Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Circuitos eletricos_prova 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A potência média da corrente elétrica é uma potência mais conveniente e fácil de medir, já que a instantânea é muito mais complicada. A potência média é aquela que podemos verificar em um wattímetro, por exemplo. Nada mais é do que a potência instantânea que conseguimos captar naquele exato momento da medição. Portanto, a medida da potência média da corrente elétrica é o watt. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O indutor não dissipa potência.
II- O resistor dissipa potência.
III- O indutor e o capacitor dissipam potência.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O fator de potência, também conhecido por f.p. é, por definição: f.p.=cos(tetha), onde tetha é o ângulo de defasagem entre a tensão e corrente elétricas que fluem no circuito ou, ainda, na carga em questão. Essa carga pode ser um motor ou transformador, ou, no caso do setor elétrico de potência, pode ser uma residência, uma indústria, bem como uma cidade inteira de consumidores.
Com base nesse assunto, determine o valor da capacitância em paralelo necessária para corrigir uma carga de 140 [kVAr] com f.p. de 0,85 (atrasado) para um f.p. unitário. Suponha que a carga seja alimentada por uma linha de 110 [Vrms], em 60 [Hz]:
a) C = 30,69 [nF].
b) C = 50,69 [nF].
c) C = 30,69 [mF].
d) C = 70,69 [mF].

A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 11,3% da energia consumida no Brasil e 88,1% no Paraguai. Em 2019, um dos anos mais secos na história da usina, a Itaipu produziu 79.444.510 MWh (79,4 milhões de MWh). Em 2016, a produção chegou a 103.098.366 MWh (103 milhões de MWh), um novo recorde mundial de produção anual. A maior marca anterior havia sido estabelecida em 2013, com 98.630.035 MWh.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A variação de frequência e, consequentemente, de tensão e de potência existentes entre os países que constituem fronteira com o Brasil, tais como o Paraguai e o Uruguai devem ser observadas. II- Na Usina Hidroelétrica de Itaipu ocorre a geração de energia em duas diferentes frequências. III- Ficou definido que metade da energia gerada nessa usina seria em 60 Hz, padrão usado no Brasil, e a outra metade seria em 50 Hz, que é o padrão utilizado no Paraguai. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A potência reativa é dada em kVAr, que significa kilovolts-amperes-reativos. A soma entre potência ativa e reativa gera a potência aparente, medida em kilovolts-amperes (kVA), também chamada fator de potência ou energia total. É esta medida que pode indicar se a energia consumida é o suficiente para um ou outro abastecimento elétrico, assim como apontar onde há a necessidade de melhoria no fornecimento. Para se ter uma ideia da importância da energia aparente, um baixo fator de potência pode provocar: - Tensões variadas que podem provocar a queima de motores; - Perda de energia e aumento de consumo; - Redução considerável do aproveitamento total de transformadores; - Aquecimento de condutores e diminuição da vida útil das instalações transmissoras de energia.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A potência ativa é aquela que é efetivamente utilizada para realizar trabalho. O ângulo de defasagem entre tensão e corrente é zero. ( ) A potência reativa é a parcela que é armazenada e devolvida ao gerador, quando existem elementos indutores ou condensadores no circuito elétrico. ( ) A corrente é adiantada em relação à tensão para cargas indutivas ou atrasada em cargas capacitivas. Este ângulo de defasagem chama-se phi (uma letra grega) e o cosseno desse ângulo é o famoso fator de potência. ( ) O ângulo de defasagem chama-se ômega (letra grega) e o cosseno desse ângulo é o famoso potência média. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto S = V.I*, cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S. Note que o símbolo I* representa o conjugado complexo da grandeza corrente elétrica. Sua parte real é igual à potência média P e sua parte imaginária é igual à potência reativa Q.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) O módulo de S é a potência aparente S= V.I. (    ) O ângulo de fase adiantado, ou seja, quando a corrente I está adiantada em relação à tensão V, determina uma potência Q adiantada. (    ) O ângulo de fase atrasado, ou seja, quando a corrente I está atrasada em relação à tensão V, determina uma potência Q atrasada. (    ) O módulo de S é a potência aparente P= V.I. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - F - V.

