incorreta, pois o médico veterinário deveria ter indicado
a soroterapia com a internação da paciente, uma vez que, dependendo do local da lesão,
não haveria tempo hábil para o organismo produzir os anticorpos necessários para evitar
a doença.
D
As duas orientações estão incorretas, pois o cão deveria ter sido recolhido, mantido em
observação diária por 10 dias e, se houvesse alguma alteração do seu comportamento
nesse período, isso deveria ser comunicado imediatamente ao serviço de saúde, e, em
relação à criança, não é de responsabilidade do médico veterinário a indicação do
tratamento para pacientes humanos e sim do médico.
E
mecânico, mecânico e elétrico.A
mecânico, elétrico e elétrico.B
elétrico, mecânico e mecânico.C
mecânico, elétrico e mecânico.D
elétrico, mecânico e elétrico.E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 3/27
Uma amostra de soro humano foi submetida ao teste de soroaglutinação microscópica para o
diagnóstico de leptospirose, resultando no título 100 para o sorovar Icterohaemorrhagiae.
Nesse caso, é correto afirmar que
Questão 05 - Saúde Pública
Sobre a tuberculose canina, pode-se afirmar corretamente que
se deve associar esse resultado aos parâmetros clínicos e epidemiológicos do paciente
para um melhor direcionamento no diagnóstico.
A
esse é o título sorológico mais elevado que o teste é capaz de detectar.B
a amostra de soro deve ser submetida a um teste de diagnóstico direto, como a PCR.C
se trata de um caso conclusivo de leptospirose.D
esse resultado não tem muita validade, pois o sorovar Icterohaemorrhagiae é
amplamente difundido na população humana.
E
a espécie canina é refratária à tuberculose.A
não apresenta potencial zoonótico algum, pois, na espécie canina, é uma doença
autolimitante.
B
é uma doença compartilhada pela espécie canina e pela espécie humana, podendo o cão
infectar os humanos (caracterizando zoonose) e os humanos infectarem o cão
(caracterizando antropozoonose).
C
é uma doença de menor importância em saúde pública e tem como agente apenas
Mycobacterium avium.
D
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 4/27
Questão 06 - Saúde Pública
Na leishmaniose visceral canina, a forma infectante do agente para os humanos e a forma do
agente nos tecidos dos hospedeiros denominam-se, correta e respectivamente,
Questão 07 - Saúde Pública
No que tange aos aspectos de controle da qualidade do leite e da mastite em vacas, assinale a
alternativa verdadeira.
só acomete os cães imunossuprimidos e expostos apenas ao M. tuberculosis.E
amastigota e promastigota.A
amastigota e epimastigota.B
epimastigota e amastigota.C
promastigota e amastigota.D
promastigota e epimastigota.E
A ocorrência da multirresistência bacterina é considerada fenômeno emergente em
animais e humanos, restrito aos países em desenvolvimento. Conceitualmente, o uso
não racional ou indevido de antimicrobianos na profilaxia e no tratamento de humanos e
animais pode reduzir a pressão seletiva para bactérias multirresistentes.
A
Klebsiella pneumoniae são bactérias de origem ambiental no estabelecimento de
infecções mamárias em vacas. Estão associadas principalmente a casos de mastite
clínica em vacas, por vezes, graves e com sinais sistêmicos. A retirada periódica de
B
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 5/27
Questão 08 - Saúde Pública
Um veterinário faz parte de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e
trabalha há muito tempo com as crianças de uma creche. Recentemente ele observou que
algumas crianças vêm apresentando sinais gastroentéricos e aumento dos linfonodos cervicais.
Qual é a alternativa correta no que se refere à enfermidade suspeita, à forma infectante / via de
transmissão, às imunoglobulinas encontradas no exame sorológico e aos exame(s) sorológico(s)
realizado(s)?
dejetos dos ambientes das entre-ordenhas, o uso do pré-dipping e o oferecimento de
alimento na pós-ordenha são medidas recomendadas para a profilaxia de agentes
ambientais de mastite bovina, incluindo K. pneumoniae.
