Logo Passei Direto
Buscar

Prática 1 Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento - 5

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto: "Já em 1911, Jules Lebreton (1873-1956) observara que houve um descuido bastante considerável no que diz respeito às concepções centrais da revelação e da fé". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 33.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o conceito de revelação, assinale a alternativa correta:
A Revelação é o processo por meio do qual o ser humano, ao usar do conhecimento, consegue revelar Deus e conhecê-lo.
B Revelação é o processo pelo qual Deus é obrigado a revelar-se para os seres humanos.
C Revelação é conceito teórico pelo qual a ciência consegue explicar o processo de criação do universo.
D Revelação é o processo pelo qual Deus por sua espontânea vontade decide revelar-se aos seres humanos.
E Revelação é uma concepção teológica na qual se explica a doutrina do livre arbítrio.

Leia o excerto de texto: “O papel do intérprete bíblico seria, então, em primeiro lugar, por meio da pesquisa exegética, descobrir o que o texto significa”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p 44.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual escola da Antiguidade foi a principal representante do método literalista:
A Escola de Antioquia.
B Escola de Éfeso.
C Escola de Sócrates.
D Escola de Atenas.
E Escola de Roma.

Leia o fragmento de texto: “A revelação que é a palavra de Deus dada à humanidade, é uma realidade cristã primordial. É ela revelação que a salvação pode ser compreendida, entendida e aceita”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 16.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o termo revelação, assinale a alternativa correta:
A Revelação pode ser entendida como o esforço do ser humano para compreender Deus.
B Revelação indica o processo no qual o ser humano se expõe para ser aceito por Deus.
C Revelação é aquilo que chegou até nós, seres humanos, o que não conseguiríamos saber por nós mesmos.
D Revelação indica que o ser humano pode aceitar Deus sem que Ele se revele para a humanidade.
E Revelação é o processo no qual Deus criou o Universo.

Leia o fragmento de texto: “Quem deseja utilizar o método histórico-gramatical ao estudar a Bíblia precisa conhecer e saber utilizar ferramentas técnicas da exegese que são adquiridas com a prática e o estudo”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 67.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o método histórico-gramatical, assinale a alternativa que explica corretamente a delimitação da perícope:
A Perícope é um termo hebraico que significa interpretação. Dessa forma, delimitação da perícope é elaborar a interpretação do texto bíblico.
B A delimitação da perícope é a seleção aleatória de qualquer texto bíblico.
C A delimitação da perícope é a utilização do método alegórico para a interpretação de textos.
D A delimitação da perícope é a delimitação do texto (pedaço do texto) que irá trabalhar em sua exegese.
E O conceito de perícope está vinculado à tradução do texto bíblico das cartas paulinas.

Leia o excerto de texto: “A crítica textual funciona como um passo importante, afinal, o exegeta atual não possui o texto autógrafo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 52.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre os objetivos da crítica da redação, assinale a alternativa correta:
A Um dos objetivos próprio da crítica da redação é identificar a época em que foi formulado um texto.
B Um dos objetivos próprio da crítica da redação e analisar a coerência dos personagens do texto.
C Um dos objetivos centrais da crítica da redação é avaliar a qualidade literária do texto.
D Um dos objetivos da crítica da redação é apresentar o sentido espiritual do texto.
E Um dos objetivos centrais da crítica da redação é formular conceitos teológicos com base no texto bíblico.

Leia o extrato de texto: “Ao afirmarmos que as primeiras comunidades de fé não tiveram desse o início uma Bíblia, não queremos dizer que eles não tinham livros que consideravam sagrados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 30.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que indica corretamente como as primeiras comunidades cristãs interpretavam e liam o Antigo Testamento:
A As primeiras comunidades cristãs não aceitavam o Antigo Testamento como Escritura, por isso não o liam e não o interpretavam.
B As primeiras comunidades cristãs continuavam a interpretar o Antigo Testamento da mesma forma que a comunidade judaica.
C As primeiras comunidades cristas liam e interpretavam o Antigo Testamento à luz das experiências com Jesus Cristo como o Messias aguardado.
D A comunidade cristã interpretava o Antigo Testamento sob a perspectiva do livro de Apocalipse escrito por João.
E A comunidade cristã entendia que, com a chegada de Cristo, as profecias do Antigo Testamento foram cumpridas, por isso ele não servia como Escritura.

Leia o extrato de texto: “O fato de a Revelação ter sido escrita em línguas que não dominamos pode resultar em problemas de interpretação na hora da leitura”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 27.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente os idiomas em que a Bíblia foi escrita:
A A Bíblia foi escrita em hebraico, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
B Parte da Bíblia foi escrita em grego, parte em escrita cuneiforme.
C A Bíblia foi escrita em hebraico, grego e algumas partes em aramaico.
D A Bíblia foi escrita em grego, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
E A Bíblia originalmente foi escrita em latim, o Antigo Testamento em aramaico e o Novo Testamento em grego.

Leia a passagem de texto: “A revelação seria a resposta de Deus ao humano perdido que, por conta própria, vivia em busca de uma verdade que o pudesse preencher e aclamasse suas infindáveis dúvidas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 34.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, em que reside a credibilidade da revelação? Assinale a alternativa correta:
A A credibilidade da revelação reside na tradição cristã, isto é, como é um conceito da Antiguidade, compreende-se como crível.
B A credibilidade da revelação reside na experiência mística cristã.
C A credibilidade da revelação se dá pelo conceito de que Jesus é o filho de Deus.
D A credibilidade da revelação ocorre por ser um conceito desenvolvido por teólogos na modernidade.
E A credibilidade da revelação ocorre de maneira individual, pela experiência de cada cristão.

Leia o fragmento de texto: “Para a boa investigação exegética, é necessário que o intérprete chegue o mais próximo possível da neutralidade. [...]. Quanto menos preconceitos e pressuposições levarmos ao texto em nosso labor exegético, melhores e mais confiáveis serão nossos resultados [...]”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 13.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente, de acordo com Martínez e Wegner, um dos seis princípios básicos para uma correta atualização dos textos bíblicos:
A Interpretar o texto de acordo com a experiência pessoal.
B Não considerar o fundamento teológico do texto.
C Determinar o pensamento central da mensagem.
D Não buscar a distinção entre o cultural e o normativo, pois são a mesma coisa.
E Dar uma interpretação atual do texto, não levando em consideração o significado original.

Leia o extrato de texto: "O método histórico-gramatical exige que o estudioso dos textos sagrados tenha um série de conhecimentos nas línguas originais da Bíblia, nos diversos tipos de literaturas presentes ali". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre a comparação de versões no método histórico-gramatical, assinale a alternativa correta:
A Trata-se de comparar as versões sobre a origem da Bíblia e como ela foi escrita.
B Trata-se da comparação a tradução com outras traduções modernas nas diversas versões da Bíblia.
C Trata-se de comparar se as histórias que constam da Bíblia são verdadeiras por meio da pesquisa arqueológica.
D Trata-se de verificar se todos os escritos antigos da Bíblia têm a mesma quantidade de páginas.
E Trata-se de comparar um livro da Bíblia com outro a fim de verificar se há contradições em seus escritos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto: "Já em 1911, Jules Lebreton (1873-1956) observara que houve um descuido bastante considerável no que diz respeito às concepções centrais da revelação e da fé". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 33.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o conceito de revelação, assinale a alternativa correta:
A Revelação é o processo por meio do qual o ser humano, ao usar do conhecimento, consegue revelar Deus e conhecê-lo.
B Revelação é o processo pelo qual Deus é obrigado a revelar-se para os seres humanos.
C Revelação é conceito teórico pelo qual a ciência consegue explicar o processo de criação do universo.
D Revelação é o processo pelo qual Deus por sua espontânea vontade decide revelar-se aos seres humanos.
E Revelação é uma concepção teológica na qual se explica a doutrina do livre arbítrio.

Leia o excerto de texto: “O papel do intérprete bíblico seria, então, em primeiro lugar, por meio da pesquisa exegética, descobrir o que o texto significa”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p 44.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual escola da Antiguidade foi a principal representante do método literalista:
A Escola de Antioquia.
B Escola de Éfeso.
C Escola de Sócrates.
D Escola de Atenas.
E Escola de Roma.

Leia o fragmento de texto: “A revelação que é a palavra de Deus dada à humanidade, é uma realidade cristã primordial. É ela revelação que a salvação pode ser compreendida, entendida e aceita”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 16.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o termo revelação, assinale a alternativa correta:
A Revelação pode ser entendida como o esforço do ser humano para compreender Deus.
B Revelação indica o processo no qual o ser humano se expõe para ser aceito por Deus.
C Revelação é aquilo que chegou até nós, seres humanos, o que não conseguiríamos saber por nós mesmos.
D Revelação indica que o ser humano pode aceitar Deus sem que Ele se revele para a humanidade.
E Revelação é o processo no qual Deus criou o Universo.