Denomina-se potência elétrica uma grandeza muito importante medida nos equipamentos elétricos, em sistemas de comunicação e em sistemas eletrônicos. A potência elétrica pode ser definida como o trabalho que envolve a transferência de carga de um ponto ao outro. Ou ainda, em outras palavras, a potência representa a medida dada ao ritmo no qual a energia elétrica possui para ser armazenada ou dissipada em determinada carga. A potência seria, então, o produto entre a tensão e a corrente. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A potência média dissipada em um indutor ideal ou em um capacitor ideal é zero.
II- Podemos determinar a potência média com v e i no domínio do tempo, ou, com V e I no domínio da frequência, na forma de fasores.
III- A potência média dissipada em um resistor comercial é zero.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Na indústria podem-se citar as seguintes cargas típicas que contribuem para o baixo fator de potência: injetoras, fornos de indução ou a arco, sistemas de solda, prensas, guindastes, pontes rolantes, bombas, compressores, ventiladores, tornos, retíficas, sistemas de galvanoplastia e eletrólise, entre outros.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 1. II- Os bancos de capacitores reduzem a potência reativa fornecida pelo transformador e, são destinados à compensação da carga indutiva nas indústrias. III- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 100. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A análise de potência complexa em engenharia elétrica é de suma importância, pois a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica através dos sistemas de potência dependem da compreensão dessa grandeza.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 110 ou em 220 V.
b) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 110 ou em 220 Hz.
c) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 40 ou em 60 Hz.
d) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 50 ou em 60 Hz.

A potência elétrica pode ser definida como sendo todo o trabalho realizado por uma determinada corrente em um intervalo específico de tempo. A potência ativa está relacionada à geração de calor, movimento ou luz. Ela pode ser considerada como a média da potência elétrica gerada por um único dispositivo com dois terminais. É resultado do gasto energético após o início de cada processo de transmissão de energia, como o da corrente elétrica até os equipamentos que temos em casa, ou mesmo em máquinas industriais. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A potência aparente é denotada por S e sua unidade é o volt-ampère [VA]. Ela é definida como sendo: S=V.I.
( ) A potência aparente é denotada por P e sua unidade é o volt-ampère [VA]. Ela é definida como sendo: P=V.I.
( ) A potência ativa é definida como sendo a potência: Q = V. I.cos(theta). A potência ativa é simbolizada por Q e sua unidade é o watts [W].
( ) A potência reativa é denotada por S e sua unidade é o volt-ampère reativo [VAr]. Ela é definida como sendo: S=V.I.sen(theta).
A V - F - F - V.
B F - F - V - F.
C V - F - F - F.
D F - V - V - F.

O triângulo das potências é o mesmo, tanto para o circuito série quanto para o circuito paralelo. Tanto isto é verdade, que pode ser obtido um circuito série equivalente ao circuito paralelo e vice-versa. Na verdade, a potência é um fasor, ou seja, uma grandeza fasorial ou vetorial. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os engenheiros de sistemas de potência criaram o termo potência complexa para determinar o efeito total das cargas em paralelo.
( ) Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto V.(I^* ), cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S.
( ) A potência complexa é importante na análise de potência por conter todas as informações pertinentes à potência absorvida por uma determinada carga.
( ) O símbolo (I^* ) representa o conjugado complexo da grandeza corrente elétrica. Sua parte real é igual à potência média Q e sua parte imaginária é igual à potência reativa P.
A V - V - F - F.
B V - V - V - F.
C V - F - V - V.
D F - V - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A potência média da corrente elétrica é uma potência mais conveniente e fácil de medir, já que a instantânea é muito mais complicada. A potência média é aquela que podemos verificar em um wattímetro, por exemplo. Nada mais é do que a potência instantânea que conseguimos captar naquele exato momento da medição. Portanto, a medida da potência média da corrente elétrica é o watt. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O indutor não dissipa potência.
II- O resistor dissipa potência.
III- O indutor e o capacitor dissipam potência.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

O fator de potência, também conhecido por f.p. é, por definição: f.p.=cos(tetha), onde tetha é o ângulo de defasagem entre a tensão e corrente elétricas que fluem no circuito ou, ainda, na carga em questão. Essa carga pode ser um motor ou transformador, ou, no caso do setor elétrico de potência, pode ser uma residência, uma indústria, bem como uma cidade inteira de consumidores.
Com base nesse assunto, determine o valor da capacitância em paralelo necessária para corrigir uma carga de 140 [kVAr] com f.p. de 0,85 (atrasado) para um f.p. unitário. Suponha que a carga seja alimentada por uma linha de 110 [Vrms], em 60 [Hz]:
a) C = 30,69 [nF].
b) C = 50,69 [nF].
c) C = 30,69 [mF].
d) C = 70,69 [mF].

