Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

GESTAO ESCOLAR
Em linhas gerais, “administração” é um termo mais voltado para o controle de processos, enquanto “gestão” é uma palavra que está mais ligada ao relacionamento com pessoas.
De alguns anos para cá, o termo “administração”, que era predominante, tem sido substituído no âmbito corporativo pelo termo “gestão”. 
Essa mudança de vocabulário não é inocente: ela representa uma nova abordagem ao gerenciamento de negócios, uma abordagem que valoriza mais o fator humano.
ADMINISTRAÇÃO OU GESTÃO
HORA DE CONCEITUAR A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR..... Vamos lá:
O conceito tradicional de “administração” diz respeito ao planejamento, a organização e o controle de recursos para alcançar determinado objetivo. 
Esses recursos podem ser:
os próprios funcionários;
os recursos financeiros;
os materiais e insumos;
os equipamentos necessários para a atividade;
o tempo;
entre outros.
Assim, o significado de administração acaba tornando-se mais ligado à questões técnicas e estratégicas, porém não tão relacionadas com a abordagem às pessoas. 
Por isso, a “administração” pode ser vista como uma atividade fria e calculista, voltada apenas para a obtenção do máximo de vantagens por parte de uma empresa (no caso, a escola).
Faz parte do conceito de administração escolar:
 planejar e coordenar as estratégias dos setores administrativos da escola;
estipula metas e objetivos;
Mensurar as atitudes tomadas;
fazer análises financeiras;
definir orçamentos;
analisar os pontos fortes e fracos da escola;
identificar oportunidades, riscos e ameaças à instituição;
verificar o andamento do trabalho dos colaboradores;
planejar e organizar os calendários e cronogramas;
delegar tarefas.
MASSSSSSSSS
Para conciliar os diferentes interesses e tornar a atividade de um empreendimento justa e responsável, torna-se necessário pensar em aspectos do relacionamento com funcionários e com o público. 
É aí que entra em cena o conceito de “gestão”
A palavra “gestão” tem sido usada para descrever o processo de fazer com que as pessoas trabalhem para atingir as metas e os objetivos estipulados por uma instituição. 
Desse modo, a gestão é um processo muito mais ligado ao relacionamento e ao aspecto humano das empresas.
Fazem parte do processo de gestão:
trabalho de manter os funcionários motivados;
incentivo ao aprimoramento e à qualificação;
identificação de potencialidades específicas de cada indivíduo;
correta orientação para que cada um possa atuar da melhor maneira possível – tanto para si quanto para a empresa.
As tarefas que mais estão relacionadas a esse conceito de gestão escolar são as seguintes:
reconhecer os esforços dos colaboradores;
manter o engajamento de toda a comunidade;
mediar conflitos;
estimular o aprimoramento profissional dos colaboradores;
aplicar treinamentos;
incentivar a proatividade;
É por essas razões que o termo “gestão” vem sendo utilizado como uma maneira de humanizar os aspectos gerenciais das organizações. 
masssssssss, não se trata de desqualificar o conceito de “administração”, que também é fundamental para o bom funcionamento de escolas, cursos e demais empreendimentos.
Gestão Escolar é uma forma de administração que integra toda a instituição, gerindo pessoas e processos, em cada um dos pilares da gestão educacional.
Relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, a mobilização e a articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva, 
O foco da gestão escolar é a orientação para resultados, busca pela liderança, motivação da equipe  para alcançar os objetivos, ênfase na qualidade do currículo e foco na participação dos pais para atingir excelência no ensino.
Para aprender mais:
Em grupos, identificar 
na LDBN as diretrizes para a 
Gestão escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina