Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A atuação do movimento de luta antimanicomial tem tido um importante papel na transformação da Saúde Mental Brasileira, com a consequente diminuição dos leitos psiquiátricos e o fortalecimento da rede extra hospitalar de atenção à Saúde Mental, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse sentido a marca do movimento social é a luta pela(s):
a) Desospitalização e desmedicalização promovida por ambulatórios especializados de Saúde Mental.
b) Mudanças no modo de cuidar do chamado louco, mantendo a alternância de modelos diferenciados de cuidar, tanto fundamentado no modelo asilar quanto no modelo da rede extra hospitalar.
c) Garantia dos direitos trabalhistas dos profissionais de saúde das instituições psiquiátricas.
d) Transformação das práticas e concepções sobre a relação sociedade e portadores de transtornos mentais no Brasil, na garantia de seus direitos e de sua reinserção social, sobretudo no que diz respeito às denúncias da violação de tais direitos.
e) N.D.A

A Reforma Psiquiátrica resultou de um processo político e social complexo, composto de instituições, forças de diferentes origens, que incide em territórios diversos, nos âmbitos federais, estaduais e municipais, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nas esferas familiares e nos movimentos sociais.
Sobre as transformações na Saúde Mental, analise as seguintes afirmativas:
I. A Reforma Psiquiátrica no Brasil contribuiu grandemente para a construção de novas unidades hospitalares psiquiátricas, tendo como principal diretriz o atendimento mais humanizado do paciente com transtorno mental.
II. A Reforma Psiquiátrica teve seu início no Brasil na década de 70, com a criação do SUS, teve seu processo de consolidação interrompido pelo Movimento da Reforma Sanitária.
III. A Lei n.º 10.216, de 06 de Abril de 2001, Lei da Reforma Psiquiátrica, redirecionou o modelo de atenção na saúde mental no Brasil e dispõe sobre os direitos e a proteção dos portadores de transtornos mentais.
IV. O modelo brasileiro de Reforma Psiquiátrica teve como inspiração a experiência da desinstitucionalização em psiquiatria e sua crítica radical ao manicômio e a possibilidade de ruptura com antigos paradigmas da segregação dos portadores de transtornos mentais.
a) II e IV
b) III e IV
c) I e II
d) I, II e III
e) II e III

A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que reinsere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:
a) Desospitalização
b) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
c) Institucionalização
d) Ressocialização
e) Desinstitucionalização

Sobre o processo de desinstitucionalização:
I – A fiscalização da qualidade assistencial dos hospitais psiquiátricos conveniados e públicos é realizada por 2 programas: o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar / Psiquiátrico (PNASH PSIQUIÁTRICO) e Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar Psiquiátrica no SUS (PRH).
II – Processo histórico de transição na implementação do modelo hospitalocêntrico de assistência a saúde mental.
III – Tornou-se Política Pública de Saúde a partir da década de 80.
IV – Processo lento, gradual, planejado e pactuado.
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III e IV, apenas
d) I, II e IV apenas
e) Todas estão corretas