A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 11,3% da energia consumida no Brasil e 88,1% no Paraguai. Em 2019, um dos anos mais secos na história da usina, a Itaipu produziu 79.444.510 MWh (79,4 milhões de MWh). Em 2016, a produção chegou a 103.098.366 MWh (103 milhões de MWh), um novo recorde mundial de produção anual. A maior marca anterior havia sido estabelecida em 2013, com 98.630.035 MWh.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A variação de frequência e, consequentemente, de tensão e de potência existentes entre os países que constituem fronteira com o Brasil, tais como o Paraguai e o Uruguai devem ser observadas. II- Na Usina Hidroelétrica de Itaipu ocorre a geração de energia em duas diferentes frequências. III- Ficou definido que metade da energia gerada nessa usina seria em 60 Hz, padrão usado no Brasil, e a outra metade seria em 50 Hz, que é o padrão utilizado no Paraguai. Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença III está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A potência reativa é dada em kVAr, que significa kilovolts-amperes-reativos. A soma entre potência ativa e reativa gera a potência aparente, medida em kilovolts-amperes (kVA), também chamada fator de potência ou energia total. É esta medida que pode indicar se a energia consumida é o suficiente para um ou outro abastecimento elétrico, assim como apontar onde há a necessidade de melhoria no fornecimento. Para se ter uma ideia da importância da energia aparente, um baixo fator de potência pode provocar: - Tensões variadas que podem provocar a queima de motores; - Perda de energia e aumento de consumo; - Redução considerável do aproveitamento total de transformadores; - Aquecimento de condutores e diminuição da vida útil das instalações transmissoras de energia.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A potência ativa é aquela que é efetivamente utilizada para realizar trabalho. O ângulo de defasagem entre tensão e corrente é zero. ( ) A potência reativa é a parcela que é armazenada e devolvida ao gerador, quando existem elementos indutores ou condensadores no circuito elétrico. ( ) A corrente é adiantada em relação à tensão para cargas indutivas ou atrasada em cargas capacitivas. Este ângulo de defasagem chama-se phi (uma letra grega) e o cosseno desse ângulo é o famoso fator de potência. ( ) O ângulo de defasagem chama-se ômega (letra grega) e o cosseno desse ângulo é o famoso potência média. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto S = V.I*, cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S. Note que o símbolo I* representa o conjugado complexo da grandeza corrente elétrica. Sua parte real é igual à potência média P e sua parte imaginária é igual à potência reativa Q.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) O módulo de S é a potência aparente S= V.I. (    ) O ângulo de fase adiantado, ou seja, quando a corrente I está adiantada em relação à tensão V, determina uma potência Q adiantada. (    ) O ângulo de fase atrasado, ou seja, quando a corrente I está atrasada em relação à tensão V, determina uma potência Q atrasada. (    ) O módulo de S é a potência aparente P= V.I. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - F - V.

Denomina-se potência elétrica uma grandeza muito importante medida nos equipamentos elétricos, em sistemas de comunicação e em sistemas eletrônicos. A potência elétrica pode ser definida como o trabalho que envolve a transferência de carga de um ponto ao outro. Ou ainda, em outras palavras, a potência representa a medida dada ao ritmo no qual a energia elétrica possui para ser armazenada ou dissipada em determinada carga. A potência seria, então, o produto entre a tensão e a corrente. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A potência média dissipada em um indutor ideal ou em um capacitor ideal é zero.
II- Podemos determinar a potência média com v e i no domínio do tempo, ou, com V e I no domínio da frequência, na forma de fasores.
III- A potência média dissipada em um resistor comercial é zero.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Na indústria podem-se citar as seguintes cargas típicas que contribuem para o baixo fator de potência: injetoras, fornos de indução ou a arco, sistemas de solda, prensas, guindastes, pontes rolantes, bombas, compressores, ventiladores, tornos, retíficas, sistemas de galvanoplastia e eletrólise, entre outros.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 1. II- Os bancos de capacitores reduzem a potência reativa fornecida pelo transformador e, são destinados à compensação da carga indutiva nas indústrias. III- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 100. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A análise de potência complexa em engenharia elétrica é de suma importância, pois a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica através dos sistemas de potência dependem da compreensão dessa grandeza.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 110 ou em 220 V.
b) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 110 ou em 220 Hz.
c) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 40 ou em 60 Hz.
d) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica ocorrem nas frequências de 50 ou em 60 Hz.

A potência elétrica pode ser definida como sendo todo o trabalho realizado por uma determinada corrente em um intervalo específico de tempo. A potência ativa está relacionada à geração de calor, movimento ou luz. Ela pode ser considerada como a média da potência elétrica gerada por um único dispositivo com dois terminais. É resultado do gasto energético após o início de cada processo de transmissão de energia, como o da corrente elétrica até os equipamentos que temos em casa, ou mesmo em máquinas industriais. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A potência aparente é denotada por S e sua unidade é o volt-ampère [VA]. Ela é definida como sendo: S=V.I.
( ) A potência aparente é denotada por P e sua unidade é o volt-ampère [VA]. Ela é definida como sendo: P=V.I.
( ) A potência ativa é definida como sendo a potência: Q = V. I.cos(theta). A potência ativa é simbolizada por Q e sua unidade é o watts [W].
( ) A potência reativa é denotada por S e sua unidade é o volt-ampère reativo [VAr]. Ela é definida como sendo: S=V.I.sen(theta).
A V - F - F - V.
B F - F - V - F.
C V - F - F - F.
D F - V - V - F.

O triângulo das potências é o mesmo, tanto para o circuito série quanto para o circuito paralelo. Tanto isto é verdade, que pode ser obtido um circuito série equivalente ao circuito paralelo e vice-versa. Na verdade, a potência é um fasor, ou seja, uma grandeza fasorial ou vetorial. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os engenheiros de sistemas de potência criaram o termo potência complexa para determinar o efeito total das cargas em paralelo.
( ) Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto V.(I^* ), cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S.
( ) A potência complexa é importante na análise de potência por conter todas as informações pertinentes à potência absorvida por uma determinada carga.
( ) O símbolo (I^* ) representa o conjugado complexo da grandeza corrente elétrica. Sua parte real é igual à potência média Q e sua parte imaginária é igual à potência reativa P.
A V - V - F - F.
B V - V - V - F.
C V - F - V - V.
D F - V - F - V.

Prévia do material em texto

Disciplina: Circuitos Elétricos II (EEA08) 
Avaliação: Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:670667) ( peso.:1,50) 
Prova: 29577510 
Nota da Prova: 9,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A potência média da corrente elétrica é uma potência mais conveniente e fácil de 
medir, já que a instantânea é muito mais complicada. A potência média é aquela que 
podemos verificar em um wattímetro, por exemplo. Nada mais é do que a potência 
instantânea que conseguimos captar naquele exato momento da medição. Portanto, a 
medida da potência média da corrente elétrica é o watt. Com base no exposto, analise 
as sentenças a seguir: 
 
I- O indutor não dissipa potência. 
II- O resistor dissipa potência. 
III- O indutor e o capacitor dissipam potência. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e III estão corretas. 
 b) Somente a sentença III está correta. 
 c) As sentenças I e III estão corretas. 
 d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
2. O fator de potência, também conhecido por f.p. é, por definição: 
f.p.=cos⁡(tetha), onde tetha é o ângulo de defasagem entre a tensão e corrente 
elétricas que fluem no circuito ou, ainda, na carga em questão. Essa carga pode ser m 
motor ou transformador, ou, no caso do setor elétrico de potência, pode ser uma 
residência, uma indústria, bem como uma cidade inteira de consumidores. 
Com base nesse assunto, determine o valor da capacitância em paralelo necessária 
para corrigir uma carga de 140 [kVAr] com f.p. de 0,85 (atrasado) para um f.p. 
unitário. Suponha que a carga seja alimentada por uma linha de 110 [Vrms], em 60 
[Hz]: 
 a) C = 30,69 [nF]. 
 b) C = 50,69 [nF]. 
 c) C = 30,69 [mF]. 
 d) C = 70,69 [mF]. 
 