Os estafilococos são bactérias pouco frequentes na gênese das infecções mamárias em
vacas. Em geral, provocam mastite clínica e são transmitidos entre as vacas
principalmente nas entre-ordenhas. São patógenos classificados como contagiosos na
mastite bovina. Esse grupo de micro-organismos produzem diferentes toxinas, incluindo
Staphylococcus aureus, que podem causar toxi-infecções alimentares pelo consumo de
leite e derivados.
C
A contagem eletrônica de células somáticas (CCS) e a contagem bacteriana total (CBT)
são parâmetros de qualidade do leite adotados oficialmente em programas de qualidade
do leite, em vários países, incluindo no Brasil. A CCS é relacionada, majoritariamente, ao
aumento do número de linfócitos nos casos de mastite, o que influencia diretamente a
elevação da celularidade do leite de vacas. Esse aumento da celularidade está
intimamente relacionado com condições inadequadas de armazenamento do leite
(temperatura, higiene) no tanque de expansão. Em contraste, o aumento da CBT está
diretamente relacionado com a ocorrência de mastite.
D
Brucella abortus é conhecida como bactéria de elevada frequência como agente causal
primário de mastite em vacas. Possui potencial zoonótico, posto que pode infectar os
humanos pelo consumo de leite cru ou derivados. Resistem ao processo de tratamento
térmico de ultrapasteurização (UHT– ultra high temperature) e fervura do leite.
E
Toxoplasmose, oocistos/areia, IgM e IgG, RIFI e ELISA.A
Rotavirose, Rotavírus/água, IgM, RIFI e PCR.B
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 6/27
Questão 09 - Saúde Pública
Um teste sorológico utilizado para diagnóstico de uma doença viral de bovinos apresentou
sensibilidade de 95% e especificidade de 85%. O valor preditivo positivo foi de 80%.
Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta.
Questão 10 - Saúde Pública
As doenças de origem alimentar podem ser divididas em infecções e intoxicações.
Qual sentença define corretamente o termo infecção?
Rotavirose, Rotavírus/carne, IgG, RIFI e PCR.C
Toxoplasmose, taquizoítos/areia, IgG, RIFI.D
Toxoplasmose, bradizoítos/carne, IgG, RIFI e ELISA.E
85% dos animais realmente não infectados foram considerados negativos (não
infectados) pelo teste diagnóstico.
A
15% dos animais realmente não infectados foram considerados positivos (infectados)
pelo teste diagnóstico.
B
5% dos animais realmente infectados foram considerados negativos (não infectados)
pelo teste diagnóstico.
C
95% de todos os animais testados foram considerados positivos (infectados) pelo teste
diagnóstico.
D
80% dos animais que tiveram resultados positivos do teste diagnóstico estavam
realmente infectados. E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 7/27
Questão 11 - Saúde Pública
Um cão foi mordido por um morcego infectado com o vírus da raiva no dia 10 de janeiro.
Suponha que o cão se tornou infectado e apresentou sinais clínicos da doença em questão no
dia 19 de janeiro. A eliminação do agente em secreções e excreções foi detectada inicialmente
no dia 17 de janeiro.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Questão 12 - Saúde Pública
Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos.
Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
A
Ingestão de toxinas formadas no interior do intestino e consequente manifestação clínica.
Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Staphylococcus aureus.
B
Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos.
Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Clostridium botulinum.
C
Invasão e multiplicação de microrganismos na mucosa intestinal e em outros tecidos.
Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.
D
Ingestão de toxinas pré-formadas nos alimentos e consequente manifestação clínica.
Uma bactéria que utiliza esse mecanismo é Salmonella spp.