A relação terapêutica é uma interação entre duas pessoas na qual as interações de ambos os participantes contribuem para um clima de promoção e/ou prevenção de doenças e uma possível cura.
A seguir, são listadas a assistência prestada pelo enfermeiroª para portadores de transtornos mentais. Em relação a assistência prestada, assinale a alternativa correta.
1. Estabelecer acordos e cumprir os combinados.
2. Proporcionar um ambiente tranquilo, retirando jornais e relógios, para que o portador não se preocupe com o mundo externo.
3. Participar das atividades oferecidas ao paciente quando ele está relutante em ir sozinho.
4. Levar em consideração as preferências, solicitações e opiniões do paciente nas decisões sobre o seu tratamento.
5. Evitar um relacionamento próximo com os pacientes a fim de evitar que eles confundam o enfermeiroª com um membro da família ou pessoa conhecida.
6. Assegurar ao paciente a confidencialidade, garantindo a ele que os assuntos discutidos somente poderão ser transmitidos à equipe de saúde e familiares.
7. Explicar de modo simples e claro, as normas e rotinas da unidade, de maneira que os pacientes compreendam os motivos de tais regras.
a) (1, 3 e 4) Descrevem atitudes de um enfermeiroª submisso e com dificuldades em manter a ordem e o controle.
b) (5 e 6) Reforçam a família como base do tratamento.
c) (1, 3, 4 e 7) São atitudes que proporcionam um ambiente terapêutico, pautado na relação de confiança e respeito entre enfermeiroª e paciente.
d) (4) Mostra uma atitude a ser evitada, uma vez que o paciente psiquiátrico não apresenta o juízo crítico preservado a ponto de tomar decisões.
e) (2, 5 e 6) Descrevem atitudes fundamentais na prática do enfermeiroª.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se por ser um lugar de referência e tratamento para pacientes portadoras de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros.
Em relação ao CAPS, analise as afirmativas a seguir:
I. É um serviço de atendimento em saúde mental criado para fortalecer às internações em hospitais psiquiátricos.
II. Os CAPS visam dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, ESF (Estratégia de Saúde da Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
III. As práticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambiente aberto, acolhedor.
IV. O CAPS III tem como principal objetivo prestar assistência aos dependentes de álcool, crack e outras drogas, afastando-os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação.

Pode ser definida como uma das principais formas de tratamento ofertado aos portadores de transtornos mentais. Levando em conta vários tipos de atividades tais como: espaços de expressão plástica, corporal, musical e alguns com geração de renda (culinária, costura, artesanatos em geral), que podem ser definidas através do interesse dos usuários. O texto se refere:
a) Ressoacialização
b) Oficinas Terapêuticas
c) Unidade de Acolhimento Transitório
d) Hospital - dia
e) N.D.A

A Reforma Psiquiátrica colocou, no campo da saúde mental, um novo paradigma: A Atenção Psicossocial, que tem como principais objetivos:
a) Desospitalização, distribuição de medicamentos de última geração e responsabilização da família pelo tratamento.
b) Desinstitucionalização, ampliação da rede de alta complexidade e prioridade no tratamento medicamentoso.
c) Desinstitucionalização, esforço pela reabilitação psicossocial e reestabelecimento da cidadania.
d) Reestabelecimento da cidadania, ampliação da assistência hospitalar e responsabilização da família.
e) Desinstitucionalização, ampliação da rede ambulatórios de especialidades e responsabilização da família pelo tratamento.

Assinale a alternativa correta relacionada ao fluxo psicossocial em atendimento inicial:
a) 1. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 2. UBS (Acolhimento) – 3. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 4. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social).
b) 1. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 2. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social) – 3. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 4. UBS (Acolhimento).
c) 1. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social) – 2. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 3. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 4. UBS (Acolhimento).
d) 1. UBS (Acolhimento) – 2. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 3. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 4. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial objetivando reabilitação social.
e) N.D.A

Assinale a alternativa correta relacionada ao fluxo do atendimento psicossocial em situação de crise:
a) 1. Aciona o SAMU – 2. Usuário (acolhido e medicado) – 3. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 4. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS.
b) 1. Aciona o SAMU – 2. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 3. Usuário (acolhido e medicado) – 4. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS.
c) 1. Aciona o SAMU – 2. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS – 3. Usuário (acolhido e medicado) – 4. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade.
d) 1. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS – 2. Aciona o SAMU – 3. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 4. Usuário (acolhido e medicado).
e) N.D.A

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A atuação do movimento de luta antimanicomial tem tido um importante papel na transformação da Saúde Mental Brasileira, com a consequente diminuição dos leitos psiquiátricos e o fortalecimento da rede extra hospitalar de atenção à Saúde Mental, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse sentido a marca do movimento social é a luta pela(s):
a) Desospitalização e desmedicalização promovida por ambulatórios especializados de Saúde Mental.
b) Mudanças no modo de cuidar do chamado louco, mantendo a alternância de modelos diferenciados de cuidar, tanto fundamentado no modelo asilar quanto no modelo da rede extra hospitalar.
c) Garantia dos direitos trabalhistas dos profissionais de saúde das instituições psiquiátricas.
d) Transformação das práticas e concepções sobre a relação sociedade e portadores de transtornos mentais no Brasil, na garantia de seus direitos e de sua reinserção social, sobretudo no que diz respeito às denúncias da violação de tais direitos.
e) N.D.A

A Reforma Psiquiátrica resultou de um processo político e social complexo, composto de instituições, forças de diferentes origens, que incide em territórios diversos, nos âmbitos federais, estaduais e municipais, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nas esferas familiares e nos movimentos sociais.
Sobre as transformações na Saúde Mental, analise as seguintes afirmativas:
I. A Reforma Psiquiátrica no Brasil contribuiu grandemente para a construção de novas unidades hospitalares psiquiátricas, tendo como principal diretriz o atendimento mais humanizado do paciente com transtorno mental.
II. A Reforma Psiquiátrica teve seu início no Brasil na década de 70, com a criação do SUS, teve seu processo de consolidação interrompido pelo Movimento da Reforma Sanitária.
III. A Lei n.º 10.216, de 06 de Abril de 2001, Lei da Reforma Psiquiátrica, redirecionou o modelo de atenção na saúde mental no Brasil e dispõe sobre os direitos e a proteção dos portadores de transtornos mentais.
IV. O modelo brasileiro de Reforma Psiquiátrica teve como inspiração a experiência da desinstitucionalização em psiquiatria e sua crítica radical ao manicômio e a possibilidade de ruptura com antigos paradigmas da segregação dos portadores de transtornos mentais.
a) II e IV
b) III e IV
c) I e II
d) I, II e III
e) II e III

A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços comunitários que reinsere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de:
a) Desospitalização
b) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
c) Institucionalização
d) Ressocialização
e) Desinstitucionalização

Sobre o processo de desinstitucionalização:
I – A fiscalização da qualidade assistencial dos hospitais psiquiátricos conveniados e públicos é realizada por 2 programas: o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar / Psiquiátrico (PNASH PSIQUIÁTRICO) e Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar Psiquiátrica no SUS (PRH).
II – Processo histórico de transição na implementação do modelo hospitalocêntrico de assistência a saúde mental.
III – Tornou-se Política Pública de Saúde a partir da década de 80.
IV – Processo lento, gradual, planejado e pactuado.
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III e IV, apenas
d) I, II e IV apenas
e) Todas estão corretas

A relação terapêutica é uma interação entre duas pessoas na qual as interações de ambos os participantes contribuem para um clima de promoção e/ou prevenção de doenças e uma possível cura.
A seguir, são listadas a assistência prestada pelo enfermeiroª para portadores de transtornos mentais. Em relação a assistência prestada, assinale a alternativa correta.
1. Estabelecer acordos e cumprir os combinados.
2. Proporcionar um ambiente tranquilo, retirando jornais e relógios, para que o portador não se preocupe com o mundo externo.
3. Participar das atividades oferecidas ao paciente quando ele está relutante em ir sozinho.
4. Levar em consideração as preferências, solicitações e opiniões do paciente nas decisões sobre o seu tratamento.
5. Evitar um relacionamento próximo com os pacientes a fim de evitar que eles confundam o enfermeiroª com um membro da família ou pessoa conhecida.
6. Assegurar ao paciente a confidencialidade, garantindo a ele que os assuntos discutidos somente poderão ser transmitidos à equipe de saúde e familiares.
7. Explicar de modo simples e claro, as normas e rotinas da unidade, de maneira que os pacientes compreendam os motivos de tais regras.
a) (1, 3 e 4) Descrevem atitudes de um enfermeiroª submisso e com dificuldades em manter a ordem e o controle.
b) (5 e 6) Reforçam a família como base do tratamento.
c) (1, 3, 4 e 7) São atitudes que proporcionam um ambiente terapêutico, pautado na relação de confiança e respeito entre enfermeiroª e paciente.
d) (4) Mostra uma atitude a ser evitada, uma vez que o paciente psiquiátrico não apresenta o juízo crítico preservado a ponto de tomar decisões.
e) (2, 5 e 6) Descrevem atitudes fundamentais na prática do enfermeiroª.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Caracteriza-se por ser um lugar de referência e tratamento para pacientes portadoras de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros.
Em relação ao CAPS, analise as afirmativas a seguir:
I. É um serviço de atendimento em saúde mental criado para fortalecer às internações em hospitais psiquiátricos.
II. Os CAPS visam dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, ESF (Estratégia de Saúde da Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
III. As práticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambiente aberto, acolhedor.
IV. O CAPS III tem como principal objetivo prestar assistência aos dependentes de álcool, crack e outras drogas, afastando-os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação.

Pode ser definida como uma das principais formas de tratamento ofertado aos portadores de transtornos mentais. Levando em conta vários tipos de atividades tais como: espaços de expressão plástica, corporal, musical e alguns com geração de renda (culinária, costura, artesanatos em geral), que podem ser definidas através do interesse dos usuários. O texto se refere:
a) Ressoacialização
b) Oficinas Terapêuticas
c) Unidade de Acolhimento Transitório
d) Hospital - dia
e) N.D.A

A Reforma Psiquiátrica colocou, no campo da saúde mental, um novo paradigma: A Atenção Psicossocial, que tem como principais objetivos:
a) Desospitalização, distribuição de medicamentos de última geração e responsabilização da família pelo tratamento.
b) Desinstitucionalização, ampliação da rede de alta complexidade e prioridade no tratamento medicamentoso.
c) Desinstitucionalização, esforço pela reabilitação psicossocial e reestabelecimento da cidadania.
d) Reestabelecimento da cidadania, ampliação da assistência hospitalar e responsabilização da família.
e) Desinstitucionalização, ampliação da rede ambulatórios de especialidades e responsabilização da família pelo tratamento.

Assinale a alternativa correta relacionada ao fluxo psicossocial em atendimento inicial:
a) 1. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 2. UBS (Acolhimento) – 3. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 4. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social).
b) 1. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 2. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social) – 3. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 4. UBS (Acolhimento).
c) 1. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social) – 2. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 3. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 4. UBS (Acolhimento).
d) 1. UBS (Acolhimento) – 2. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 3. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 4. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial objetivando reabilitação social.
e) N.D.A

Assinale a alternativa correta relacionada ao fluxo do atendimento psicossocial em situação de crise:
a) 1. Aciona o SAMU – 2. Usuário (acolhido e medicado) – 3. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 4. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS.
b) 1. Aciona o SAMU – 2. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 3. Usuário (acolhido e medicado) – 4. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS.
c) 1. Aciona o SAMU – 2. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS – 3. Usuário (acolhido e medicado) – 4. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade.
d) 1. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS – 2. Aciona o SAMU – 3. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 4. Usuário (acolhido e medicado).
e) N.D.A

Prévia do material em texto

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR – FARES 
CURSO: GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM 
ALUNO (A): ERISON AGUIAR DA SILVA_________________________________________ 
DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL 
PROFº: ANDRÉ MODESTO TURMA: E3 TURNO:MATUTINO 
 
 
1 AVALIAÇÃO 
1. A atuação do movimento de luta antimanicomial tem tido um importante papel na transformação da Saúde 
Mental Brasileira, com a consequente diminuição dos leitos psiquiátricos e o fortalecimento da rede extra 
hospitalar de atenção à Saúde Mental, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único 
de Saúde (SUS). Nesse sentido a marca do movimento social é a luta pela(s): (0.5) 
 
a) Desospitalização e desmedicalização promovida por ambulatórios especializados de Saúde Mental. 
b) Mudanças no modo de cuidar do chamado louco, mantendo a alternância de modelos diferenciados de cuidar, 
tanto fundamentado no modelo asilar quanto no modelo da rede extra hospitalar. 
c) Garantia dos direitos trabalhistas dos profissionais de saúde das instituições psiquiátricas. 
d) Transformação das práticas e concepções sobre a relação sociedade e portadores de transtornos mentais no 
Brasil, na garantia de seus direitos e de sua reinserção social, sobretudo no que diz respeito às denúncias da 
violação de tais direitos. 
e) N.D.A 
 
2. A Reforma Psiquiátrica resultou de um processo político e social complexo, composto de instituições, 
forças de diferentes origens, que incide em territórios diversos, nos âmbitos federais, estaduais e 
municipais, nas universidades, no mercado dos serviços de saúde, nas esferas familiares e nos 
movimentos sociais. Sobre as transformações na Saúde Mental, analise as seguintes afirmativas: (0.5) 
 
I. A Reforma Psiquiátrica no Brasil contribuiu grandemente para a construção de novas unidades hospitalares 
psiquiátricas, tendo como principal diretriz o atendimento mais humanizado do paciente com transtorno mental. 
II. A Reforma Psiquiátrica teve seu início no Brasil na década de 70, com a criação do SUS, teve seu processo de 
consolidação interrompido pelo Movimento da Reforma Sanitária. 
III. A Lei n.º 10.216, de 06 de Abril de 2001, Lei da Reforma Psiquiátrica, redirecionou o modelo de atenção na 
saúde mental no Brasil e dispõe sobre os direitos e a proteção dos portadores de transtornos mentais. 
IV. O modelo brasileiro de Reforma Psiquiátrica teve como inspiração a experiência da desinstitucionalização em 
psiquiatria e sua crítica radical ao manicômio e a possibilidade de ruptura com antigos paradigmas da 
segregação dos portadores de transtornos mentais. 
 
 
 Estão corretas as afirmativas: 
 
a) II e IV 
b) III e IV 
c) I e II 
d) I, II e III 
e) II e III 
 
3. A substituição do modelo de saúde mental com base no hospital psiquiátrico pelo modelo de serviços 
comunitários que reinsere os usuários em seus territórios existenciais é resultado de um processo de: 
(0.5) 
a) Desospitalização 
b) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 
c) Institucionalização 
d) Ressocialização 
e) Desinstitucionalização 
 
 
 
4. Sobre o processo de desinstitucionalização: (0.5) 
I – A fiscalização da qualidade assistencial dos hospitais psiquiátricos conveniados e públicos é realizada por 2 
programas: o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar / Psiquiátrico (PNASH PSIQUIÁTRICO) e 
Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar Psiquiátrica no SUS (PRH). 
II – Processo histórico de transição na implementação do modelo hospitalocêntrico de assistência a saúde mental. 
III – Tornou-se Política Pública de Saúde a partir da década de 80. 
IV – Processo lento, gradual, planejado e pactuado. 
É correto afirmar: 
a) I, apenas 
b) II, apenas 
c) III e IV, apenas 
d) I, II e IV apenas 
e) Todas estão corretas 
 