3. "A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, 
tendo produzido mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh) desde o início de 
sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência 
instalada, fornece 11,3% da energia consumida no Brasil e 88,1% no Paraguai. Em 
2019, um dos anos mais secos na história da usina, a Itaipu produziu 79.444.510 
MWh (79,4 milhões de MWh). Em 2016, a produção chegou a 103.098.366 MWh 
(103 milhões de MWh), um novo recorde mundial de produção anual. A maior 
marca anterior havia sido estabelecida em 2013, com 98.630.035 MWh". Com base 
no exposto, analise as sentenças a seguir: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_3%20aria-label=
 
I- A variação de frequência e, consequentemente, de tensão e de potência existentes 
entre os países que constituem fronteira com o Brasil, tais como o Paraguai e o 
Uruguai devem ser observadas. 
II- Na Usina Hidroelétrica de Itaipu ocorre a geração de energia em duas diferentes 
frequências. 
III- Ficou definido que metade da energia gerada nessa usina seria em 60 Hz, padrão 
usado no Brasil, e a outra metade seria em 50 Hz, que é o padrão utilizado no 
Paraguai. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53139912/itaipu-produz-40-
milhoes-de-mwh-em-2020. Acesso em: 15 jan. 2021. 
 a) Somente a sentença II está correta. 
 b) Somente a sentença III está correta. 
 c) Somente a sentença I está correta. 
 d) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 
4. A potência reativa é dada em kVAr, que significa kilovolts-amperes-reativos. A 
soma entre potência ativa e reativa gera a potência aparente, medida em kilovolts-
amperes (kVA), também chamada fator de potência ou energia total. É esta medida 
que pode indicar se a energia consumida é o suficiente para um ou outro 
abastecimento elétrico, assim como apontar onde há a necessidade de melhoria no 
fornecimento. Para se ter uma ideia da importância da energia aparente, um baixo 
fator de potência pode provocar: 
- Tensões variadas que podem provocar a queima de motores; 
- Perda de energia e aumento de consumo; 
- Redução considerável do aproveitamento total de transformadores; 
- Aquecimento de condutores e diminuição da vida útil das instalações transmissoras 
de energia. 
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A potência ativa é aquela que é efetivamente utilizada para realizar trabalho. O 
ângulo de defasagem entre tensão e corrente é zero. 
( ) A potência reativa é a parcela que é armazenada e devolvida ao gerador, quando 
existem elementos indutores ou condensadores no circuito elétrico. 
( ) A corrente é adiantada em relação à tensão para cargas indutivas ou atrasada em 
cargas capacitivas. Este ângulo de defasagem chama-se phi (uma letra grega) e o 
cosseno desse ângulo é o famoso fator de potência. 
( ) O ângulo de defasagem chama-se ômega (letra grega) e o cosseno desse ângulo 
é o famoso potência média. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - F. 
 b) F - V - V - V. 
 c) V - F - V - F. 
 d) F - V - F - V. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_4%20aria-label=
 
5. Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto S = 
V.I*, cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S. Note 
que o símbolo I* representa o conjugado complexo da grandeza corrente elétrica. 
Sua parte real é igual à potência média P e sua parte imaginária é igual à potência 
reativa Q. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas: 
 
( ) O módulo de S é a potência aparente S= V.I. 
( ) O ângulo de fase adiantado, ou seja, quando a corrente I está adiantada em 
relação à tensão V, determina uma potência Q adiantada. 
( ) O ângulo de fase atrasado, ou seja, quando a corrente I está atrasada em relação 
à tensão V, determina uma potência Q atrasada. 
( ) O módulo de S é a potência aparente P= V.I. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - F. 
 b) F - V - F - V. 
 c) F - F - V - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
6. Denomina-se potência elétrica uma grandeza muito importante medida nos 
equipamentos elétricos, em sistemas de comunicação e em sistemas eletrônicos. A 
potência elétrica pode ser definida como o trabalho que envolve a transferência de 
carga de um ponto ao outro. Ou ainda, em outras palavras, a potência representa a 
medida dada ao ritmo no qual a energia elétrica possui para ser armazenada ou 
dissipada em determinada carga. A potência seria, então, o produto entre a tensão e a 
corrente. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A potência média dissipada em um indutor ideal ou em um capacitor ideal é zero. 
II- Podemos determinar a potência média com v e i no domínio do tempo, ou, com V 
e I no domínio da frequência, na forma de fasores. 
III- A potência média dissipada em um resistor comercial é zero. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e II estão corretas. 
 b) Somente a sentença II está correta. 
 c) As sentenças I e III estão corretas. 
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
7. Na indústria podem-se citar as seguintes cargas típicas que contribuem para o baixo 
fator de potência: injetoras, fornos de indução ou a arco, sistemas de solda, prensas, 
guindastes, pontes rolantes, bombas, compressores, ventiladores, tornos, retíficas, 
sistemas de galvanoplastia e eletrólise,entre outros. Com base no exposto, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_7%20aria-label=
capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 1. 
II- Os bancos de capacitores reduzem a potência reativa fornecida pelo 
transformador e, são destinados à compensação da carga indutiva nas indústrias. 
III- Para corrigir o fator de potência, adiciona-se um elemento reativo, ou seja, um 
capacitor, em paralelo com a carga, a fim de fazer o f.p. se aproximar de 100. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) Somente a sentença I está correta. 
 c) Somente a sentença III está correta. 
 d) As sentenças I e II estão corretas. 
 
8. A análise de potência complexa em engenharia elétrica é de suma importância, pois a 
geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica através dos sistemas de 
potência dependem da compreensão dessa grandeza. Com base nesse contexto, 
assinale a alternativa CORRETA: 
 a) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias 
de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica 
ocorrem nas frequências de 40 ou em 60 Hz. 
 b) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias 
de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica 
ocorrem nas frequências de 110 ou em 220 V. 
 c) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias 
de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica 
ocorrem nas frequências de 110 ou em 220 Hz. 
 d) A potência elétrica complexa é a caraterística mais importante em concessionárias 
de energia. No mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica 
ocorrem nas frequências de 50 ou em 60 Hz. 
 
9. A potência elétrica pode ser definida como sendo todo o trabalho realizado por uma 
determinada corrente em um intervalo específico de tempo. A potência ativa está 
relacionada à geração de calor, movimento ou luz. Ela pode ser considerada como a 
média da potência elétrica gerada por um único dispositivo com dois terminais. É 
resultado do gasto energético após o início de cada processo de transmissão de 
energia, como o da corrente elétrica até os equipamentos que temos em casa, ou 
mesmo em máquinas industriais. 
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A potência aparente é denotada por S e sua unidade é o volt-ampère [VA]. Ela é 
definida como sendo: S=V.I. 
( ) A potência aparente é denotada por P e sua unidade é o volt-ampère [VA]. Ela é 
definida como sendo: P=V.I. 
( ) A potência ativa é definida como sendo a potência: Q = V. I.cos(theta). A 
potência ativa é simbolizada por Q e sua unidade é o watts [W]. 
( ) A potência reativa é denotada por S e sua unidade é o volt-ampère reativo 
[VAr]. Ela é definida como sendo: S=V.I.sen(theta). 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_9%20aria-label=
 a) F - V - V - F. 
 b) F - F - V - F. 
 c) V - F - F - F. 
 d) V - F - F - V. 
 
10. O triângulo das potências é o mesmo, tanto para o circuito série quanto para o 
circuito paralelo. Tanto isto é verdade, que pode ser obtido um circuito série 
equivalente ao circuito paralelo e vice-versa. Na verdade, a potência é um fasor, ou 
seja, uma grandeza fasorial ou vetorial. Com base no exposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os engenheiros de sistemas de potência criaram o termo potência complexa para 
determinar o efeito total das cargas em paralelo. 
( ) Os três lados S, P e Q do triângulo de potências podem ser obtidos do produto 
V.(I^* ), cujo resultado é um número complexo chamado de potência complexa S. 
( ) A potência complexa é importante na análise de potência por conter todas as 
informações pertinentes à potência absorvida por uma determinada carga. 
( ) O símbolo (I^* ) representa o conjugado complexo da grandeza corrente 
elétrica. Sua parte real é igual à potência média Q e sua parte imaginária é igual à 
potência reativa P. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) V - F - V - V. 
 c) F - V - F - V. 
 d) V - V - V - F. 
 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RUVBMDAzNw==&action2=RUVBMDg=&action3=NjcwNjY3&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1Nzc1MTA=#questao_10%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina