Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as etapas do planejamento educativo e com relação à etapa de diagnóstico, assinale a alternativa incorreta:

Essa etapa inclui: Coleta de dados, discussão, análise e interpretação dos dados, e o estabelecimento de prioridades.
Diagnóstico situacional precisa ser transformado em diagnóstico educacional, considerando os envolvidos e o contexto da situação.
A coleta de dados participativa é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias; nesse caso, a coleta de dados não é separada da intervenção.
Na coleta de dados analítico‐descritiva não há diálogo, equivale a uma fotografia de determinado momento; normalmente, não identifica as reais necessidades da população.
O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, não implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições e da comunidade.
a. Essa etapa inclui: Coleta de dados, discussão, análise e interpretação dos dados, e o estabelecimento de prioridades.
b. Diagnóstico situacional precisa ser transformado em diagnóstico educacional, considerando os envolvidos e o contexto da situação.
c. A coleta de dados participativa é realizada a partir de observações participantes e reuniões comunitárias; nesse caso, a coleta de dados não é separada da intervenção.
d. Na coleta de dados analítico‐descritiva não há diálogo, equivale a uma fotografia de determinado momento; normalmente, não identifica as reais necessidades da população.
e. O diagnóstico de uma situação através da coleta de dados participativa, na área da saúde, não implica no conhecimento dos fatores de caráter demográfico, epidemiológico, de organização dos serviços de saúde, das instituições e da comunidade.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa incorreta é a letra "d". Na coleta de dados analítico-descritiva há diálogo, pois é necessário que haja interação entre os pesquisadores e os participantes para que se possa obter informações mais precisas e detalhadas sobre a situação estudada. Além disso, a coleta de dados analítico-descritiva pode identificar as reais necessidades da população, desde que seja realizada de forma adequada e com a utilização de técnicas apropriadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação a esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Católicos e liberais representavam grupos diferentes, porém o denominador comum entre esses grupos era a configuração de facções de grupos dominantes.
A ideia central de Paulo Freire é pautada na concepção dialética: educador e educando aprendem juntos em uma relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, tornando‐se um processo de constante aperfeiçoamento.
O destaque é dado ao educador e pensador Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do século XX.
Em 1924, foi criada a Associação Brasileira de Educação e, em 1938, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
O pensamento pedagógico brasileiro é rico e está concretizado, sendo possível esquematizá-lo e aplicá-lo em todos os contextos sociais. A perspectiva atual é de direcionamento de ideias sobre a educação pós‐moderna e multicultural.
a. Católicos e liberais representavam grupos diferentes, porém o denominador comum entre esses grupos era a configuração de facções de grupos dominantes.
b. A ideia central de Paulo Freire é pautada na concepção dialética: educador e educando aprendem juntos em uma relação dinâmica, na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, tornando‐se um processo de constante aperfeiçoamento.
c. O destaque é dado ao educador e pensador Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do século XX.
d. Em 1924, foi criada a Associação Brasileira de Educação e, em 1938, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
e. O pensamento pedagógico brasileiro é rico e está concretizado, sendo possível esquematizá-lo e aplicá-lo em todos os contextos sociais. A perspectiva atual é de direcionamento de ideias sobre a educação pós‐moderna e multicultural.

Com relação à Educação Permanente, assinale a alternativa incorreta:

Ela é feita a partir dos problemas enfrentados nas instituições, independente dos conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm.
A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, em que o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho.
Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações.
A educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais.
A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações.
a. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados nas instituições, independente dos conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm.

Com relação à interação humana, assinale a alternativa incorreta:

Não basta dominar o conteúdo teórico, técnico e científico; mais do que isso, é necessário que tenhamos habilidades de comunicação para que toda a bagagem de conteúdo possa ser efetivamente compartilhada e praticada.
É importante a comunicação nos processos de interação humana, em especial nos encontros de cuidado à saúde e dialeticamente, nos encontros de educação em saúde.
As mensagens enviadas e recebidas em um processo de comunicação exercem influência no comportamento das pessoas, dessa forma, cuidar da comunicação é cuidar da influência que podemos ter frente àqueles que pretendemos educar em saúde.
Verifica-se a relevância da comunicação não verbal frente à comunicação verbal e, com isso, percebe-se que a tomada de consciência sobre o que sentimos é fator necessário para cuidarmos dos momentos de interação e, portanto, de comunicação com o outro.
A habilidade de escutar é importante. Para escutar, é necessário esvaziar a mente, é necessário humildade para valorizar o que o outro tem a dizer. Isso é algo comum e simples, em especial, por termos momentos de silêncio quando estamos num atendimento em saúde.
e. A habilidade de escutar é importante. Para escutar, é necessário esvaziar a mente, é necessário humildade para valorizar o que o outro tem a dizer. Isso é algo comum e simples, em especial, por termos momentos de silêncio quando estamos num atendimento em saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina