Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas 
Gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
GESTÃO DE PESSOAS E RH são áreas diferenciadas. 
	A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa e RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza na organização. 
O administrador como Agente de Mudança
O administrador deve estar focalizado no futuro para poder preparar a sua empresa para enfrentar os novos desafios que surgem, seja através de novas tecnologias, novas condições sociais e culturais, novos produtos e serviços. Além disso, deve pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa). 
Para levar a sua empresa à excelência, o administrador deve ter espírito empreendedor, aceitar desafios, assumir riscos e possuir um senso de inconformismo sistemático. Somente assim o administrador pode conduzir sua empresa a uma situação melhor. 
O que você acha de tudo isso?
AS RELAÇÕES ENTRE PESSOAS E
ORGANIZAÇÕES
	O indivíduo deve ser eficaz (à medida que o seu trabalho consegue atingir os objetivos organizacionais) e ser eficiente (à medida que seu trabalho lhe permite alcançar seus objetivos pessoais).
Barnard (1971)
OBJETIVOS organizacionais versus individuais
Chiavenato (1999:15) afirma que as organizações são constituídas por pessoas e representam para elas um meio pelo qual podem alcançar muitos e variados objetivos pessoais com um mínimo de custo, de tempo, de esforço e de conflito.
VALORES organizacionais versus valores individuais
Quando falamos em valores, fazemos menção àqueles que dão critério à ação, com o objetivo de garantir o bem-estar e a autorrealização do homem em sua sociedade.
Se acreditamos que o sucesso depende do estudo, estudamos, desenvolvemos a ação de estudar; se acreditamos que o sucesso depende de “jeitinho”, desenvolvemos outras ações.
Sendo assim, percebemos que os valores são imprescindíveis para que possamos guiar nossa compreensão do mundo e de nós mesmos, assim como servem de parâmetros pelos quais fazemos escolhas e orientamos nossas ações.
 “Que a cultura do indivíduo, por meio dos seus valores, que orienta sua ação, quando afirma que “a cultura cria definições graças às quais os homens interpretam sua experiência e guiam sua ação””.
VALORES ORGANIZACIONAIS????
São elementos provenientes da cultura organizacional, são as crenças e conceitos básicos estabelecidos na organização.
Os valores orientam e dão o senso de direção ao comportamento comum para todos os indivíduos inseridos na cultura da organização, estabelecem os padrões dos objetivos e metas que devem ser alcançados, porquanto representam a essência da filosofia da organização para o atendimento dos objetivos com sucesso.
	O aspecto motivacional. A raiz dos valores organizacionais é motivacional, pois eles expressam interesses e desejos de alguém. Esse alguém pode ser um indivíduo, o dono, o fundador, um gerente ou alguma pessoa influente na empresa; pode também ser um grupo, o conjunto dos membros da empresa.
	O aspecto cognitivo dos valores organizacionais constitui um elemento básico, já que eles são crenças existentes na empresa, isto é, formas de conhecer a realidade organizacional, respostas cognitivas prontas e privilegiadas a problemas organizacionais.
	A função dos valores. Os valores têm como função orientar a vida da empresa, guiar o comportamento dos seus membros. Eles são determinantes da rotina diária na organização, já que orientam a vida da pessoa e determinam a sua forma de pensar, de agir e de sentir.
	Hierarquia dos valores. Um sistema de valores, segundo Rokeach (1969:551) é “nada mais do que uma disposição hierárquica de valores, uma classificação ordenada de valores ao longo de um continuum de importância”.
Os valores organizacionais implicam necessariamente uma preferência, uma distinção entre o importante e o secundário, entre o que tem valor e o que não tem.
E a capacidade de lidar com a complexidade. Pode ser considerada uma aptidão geral que governa as demais aptidões.

Mais conteúdos dessa disciplina