Leia o fragmento de texto: “Quem deseja utilizar o método histórico-gramatical ao estudar a Bíblia precisa conhecer e saber utilizar ferramentas técnicas da exegese que são adquiridas com a prática e o estudo”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 67.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o método histórico-gramatical, assinale a alternativa que explica corretamente a delimitação da perícope:
A Perícope é um termo hebraico que significa interpretação. Dessa forma, delimitação da perícope é elaborar a interpretação do texto bíblico.
B A delimitação da perícope é a seleção aleatória de qualquer texto bíblico.
C A delimitação da perícope é a utilização do método alegórico para a interpretação de textos.
D A delimitação da perícope é a delimitação do texto (pedaço do texto) que irá trabalhar em sua exegese.
E O conceito de perícope está vinculado à tradução do texto bíblico das cartas paulinas.

Leia o excerto de texto: “A crítica textual funciona como um passo importante, afinal, o exegeta atual não possui o texto autógrafo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 52.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre os objetivos da crítica da redação, assinale a alternativa correta:
A Um dos objetivos próprio da crítica da redação é identificar a época em que foi formulado um texto.
B Um dos objetivos próprio da crítica da redação e analisar a coerência dos personagens do texto.
C Um dos objetivos centrais da crítica da redação é avaliar a qualidade literária do texto.
D Um dos objetivos da crítica da redação é apresentar o sentido espiritual do texto.
E Um dos objetivos centrais da crítica da redação é formular conceitos teológicos com base no texto bíblico.

Leia o extrato de texto: “Ao afirmarmos que as primeiras comunidades de fé não tiveram desse o início uma Bíblia, não queremos dizer que eles não tinham livros que consideravam sagrados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 30.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que indica corretamente como as primeiras comunidades cristãs interpretavam e liam o Antigo Testamento:
A As primeiras comunidades cristãs não aceitavam o Antigo Testamento como Escritura, por isso não o liam e não o interpretavam.
B As primeiras comunidades cristãs continuavam a interpretar o Antigo Testamento da mesma forma que a comunidade judaica.
C As primeiras comunidades cristas liam e interpretavam o Antigo Testamento à luz das experiências com Jesus Cristo como o Messias aguardado.
D A comunidade cristã interpretava o Antigo Testamento sob a perspectiva do livro de Apocalipse escrito por João.
E A comunidade cristã entendia que, com a chegada de Cristo, as profecias do Antigo Testamento foram cumpridas, por isso ele não servia como Escritura.

Leia o extrato de texto: “O fato de a Revelação ter sido escrita em línguas que não dominamos pode resultar em problemas de interpretação na hora da leitura”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 27.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente os idiomas em que a Bíblia foi escrita:
A A Bíblia foi escrita em hebraico, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
B Parte da Bíblia foi escrita em grego, parte em escrita cuneiforme.
C A Bíblia foi escrita em hebraico, grego e algumas partes em aramaico.
D A Bíblia foi escrita em grego, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
E A Bíblia originalmente foi escrita em latim, o Antigo Testamento em aramaico e o Novo Testamento em grego.

Leia a passagem de texto: “A revelação seria a resposta de Deus ao humano perdido que, por conta própria, vivia em busca de uma verdade que o pudesse preencher e aclamasse suas infindáveis dúvidas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 34.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, em que reside a credibilidade da revelação? Assinale a alternativa correta:
A A credibilidade da revelação reside na tradição cristã, isto é, como é um conceito da Antiguidade, compreende-se como crível.
B A credibilidade da revelação reside na experiência mística cristã.
C A credibilidade da revelação se dá pelo conceito de que Jesus é o filho de Deus.
D A credibilidade da revelação ocorre por ser um conceito desenvolvido por teólogos na modernidade.
E A credibilidade da revelação ocorre de maneira individual, pela experiência de cada cristão.

Leia o fragmento de texto: “Para a boa investigação exegética, é necessário que o intérprete chegue o mais próximo possível da neutralidade. [...]. Quanto menos preconceitos e pressuposições levarmos ao texto em nosso labor exegético, melhores e mais confiáveis serão nossos resultados [...]”. Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento . Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 13.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente, de acordo com Martínez e Wegner, um dos seis princípios básicos para uma correta atualização dos textos bíblicos:
A Interpretar o texto de acordo com a experiência pessoal.
B Não considerar o fundamento teológico do texto.
C Determinar o pensamento central da mensagem.
D Não buscar a distinção entre o cultural e o normativo, pois são a mesma coisa.
E Dar uma interpretação atual do texto, não levando em consideração o significado original.

