Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

MODULO 3
DESAFIO
• Identificar todas as partes do corpo; • Conhecer as partes do corpo; • Reconhecer os sentidos;• Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos; • Vestir-se e desvestir-se sozinhos. O professor deverá: • Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade; • Estimular o raciocínio e a atenção; • Estimular a Socialização • Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente. Culminância: • Ginástica orientada com músicas; • Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula. “O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem” Iniciando o projeto com uma dinâmica… Auto-retrato: Objetivo: • Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação. Desenvolvimento: • Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas. • Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma “marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo, adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo de três. • Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés, barriga etc. • Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do seu corpo; • Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem; • É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar; • Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças. Na “rodinha”: • Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés…Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta paraCada parte do corpo que for citada. • Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.
1)No contexto da Educação Física, as atividades lúdicas consistem em exercícios físicos sadios e diversificados. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo, entre outros, a autoestima e a segurança. Na Educação Infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade. Elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais, desenvolvem a imaginação, criatividade, capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança. A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.(WIKIPÉDIA. Texto adaptado)Com base na leitura do texto, pode-se afirmar que:
b) Os exercícios fortalecem a autoestima e a segurança do aluno.
2)A brincadeira e o jogo são as melhores maneiras de fazer a criança se comunicar, além de auxiliá-la a se relacionar com outras crianças. É através de atividades lúdicas que a criança pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da realidade interior. Aos poucos, ela irá conhecer a si mesmo, aceitando a existência do outro e estabelecendo suas relações sociais.(SOARES, A importância do lúdico na alfabetização infantil. Texto adaptado)De acordo com o texto, podemos concluir que:
a)Os jogos propiciam o autoconhecimento.
3)Observou-se que em uma determinada escola há uma grande necessidade de se trabalhar com as atividades lúdicas. No primeiro ciclo, faz-se necessário para atender a demanda de alunos com dificuldade de aprendizagem. Sendo assim, escola realizou uma formação com seus educadores, cujo objetivo principal foi apresentar os benefícios da inclusão desta metodologia na prática pedagógica, junto aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Os formadores identificaram que há dificuldades, por parte dos professores, de planejarem práticas que incluam jogos e brincadeiras. A coordenação da escola, os formadores e os professores resolveram listar atividades lúdicas, que pudessem ser utilizadas em sala de aula ou até mesmo no pátio da escola. De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta o objetivo da formação dos educadores nesta escola.
b)Apresentar os benefícios da inclusão desta metodologia na prática pedagógica junto aos alunos com dificuldade de aprendizagem
4)O ato de brincar é fundamental na formação da criança, tanto para o seu desenvolvimento motor quanto para o psicológico. Os pais e os professores devem deixar um tempo livre para a criança brincar, estabelecendo limites de horário para a diversão e para a obrigação. Além disso, os pais devem possibilitar que a criança se divirta, mesmo na hora da realização de obrigações rotineiras. Esse limite faz com que a criança tenha disciplina, tanto em casa quanto na sala de aula. Sobre o ato de brincar, podemos concluir que:
d)É fundamental na formação da criança tanto para o seu desenvolvimento motor quanto para o seu desenvolvimento psicológico.
5)A Escola Municipal Santa Terezinha está situada na cidade de Marcelândia, no Mato Grosso. Sua clientela é composta por filhos de funcionários das indústrias madeireiras da localidade próxima e também por alunos vindos do setor rural. Estes alunos chegam à escola no transporte escolar realizado pela prefeitura da cidade. Além disso, a maioria deles é de família pobre, beneficiária do Bolsa Família. A equipe pedagógica é pequena para atender a todos e a escola tem a missão de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres. Por ser uma escola carente de recursos materiais, os educadores elaboram, na maioria das vezes, o próprio material didático. Eles pedem aos alunos para trazerem de suas casas grãos de feijão, latas, areia, pedaços de arame e demais objetos que, isolados, não têm utilidade. Alunos e professores constroem com esses objetos instrumentos musicais de percussão, o que possibilita a escola desenvolver nos educandos o gosto pela musicalidade. Dessa maneira, os professores conseguem trabalhar outros elementos da cultura local, como danças e folguedos. A partir da descrição do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores com relação à música, podemos concluir que:
d)Os professores trabalham a música na escola com materiais reciclados e, ao mesmo tempo, ampliam esta aprendizagem para o âmbito da valorização da cultura local.

Mais conteúdos dessa disciplina