Questão 3/10 - Circuitos Elétricos II Defina Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma das afirmações a seguir. ( ) A potência ativa é a que realmente se transforma em trabalho; ( ) O fator de potência mede o quanto da potência aparente é realmente transformada em potência útil. Quanto menor for o fator de potência, melhor, pois uma maior parte da potência será realmente utilizada de forma útil. ( ) A potência reativa é medida em VA e é a potência total do circuito. ( ) A potência aparente pode ser calculada como P/FP (Onde P é a potência ativa e FP é o fator de potência) Assinale a alternativa correta:
(A) V – F – F – F (B) V – F – F – V (C) V – V – F – V (D) V – V – V – V (E) F – F – F – F
Questão 9/10 - Circuitos Elétricos II Transformadores são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos. Um transformador monofásico tem 500 espiras no primário e 110V de tensão primária, se a tensão no secundário deve ser de 12, qual o número de espiras no secundário?
Questão 1/10 - Circuitos Elétricos II Transformadores são muito importantes tanto para sistemas eletrônicos quanto para o sistema elétrico de potência. Sobre os transformadores afirma-se que: ( ) Um transformador com 1000 espiras no primário e 500 espiras no secundário poderá reduzir a tensão de uma bateria de 12 V para 6 V; ( ) Um transformador elevador é aquele em que a tensão no secundário é maior que a tensão no primário, seja ela alternada ou contínua; ( ) Um transformador não possui ligação elétrica entre primário e secundário e sim uma ligação magnética, chamada de acoplamento magnético; ( ) Um transformador elevador possui a corrente de saída maior que a corrente de entrada; ( ) A potência do transformador depende da tensão, o lado com maior tensão terá maior potência. Considerando V para verdadeiro e F para falso, assinale a alternativa que possui a ordem correta em relação às afirmacoes.
Questão 2/10 - Circuitos Elétricos II Considerando uma carga com potência aparente de 50 kVA e fator de potência de 0,8 indutivo. Calcule quanta potência reativa capacitiva é necessária adicionar ao sistema a fim de que o fator de potência aumente para 0,95.
(A) Qc = 3,2 kVAr (B) Qc = 8,6 kVAr (C) Qc = 16,8 kVAr (D) Qc = 25,8 kVAr (E) Qc = 34,5 kVAr