Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O Nicho hematopoiético
	Carolina Previdi Mesquita Barroso
Número USP: 11785880
Farmácia 020 
Período Integral
 
O nicho hematopoiético pode ser definido como uma região do microambiente medular que é essencial às células-tronco para indução da sua renovação, diferenciação e maturação. Tais processos são modulados pela presença de nutrientes, mediadores e citocinas - ou seja, indutores da hematopoese. Em outras palavras, a célula-tronco deve não só possuir a potencialidade de diferenciação, mas também ser induzida a ela por sinais externos; os quais compõem o nicho hematopoiético. 
 
Um exemplo da importância deste nicho é a interação das células-tronco com as proteínas adesivas da matriz (integrinas e selectinas), as quais mantém as células ainda em diferenciação aderidas a ela e ao ambiente medular. Uma dessas integrinas é a CD34; que tem uma importante função de manter a célula-tronco fixada à matriz. Conforme a célula-tronco se diferencia, o seu perfil genético é alterado e receptores distintos passam a ser expressos na membrana externa. Esse fato explica a perda da integrina CD34 durante o amadurecimento, o que dá início ao processo de migração a outros locais, como o endotélio. Outro exemplo da importância do nicho hematopoiético é o eixo CXCL12/CXCR4, cuja inibição dá início ao processo de quimiotaxia e migração das para locais mais próximos aos microcapilares.
 
Desse modo, notamos a existência de dois sub-nichos principais na medula óssea: o nicho osteoblástico e o vascular. Simplificadamente, o nicho osteoblástico está adjacente ao osso e contém mais células-tronco que o nicho vascular. Nele, as células produzem citocinas, que vão reduzir a sua proliferação até um estado quiescente. Existe uma migração das células-tronco do nicho osteoblástico até o nicho vascular, que está na parte central da medula. Finalmente, as células-tronco localizadas no nicho vascular estão próximas aos microcapilares; conferindo um ambiente ideal à mobilização e diferenciação das células-tronco.

Mais conteúdos dessa disciplina