Prévia do material em texto
GESTAO ESCOLAR Em linhas gerais, “administração” é um termo mais voltado para o controle de processos, enquanto “gestão” é uma palavra que está mais ligada ao relacionamento com pessoas. De alguns anos para cá, o termo “administração”, que era predominante, tem sido substituído no âmbito corporativo pelo termo “gestão”. Essa mudança de vocabulário não é inocente: ela representa uma nova abordagem ao gerenciamento de negócios, uma abordagem que valoriza mais o fator humano. ADMINISTRAÇÃO OU GESTÃO HORA DE CONCEITUAR A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR..... Vamos lá: O conceito tradicional de “administração” diz respeito ao planejamento, a organização e o controle de recursos para alcançar determinado objetivo. Esses recursos podem ser: os próprios funcionários; os recursos financeiros; os materiais e insumos; os equipamentos necessários para a atividade; o tempo; entre outros. Assim, o significado de administração acaba tornando-se mais ligado à questões técnicas e estratégicas, porém não tão relacionadas com a abordagem às pessoas. Por isso, a “administração” pode ser vista como uma atividade fria e calculista, voltada apenas para a obtenção do máximo de vantagens por parte de uma empresa (no caso, a escola). Faz parte do conceito de administração escolar: planejar e coordenar as estratégias dos setores administrativos da escola; estipula metas e objetivos; Mensurar as atitudes tomadas; fazer análises financeiras; definir orçamentos; analisar os pontos fortes e fracos da escola; identificar oportunidades, riscos e ameaças à instituição; verificar o andamento do trabalho dos colaboradores; planejar e organizar os calendários e cronogramas; delegar tarefas. MASSSSSSSSS Para conciliar os diferentes interesses e tornar a atividade de um empreendimento justa e responsável, torna-se necessário pensar em aspectos do relacionamento com funcionários e com o público. É aí que entra em cena o conceito de “gestão” A palavra “gestão” tem sido usada para descrever o processo de fazer com que as pessoas trabalhem para atingir as metas e os objetivos estipulados por uma instituição. Desse modo, a gestão é um processo muito mais ligado ao relacionamento e ao aspecto humano das empresas. Fazem parte do processo de gestão: trabalho de manter os funcionários motivados; incentivo ao aprimoramento e à qualificação; identificação de potencialidades específicas de cada indivíduo; correta orientação para que cada um possa atuar da melhor maneira possível – tanto para si quanto para a empresa. As tarefas que mais estão relacionadas a esse conceito de gestão escolar são as seguintes: reconhecer os esforços dos colaboradores; manter o engajamento de toda a comunidade; mediar conflitos; estimular o aprimoramento profissional dos colaboradores; aplicar treinamentos; incentivar a proatividade; É por essas razões que o termo “gestão” vem sendo utilizado como uma maneira de humanizar os aspectos gerenciais das organizações. masssssssss, não se trata de desqualificar o conceito de “administração”, que também é fundamental para o bom funcionamento de escolas, cursos e demais empreendimentos. Gestão Escolar é uma forma de administração que integra toda a instituição, gerindo pessoas e processos, em cada um dos pilares da gestão educacional. Relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, a mobilização e a articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva, O foco da gestão escolar é a orientação para resultados, busca pela liderança, motivação da equipe para alcançar os objetivos, ênfase na qualidade do currículo e foco na participação dos pais para atingir excelência no ensino. Para aprender mais: Em grupos, identificar na LDBN as diretrizes para a Gestão escolar.