E
O período de incubação foi de 7 dias.A
O período de incubação foi de 11 dias.B
O período pré-patente foi de 9 dias.C
O período pré-patente foi de 7 dias.D
O período de transmissibilidade foi de 9 dias.E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 8/27
Assinale a alternativa falsa sobre a brucelose em animais domésticos.
Questão 13 - Saúde Pública
Um estabelecimento que possui certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF) é habilitado
para a comercialização de seus produtos nos âmbitos:
Na epidemiologia da brucelose bovina, os touros são considerados a principal fonte de
infecção na transmissão de Brucella abortus em rebanhos bovinos, pela prática da monta
natural. A transmissão do patógeno pela inseminação artificial não ocorre nessa doença,
posto que B. abortus não resiste à baixa temperatura de congelação do sêmen.
A
O auxílio ao parto de vacas infectadas, a manipulação de fetos e placenta sem
equipamentos de proteção individual (EPIs) e a ingestão de leite cru ou não tratado
termicamente são situações consideradas de risco para a transmissão de Brucella
abortus para os humanos.
B
No Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose do MAPA, Brasil, não é
permitido o tratamento de vacas infectadas para brucelose. Os animais confirmados
positivos, utilizando os testes exigidos pelo MAPA, são destinados ao abate sanitário.
C
Brucella melitensis é considerada a espécie do gênero Brucella que causa a doença com
sinais clínicos mais graves em humanos. Apresenta predomínio de infecções na espécie
caprina. Pode ser transmitida aos humanos pelo consumo de leite cru ou não submetido
a tratamento térmico adequado.
D
A vacinas B19 e RB51, comercialmente disponíveis no Brasil, são constituídas de cepas
atenuadas de Brucella abortus. Se manejadas indevidamente na prática da vacinação de
bovinos, podem infectar os humanos.
E
nacional (sempre) e internacional (sempre).A
nacional (sempre) e internacional (se habilitado pelo comprador).B
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 9/27
Questão 14 - Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) é construído com base em princípios doutrinários e
organizacionais. Quando se afirma que quanto mais perto do fato a decisão for tomada maior a
chance de acerto, está se falando do
Questão 15 - Saúde Pública
A medicina veterinária é a profissão que apresenta maior interface com as demais áreas da
saúde e o meio ambiente. A essa integração atribui-se hoje o nome de One Health.
Qual alternativa apresenta as funções do médico veterinário, nesse contexto, de maneira
totalmente correta?
estadual (sempre) e nacional (se habilitado pelo comprador).C
municipal (sempre) e estadual (se habilitado pelo comprador).D
estadual (sempre) e municipal (se habilitado pelo comprador).E
Princípio organizacional da descentralização.A
Princípio doutrinário da integralidade.B
Princípio doutrinário da equidade.C
Princípio organizacional da equidade.D
Princípio organizacional da hierarquização.E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 10/27
Questão 16 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
O exame do sistema linfático (vasos linfáticos e linfonodos) é importante por vários motivos,
dentre os listados a seguir, assinale aquele que não é um motivo para esse exame.
Inspeção de alimentos de origem animal; controle de vetores e animais sinantrópicos;
intervenção nos fatores de risco animais e ambientais para o controle de epidemias e
pandemias; atuação nos Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASF); atendimento
clínico e encaminhamento de pessoas agredidas por cães e gatos.
A
Intervenção nos fatores determinantes da saúde, especialmente os relacionados ao meio
ambiente e aos animais; análise de dados epidemiológicos; indicação de terapias
alternativas para o controle das zoonoses em seres humanos.
B
Liderança de equipes para o enfrentamento de emergências sanitárias; capacitação e
atualização de profissionais da saúde; estabelecimento de protocolos de tratamento para
pessoas com tuberculose pelo M. bovis.
C
Atuação como gestores da saúde; análise de risco e intervenção nas contaminações
ambientais por substâncias tóxicas e por microrganismos; prevenção de doenças de
veiculação hídrica e zoonoses; capacitação sobre boas práticas de manipulação e
comercialização de alimentos de origem animal.