Leia o extrato de texto: "O método histórico-gramatical exige que o estudioso dos textos sagrados tenha um série de conhecimentos nas línguas originais da Bíblia, nos diversos tipos de literaturas presentes ali". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre a comparação de versões no método histórico-gramatical, assinale a alternativa correta:
A Trata-se de comparar as versões sobre a origem da Bíblia e como ela foi escrita.
B Trata-se da comparação a tradução com outras traduções modernas nas diversas versões da Bíblia.
C Trata-se de comparar se as histórias que constam da Bíblia são verdadeiras por meio da pesquisa arqueológica.
D Trata-se de verificar se todos os escritos antigos da Bíblia têm a mesma quantidade de páginas.
E Trata-se de comparar um livro da Bíblia com outro a fim de verificar se há contradições em seus escritos.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o fragmento de texto:
“Já em 1911, Jules Lebreton (1873-1956) observara que houve um descuido bastante considerável no que diz respeito às concepções centrais da revelação e da fé”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 33.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o conceito de revelação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Revelação é o processo por meio do qual o ser humano, ao usar do conhecimento, consegue revelar Deus e conhecê-lo.
	
	B
	Revelação é o processo pelo qual Deus é obrigado a revelar-se para os seres humanos.
	
	C
	Revelação é conceito teórico pelo qual a ciência consegue explicar o processo de criação do universo.
	
	D
	Revelação é o processo pelo qual Deus por sua espontânea vontade decide revelar-se aos seres humanos.
	
	E
	Revelação é uma concepção teológica na qual se explica a doutrina do livre arbítrio.
Questão 2/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o excerto de texto:
“O papel do intérprete bíblico seria, então, em primeiro lugar, por meio da pesquisa exegética, descobrir o que o texto significa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p 44.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual escola da Antiguidade foi a principal representante do método literalista:
	
	A
	Escola de Antioquia.
	
	B
	Escola de Éfeso.
	
	C
	Escola de Sócrates.
	
	D
	Escola de Atenas.
	
	E
	Escola de Roma.
Questão 3/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o fragmento de texto:
“A revelação que é a palavra de Deus dada à humanidade, é uma realidade cristã primordial. É ela revelação que a salvação pode ser compreendida, entendida e aceita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 16.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o termo revelação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Revelação pode ser entendida como o esforço do ser humano para compreender Deus.
	
	B
	Revelação indica o processo no qual o ser humano se expõe para ser aceito por Deus.
	
	C
	Revelação é aquilo que chegou até nós, seres humanos, o que não conseguiríamos saber por nós mesmos.
	
	D
	Revelação indica que o ser humano pode aceitar Deus sem que Ele se revele para a humanidade.
	
	E
	Revelação é o processo no qual Deus criou o Universo.
Questão 4/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o fragmento de texto:
“Quem deseja utilizar o método histórico-gramatical ao estudar a Bíblia precisa conhecer e saber utilizar ferramentas técnicas da exegese que são adquiridas com a prática e o estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 67.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre o método histórico-gramatical, assinale a alternativa que explica corretamente a delimitação da perícope:
	
	A
	Perícope é um termo hebraico que significa interpretação. Dessa forma, delimitação da perícope é elaborar a interpretação do texto bíblico.
	
	B
	A delimitação da perícope é a seleção aleatória de qualquer texto bíblico.
	
	C
	A delimitação da perícope é a utilização do método alegórico para a interpretação de textos.
	
	D
	A delimitação da perícope é a delimitação do texto (pedaço do texto) que irá trabalhar em sua exegese.
	
	E
	O conceito de perícope está vinculado à tradução do texto bíblico das cartas paulinas.
Questão 5/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o excerto de texto:
“A crítica textual funciona como um passo importante, afinal, o exegeta atual não possui o texto autógrafo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 52.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre os objetivos da crítica da redação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Um dos objetivos próprio da crítica da redação é identificar a época em que foi formulado um texto.
	
	B
	Um dos objetivos próprio da crítica da redação e analisar a coerência dos personagens do texto.
	
	C
	Um dos objetivos centrais da crítica da redação é avaliar a qualidade literária do texto.
	
	D
	Um dos objetivos da crítica da redação é apresentar o sentido espiritual do texto.
	
	E
	Um dos objetivos centrais da crítica da redação é formular conceitos teológicos com base no texto bíblico.
Questão 6/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o extrato de texto:
“Ao afirmarmos que as primeiras comunidades de fé não tiveram desse o início uma Bíblia, não queremos dizer que eles não tinham livros que consideravam sagrados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 30.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que indica corretamente como as primeiras comunidades cristãs interpretavam e liam o Antigo Testamento:
	
	A
	As primeiras comunidades cristãs não aceitavam o Antigo Testamento como Escritura, por isso não o liam e não o interpretavam.
	
	B
	As primeiras comunidades cristãs continuavam a interpretar o Antigo Testamento da mesma forma que a comunidade judaica.
	
	C
	As primeiras comunidades cristas liam e interpretavam o Antigo Testamento à luz das experiências com Jesus Cristo como o Messias aguardado.
	
	D
	A comunidade cristã interpretava o Antigo Testamento sob a perspectiva do livro de Apocalipse escrito por João.
	
	E
	A comunidade cristã entendia que, com a chegada de Cristo, as profecias do Antigo Testamento foram cumpridas, por isso ele não servia como Escritura.
Questão 7/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o extrato de texto:
“O fato de a Revelação ter sido escrita em línguas que não dominamos pode resultar em problemas de interpretação na hora da leitura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 27.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente os idiomas em que a Bíblia foi escrita:
	
	A
	A Bíblia foi escrita em hebraico, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
	
	B
	Parte da Bíblia foi escrita em grego, parte em escrita cuneiforme.
	
	C
	A Bíblia foi escrita em hebraico, grego e algumas partes em aramaico.
	
	D
	A Bíblia foi escrita em grego, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.
	
	E
	A Bíblia originalmente foi escrita em latim, o Antigo Testamento em aramaico e o Novo Testamento em grego.
Questão 8/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia a passagem de texto:
“A revelação seria a resposta de Deus ao humano perdido que, por conta própria, vivia em busca de uma verdade que o pudesse preencher e aclamasse suas infindáveis dúvidas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 34.
Considerando a passagem de textoe os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, em que reside a credibilidade da revelação? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A credibilidade da revelação reside na tradição cristã, isto é, como é um conceito da Antiguidade, compreende-se como crível.
	
	B
	A credibilidade da revelação reside na experiência mística cristã.
	
	C
	A credibilidade da revelação se dá pelo conceito de que Jesus é o filho de Deus.
	
	D
	A credibilidade da revelação ocorre por ser um conceito desenvolvido por teólogos na modernidade.
	
	E
	A credibilidade da revelação ocorre de maneira individual, pela experiência de cada cristão.
Questão 9/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o fragmento de texto:
“Para a boa investigação exegética, é necessário que o intérprete chegue o mais próximo possível da neutralidade. [...]. Quanto menos preconceitos e pressuposições levarmos ao texto em nosso labor exegético, melhores e mais confiáveis serão nossos resultados [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 13.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente, de acordo com Martínez e Wegner, um dos seis princípios básicos para uma correta atualização dos textos bíblicos:
	
	A
	Interpretar o texto de acordo com a experiência pessoal.
	
	B
	Não considerar o fundamento teológico do texto.
	
	C
	Determinar o pensamento central da mensagem.
	
	D
	Não buscar a distinção entre o cultural e o normativo, pois são a mesma coisa.
	
	E
	Dar uma interpretação atual do texto, não levando em consideração o significado original.
Questão 10/10 - Leitura e Hermenêutica do Novo Testamento
Leia o extrato de texto:
“O método histórico-gramatical exige que o estudioso dos textos sagrados tenha um série de conhecimentos nas línguas originais da Bíblia, nos diversos tipos de literaturas presentes ali”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Sandro. Literatura e hermenêutica do Novo Testamento. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Literatura e hermenêutica do Novo Testamento sobre a comparação de versões no método histórico-gramatical, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Trata-se de comparar as versões sobre a origem da Bíblia e como ela foi escrita.
	
	B
	Trata-se da comparação a tradução com outras traduções modernas nas diversas versões da Bíblia.
	
	C
	Trata-se de comparar se as histórias que constam da Bíblia são verdadeiras por meio da pesquisa arqueológica.
	
	D
	Trata-se de verificar se todos os escritos antigos da Bíblia têm a mesma quantidade de páginas.
	
	E
	Trata-se de comparar um livro da Bíblia com outro a fim de verificar se há contradições em seus escritos.

Mais conteúdos dessa disciplina