D
Planejamento, execução e avaliação de programas de saúde; controle da raiva urbana
em animais domésticos e silvestres; indicação de tratamento para raiva em pessoas
agredidas por cães, de acordo com a legislação atual; controle da população de cães e
gatos; ações de educação permanente em saúde para a população.
E
Em casos de dispneia, pela possibilidade de compressão faríngea por linfonodos
retrofaríngeos.
A
Os linfonodos, como os vasos linfáticos, apresentam alterações características em várias
doenças infecciosas, tais como leucose bovina, linfadenite caseosa dos caprinos e
ovinos, leishmaniose visceral canina, sendo, dessa maneira, um fator fundamental para o
estabelecimento dodiagnóstico nosológico.
B
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 11/27
Questão 17 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
Os agentes biológicos que afetam o homem e os animais são distribuídos em classes de risco.
Essa distribuição leva em conta o risco individual ou coletivo, potencial de propagação na
comunidade, disseminação no meio ambiente e existência e efetividade de medidas profiláticas e
terapêuticas. Agentes patogênicos são distribuídos em classes de 1 a 4. Assim, agentes
biológicos classificados na Classe 3, têm as seguintes características:
A dilatação ou hipertrofia anormal dos linfonodos, que ocorre na maioria dos processos
infecciosos e inflamatórios, pode comprometer a função de alguns órgãos vizinhos,
agravando ainda mais o quadro geral do animal.
C
Porque os linfonodos quase sempre são a causa primária das alterações.D
Por participarem dos processos patológicos que ocorrem nas áreas ou regiões por eles
drenadas, as alterações no sistema linfático são capazes de identificar o órgão ou a
região que está acometida.
E
possuem capacidade de transmissão por via respiratória e causam patologias humanas
ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de
tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no
meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Mycobacterium
bovis.
A
possuem grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão
desconhecida. Até o momento, não há qualquer medida profilática ou terapêutica eficaz
contra infecções ocasionadas por esses. Causam doenças humanas e animais de alta
gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente.
Essa classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: vírus Ebola.
B
não causam doença em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.C
incluem agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não
sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves
perdas econômicas e/ou na produção de alimentos.
D
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 12/27
Questão 18 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
Um animal de 50 kg será medicado. Quantos mL são necessários para administrar a dose de 4
mg/kg de produto a 20%?
Questão 19 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
De acordo com o “Código de Ética Profissional do Médico Veterinário”, é vedado (proibido) ao
médico veterinário
provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na
comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem
medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Salmonella ssp.
E
1 mL.A
12,5 mL.B
125 mL.C
0,625 mL.D
6,25 mL.E
apontar falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que
trabalhe, bem como em programas, regulamentos, normas, portarias, decretos e leis
municipais, estaduais e federais, com base em conhecimentos técnicos, comunicando o
fato aos órgãos competentes e ao CRMV de sua jurisdição.
A
prescrever tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos
humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.
B
realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados, observando princípios básicos
de saúde pública, legislação de proteção aos animais e normas do CFMV.
C
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 13/27
Questão 20 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
Assinale a alternativa que não contém uma adequada associação de antibióticos de amplo
espectro contra gram negativos e positivos, a ser utilizada no atendimento emergencial de um
cão com síndrome da resposta inflamatória sistêmica/ sepse.
Questão 21 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
Assinale a alternativa correta.
deixar de encaminhar de volta ao médico veterinário o paciente que lhe for enviado para
procedimento especializado, e/ou não fornecer as devidas informações sobre o ocorrido
no período em que se responsabilizou por esse.
D
denunciar pesquisas, testes, práticas de ensino ou quaisquer outras realizadas com
animais sem a observância dos preceitos éticos e dos procedimentos adequados.
E
Amoxicilina / clavulanato e enrofloxacina.A
Ampicilina e enrofloxacina.B
Ampicilina e cefalotina.C
Ampicilina e amicacina.D
Clindamicina e ceftriaxona.E
A conservação das amostras citopatológicas são realizadas pelo formaldeído a 10%.A
Amostras de biópsia devem ser imediatamente imersas na formalina a 10% para sua
conservação. 
B
O material histopatológico é conservado no formol a 37%.C
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 14/27
Questão 22 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
Para prevenir a dispersão e a contaminação por agentes biológicos patogênicos durante as
atividades de colheita de amostras, manipulação laboratorial e descarte, faz-se necessária a
utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC). São exemplos de EPI e
EPC, correta e respectivamente,
Questão 23 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
No que se refere à contenção física dos animais, o que não é um objetivo principal?
Amostras para histopatologia podem ser conservadas em formalina a 10%, sendo a
quantidade indicada de formalina 2x o volume da amostra.
D
Amostras para histopatologia convencional podem ser conservadas congeladas a –20
ºC.
E
óculos de proteção e luvas (EPI); jalecos e cabine de segurança biológica (EPC).A
óculos e luvas (EPI); jalecos descartáveis e cabine de segurança biológica (EPC).B
jalecos e luvas (EPI); cabine de segurança biológica e autoclave (EPC).C
jalecos descartáveis e luvas (EPI); botas de borracha e cabine de segurança biológica
(EPC).
D
máscaras e luvas (EPI); botas de borracha e luz ultravioleta (EPC).E
Ser mais rápido no atendimento.A
Facilitar o exame físico.B
Proteger o examinador, o auxiliar e o animal.C
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 15/27
Questão 24 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
O código de ética do médico veterinário normatiza os deveres do profissional no exercício de
Responsabilidade Técnica (RT).
Com base na Resolução n 1.138 de 16 de dezembro de 2016, assinale a alternativa incorreta.
Questão 25 - Conhecimentos Gerais em Medicina Veterinária
O código de ética do médico veterinário é o instrumento normativo para o exercício profissional e
o documento para conhecimento dos direitos e deveres profissionais.
Com base na Resolução n 1.138 de 16 de dezembro de 2016, assinale a alternativa incorreta.
Possibilitar procedimentos diversos (medicação injetável, curativos, cateterização,
exames radiográficos, coleta de sangue etc.).
D
Evitar fugas e acidentes como fraturas.E
o
É dever do RT elaborar minucioso laudo informativo ao CRMV/CFMV em caráter sigiloso,
toda vez que o estabelecimento se negar e/ou dificultar a ação da fiscalização oficial ou
da sua atuação profissional.
A
É dever do RT exercê-la nos estabelecimentos de qualquer espécie, sujeitos à
fiscalização e/ou inspeção de órgão público oficial, mesmo naqueles no qual exerça
cargo, emprego ou função, com atribuições de fiscalização e/ou inspeção.
B
É dever do RT registrar junto ao CRMV anotação de responsabilidade técnica (ART)
sempre que a empresa exercer atividade relacionada à Medicina Veterinária.
C
É dever do RT responder, integralmente e na data aprazada, os relatórios de RT
solicitados pelo CRMV/CFMV.
D
É dever do RT comparecer e responder às convocações oficiais dosórgãos públicos
fiscalizadores de atuação da empresa na qual exerce suas funções.
E
o
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 16/27
Questão 26 - Conhecimentos Específicos
Em relação à aspergilose assinale a alternativa incorreta.
Questão 27 - Conhecimentos Específicos
Os dois sorovares de Salmonella específicos das aves são:
É vedado ao médico veterinário divulgar seus serviços como gratuitos ou com valores
promocionais.
A
É vedado ao médico veterinário receitar sem prévio exame clínico do paciente.B
É vedado ao médico veterinário prescrever medicamentos sem registro no órgão
competente, salvo quando se tratar de manipulação.
C
É dever do médico veterinário exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu
conhecimento profissional.
D
É direito do médico veterinário negar, sem justificativa, sua colaboração profissional a
colega que dela necessite.
E
Como a disseminação do Aspergillus spp. ocorre principalmente pelo ar, os incubatórios
são de grande importância na transmissão da aspergilose, visto que a circulação de ar
abundante, a elevada temperatura e a umidade favorecem a proliferação de fungos.
A
Quando ocular, pode apresentar lesões unilaterais com exsudato caseoso sobre a
conjuntiva e áreas externas do olho.
B
Na forma nervosa, observa-se ataxia, torcicolo, encefalite ou meningoencefalite.C
A forma clássica da doença é a nervosa, causando encefalite e paralisias.D
Os ovos somente serão contaminados quando entrarem em contato com esporos do
Aspergillus spp.
E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 17/27
Questão 28 - Conhecimentos Específicos
A toxicidade das micotoxicoses pode ser aguda ou crônica e depende
Questão 29 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa correta em relação à laringotraqueíte das galinhas.
Pullorum e Gallinarum.A
Gallinarum e Enteritidis.B
Enteritidis e Typhi.C
Pullorum e Enteritidis.D
Enteritidis e Typhimurium.E
da espécie de fungo produtor.A
da época do ano, da claridade e da substrato onde o fungo se desenvolveu.B
da idade e da espécie de ave acometida.C
da quantidade de micotoxinas ingerida.D
de qual substrato do fungo utilizou para crescimento.E
Sem importância na avicultura devido às perdas serem insignificantes.A
Doença que sempre causa lesões leves na traqueia.B
Forma coágulos de sangue na traqueia, obstruindo a passagem de ar.C
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 18/27
Questão 30 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos segmentos do trato digestório das
galinhas.
Questão 31 - Conhecimentos Específicos
Sobre influenza aviária, assinale a alternativa incorreta.
O vírus não acomete ave de postura.D
O agente responsável é um verme que parasita a traqueia das aves.E
Esôfago, proventrículo, moela, inglúvio, duodeno, cólon, jejuno, reto e cloaca.A
Esôfago, inglúvio (papo), íleo, proventrículo, duodeno, jejuno, cecos, reto e cloaca.B
Esôfago, proventrículo, moela, inglúvio, duodeno, jejuno, cecos, reto, íleo e cloaca.C
Esôfago, inglúvio (papo), proventrículo, moela, duodeno, jejuno, íleo, cecos, reto e
cloaca.
D
Esôfago, proventrículo, inglúvio (papo), reto, moela, duodeno, íleo, jejuno, cólon e cloaca.E
Doença que acomete o trato respiratório.A
Nos aviários, a difusão do vírus por via aérea é extremamente importante.B
Acomete também humanos.C
Aves aquáticas e marinhas contaminadas, sem apresentar sinais clínicos, podem infectar
as aves susceptíveis.
D
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 19/27
Questão 32 - Conhecimentos Específicos
No laboratório, durante o cultivo, qual é a característica da colônia de Cândida spp. e como é
feita sua identificação?
Questão 33 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as lesões que podem ser encontradas em
uma ave com bronquite infecciosa.
A transmissão não ocorre via fômites, como ração, água, equipamentos e roupas
contaminados.
E
Aspecto leveduriforme, regular e cremosa; sorologia.A
Aspecto gelatinoso, irregular e seco; inoculação em camundongos e sorotipagem.B
aspecto rugoso e líquido; ELISA.C
Aspecto leveduriforme, vermelha e cremosa; inoculação em cobaios brancos somente.D
Aspecto leveduriforme, irregular e cremosa; provas bioquímicas e inoculação em soro
(disco germinativo).
E
Exsudato seroso a sanguinolento na bursa.A
Rins com ureteres distendidos por uratos e problemas respiratórios.B
Rins esbranquiçados e problemas neurológicos.C
Traqueia obstruída por coágulos de sangue.D
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 20/27
Questão 34 - Conhecimentos Específicos
Acomete aves novas, apresentando a forma aguda, e aves com idade entre 3 a 4 semanas que
apresentarão a forma crônica da doença. O texto refere-se à aspergilose em quais tipos de
aves?
Questão 35 - Conhecimentos Específicos
Assinale a correta em relação à doença de gumboro.
Exsudato hemorrágico nos sacos aéreos e presença de nódulos hepáticos.E
De produção e silvestres.A
De produção e silvestres.B
De produção e domésticas.C
De produção, domésticas, ornamentais, exóticas, silvestres e selvagens.D
Domésticas e selvagens.E
Também chamada de doença infecciosa da bursa.A
Aves acometidas por ela deixam de andar.B
Doença sem importância na avicultura atual.C
Causada por uma bactéria.D
O baço é o principal órgão afetado nessa doença.E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 21/27
Questão 36 - Conhecimentos Específicos
A bouba aviária é causada por:
Questão 37 - Conhecimentos Específicos
Sobre a presença de Salmonella Enteritidis em ovos de consumo, assinale a alternativa
incorreta.
Questão 38 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa incorreta em relação ao gênero Campylobacter.
Poxvírus.A
Bactéria.B
Verme.C
Fungos.D
Salmonellas.E
Temperatura de 30 ºC inativa a bactéria.A
O cozimento adequado destrói a bactéria.B
A pasteurização destrói a bactéria em ovo líquido.C
Poedeiras infectadas geralmente produzem ovos contaminados.D
Ovos intactos dificultam a disseminação da infecção.E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 22/27
Questão 39 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa correta em relação à candidíase.
Questão 40 - Conhecimentos Específicos
Por qual via ocorre a transmissão do Campylobacter?
Bactérias microaerófilas.A
Bactérias isoladas de carcaças de frango.B
Bactérias com formato de espiral.C
Bactérias móveis.D
Bactérias de pouco interesse na saúde pública.E
Causada por um vírus.A
Está relacionada diretamente à idade da ave e à falta de água.B
Causada por um fungo que atinge o trato urinário e, ocasionalmente, pulmões e sacos
aéreos.
C
As lesões são esbranquiçadas em forma de placas na cavidade oral.D
Atingem apenas aves de rapina.E
via respiratória.A
via fecal, somente.B
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 23/27
Questão 41 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa que não está relacionada à candidíase.
Questão 42 - Conhecimentos Específicos
Assinale a alternativa correta sobre candidíase nas aves.
via oro-aerógena.C
via oro-fecal.D
via aerógena, somente.E
Aparecimento de placas difteroides brancas, acinzentadas ou amareladas, aderidas,
coalescentes que sangram facilmente durante a manipulação na mucosa oral.
A
A bouba aviáriana forma diftérica pode confundir, devido às lesões serem parecidas.B
Mucosa espessada em cavidade oral, esôfago, inglúvio e proventrículo.C
Atinge principalmente aves mais novas.D
Erosões em moela e rim são muito comuns em pintos de um dia de idade.E
Problemas locomotores.A
Sinais entéricos com comprometimento do sistema nervoso.B
Aparecimento de sinais respiratórios e renais.C
Sintomatologia nervosa com comprometimento do nervo ciático.D
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 24/27
Questão 43 - Conhecimentos Específicos
Quais sinais clínicos, lesões macroscópicas e características do diagnóstico, respectivamente,
podem estar envolvidos em quadros de Aspergilose Aviária?
Questão 44 - Conhecimentos Específicos
Um dos exames utilizados como diagnóstico para confirmação da toxina botulínica em aves é a
inoculação intraperitoneal em camundongos do soro ou lavado intestinal das aves afetadas. Além
da mortalidade rápida dos camundongos, podemos observar também
Lesões em cavidade oral.E
Dificuldade respiratória; vesículas e crostas ao redor da cabeça e crista; isolamento e
identificação do agente.
A
Dificuldade respiratória; dermatite necrótica granulomatosa, isolamento e identificação do
agente por sequenciamento de DNA.
B
Ruídos, tosse e espirros; nódulos granulomatosos em saco aéreo; para cultivo, pode-se
utilizar ágar Sabouraud.
C
Ataxia, exsudato caseoso sobre a conjuntiva e áreas externas do olho; para cultivo,
pode-se utilizar o de cultura para bactérias.
D
Diarreia com fezes esbranquiçadas; ascite; após semeadas, o mais comum é que as
colônias sejam observadas a partir de 5 minutos de cultivo.
E
abdômen abaulado (forma de “vespa”).A
vômitos e diarreias.B
hemorragias.C
tremores e convulsões.D
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 25/27
Questão 45 - Conhecimentos Específicos
Sobre micotoxinas, é correto afirmar que são metabólitos produzidos por
Questão 46 - Conhecimentos Específicos
Na aspergilose em aves,
Questão 47 - Conhecimentos Específicos
paralisia.E
todos os tipos de fungos, sem exceção.A
fungos e bactérias.B
bactérias, apenas.C
fungos filamentosos.D
protozoários.E
é comum hiperemia dos pulmões e da bursa.A
é comum o aparecimento de nódulos caseosos em pulmão e sacos aéreos.B
a ave apresenta espirros com descarga nasal sanguinolenta.C
em quadros crônicos, os nódulos caseosos são maiores, obstruindo os ureteres.D
nunca ocorre o desenvolvimento de nódulos em pulmões.E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 26/27
Assinale a alternativa que apresenta as alterações que a bursa sofre na Doença de Gumboro.
Questão 48 - Conhecimentos Específicos
Sabe-se que a doença clínica de gumboro ocorre em aves com idade de 3 a 6 semanas de vida.
Por que não ocorre em aves antes de completarem 3 semanas de vida?
Questão 49 - Conhecimentos Específicos
Degeneração do tecido linfoide e total redução do volume da bursa.A
Rompimento da bursa com consequente infecção secundária e septicemia.B
Hemorragias e petéquia na superfície externa da bursa somente, sem comprometimento
do interior.
C
Edema, neoplasias e hiperemia.D
Estrias longitudinais salientes e transudato azulado.E
As aves com essa idade possuem ainda imunidade passiva.A
Aves com essa idade são criadas mais protegidas do ambiente externo do galpão, por
círculos de proteção, cortinas sempre fechadas e aquecedores.
B
Devido às aves não terem contato com o agente causador da doença antes dessa idade.C
Aves jovens, com menos de 3 semanas de vida, são mais resistentes que as mais
velhas.
D
A bursa, o principal órgão afetado nessa doença, ainda não está desenvolvida antes das
3 semanas de vida.
E
18/07/2023, 18:44 Caderno de prova
https://documento.vunesp.com.br/AreaCandidato/UBMZ2101/85/10705350/012/BuscarQuestaoEAlternativaHTML 27/27
O besouro-cascudinho encontrado nas granjas é de grande importância para a indústria avícola,
porque
Questão 50 - Conhecimentos Específicos
Assinale qual alternativa não está relacionada à candidíase.
parasita aves, diminuindo os índices zootécnicos.A
parasita as aves levando-as a quadros de anemia.B
lesiona seriamente a mucosa intestinal das aves.C
é um potencial vetor e transmite diversas doenças.D
seu hábito alimentar (hematófago) causa lesões na pele e favorece a entrada de outros
agentes secundários.
E
Espessamento da mucosa da cavidade oral e esôfago.A
As lesões podem se confundir com Doença de Gumboro.B
Principal levedura que acomete as aves.C
Atinge principalmente aves mais novas.D
Pode ser tratada com antifúngicos.E

Mais conteúdos dessa disciplina