5. A relação terapêutica é uma interação entre duas pessoas na qual as interações de ambos os 
participantes contribuem para um clima de promoção e/ou prevenção de doenças e uma possível cura. A 
seguir, são listadas a assistência prestada pelo enfermeiroª para portadores de transtornos mentais. (0.5) 
1. Estabelecer acordos e cumprir os combinados. 
2. Proporcionar um ambiente tranquilo, retirando jornais e relógios, para que o portador não se preocupe com o mundo 
externo. 
3. Participar das atividades oferecidas ao paciente quando ele está relutante em ir sozinho. 
4. Levar em consideração as preferências, solicitações e opiniões do paciente nas decisões sobre o seu tratamento. 
5. Evitar um relacionamento próximo com os pacientes a fim de evitar que eles confundam o enfermeiroª com um 
membro da família ou pessoa conhecida. 
6. Assegurar ao paciente a confidencialidade, garantindo a ele que os assuntos discutidos somente poderão ser 
transmitidos à equipe de saúde e familiares. 
7. Explicar de modo simples e claro, as normas e rotinas da unidade, de maneira que os pacientes compreendam os 
motivos de tais regras. 
Em relação a assistência prestada, assinale a alternativa correta. 
a) (1, 3 e 4) Descrevem atitudes de um enfermeiroª submisso e com dificuldades em manter a ordem e o controle. 
b) (5 e 6) Reforçam a família como base do tratamento. 
c) (1, 3, 4 e 7) São atitudes que proporcionam um ambiente terapêutico, pautado na relação de confiança e respeito 
entre enfermeiroª e paciente. 
d) (4) Mostra uma atitude a ser evitada, uma vez que o paciente psiquiátrico não apresenta o juízo crítico 
preservado a ponto de tomar decisões. 
e) (2, 5 e 6) Descrevem atitudes fundamentais na prática do enfermeiroª. 
6. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de 
Saúde (SUS). Caracteriza-se por ser um lugar de referência e tratamento para pacientes portadoras de 
transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros. Em relação ao CAPS, analise as 
afirmativas a seguir: (0.5) 
I. É um serviço de atendimento em saúde mental criado para fortalecer às internações em hospitais psiquiátricos. 
II. Os CAPS visam dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, ESF (Estratégia de Saúde da 
Família) e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). 
III. As práticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambiente aberto, acolhedor. 
IV. O CAPS III tem como principal objetivo prestar assistência aos dependentes de álcool, crack e outras drogas, 
afastando-os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
7. Pode ser definida como uma das principais formas de tratamento ofertado aos portadores de transtornos 
mentais. Levando em conta vários tipos de atividades tais como: espaços de expressão plástica, corporal, 
musical e alguns com geração de renda (culinária, costura, artesanatos em geral), que podem ser definidas 
através do interesse dos usuários. O texto se refere: (0.5) 
 
a) Ressoacialização 
b) Oficinas Terapêuticas 
c) Unidade de Acolhimento Transitório 
d) Hospital - dia 
e) N.D.A 
 
8. A Reforma Psiquiátrica colocou, no campo da saúde mental, um novo paradigma: A Atenção Psicossocial, que 
tem como principais objetivos: (0.5) 
 
a) Desospitalização, distribuição de medicamentos de última geração e responsabilização da família pelo tratamento. 
b) Desinstitucionalização, ampliação da rede de alta complexidade e prioridade no tratamento medicamentoso. 
c) Desinstitucionalização, esforço pela reabilitação psicossocial e reestabelecimento da cidadania. 
d) Reestabelecimento da cidadania, ampliação da assistência hospitalar e responsabilização da família. 
e) Desinstitucionalização, ampliação da rede ambulatórios de especialidades e responsabilização da família pelo 
tratamento. 
 
9. Assinale a alternativa correta relacionada ao fluxo psicossocial em atendimento inicial: (1.0) 
 
a) 1. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 2. UBS (Acolhimento) – 3. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 4. 
Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivandoreabilitação social). 
b) 1. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 2. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social) – 
3. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 4. UBS (Acolhimento). 
c) 1. Acompanhamento terapêutico biopsicossocial (objetivando reabilitação social) – 2. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 
3. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 4. UBS (Acolhimento). 
d) 1. UBS (Acolhimento) – 2. Encaminhado ao CAPS (Equipe multidisciplinar) – 3. Projeto Terapêutico Singular (PTS) – 4. 
Acompanhamento terapêutico biopsicossocial objetivando reabilitação social. 
e) N.D.A 
 
10. Assinale a alternativa correta relacionada ao fluxo do atendimento psicossocial em situação de crise: (1.0) 
 
a) 1. Aciona o SAMU – 2. Usuário (acolhido e medicado) – 3. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da 
localidade – 4. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS. 
b) 1. Aciona o SAMU – 2. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 3. Usuário (acolhido e 
medicado) – 4. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS. 
c) 1. Aciona o SAMU – 2. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS – 3. Usuário (acolhido e 
medicado) – 4. O SAMU direciona o paciente para leitos psiquiátricos da localidade. 
d) 1. Estabilização do quadro clínico o usuário é encaminhado ao CAPS – 2. Aciona o SAMU – 3. O SAMU direciona o 
paciente para leitos psiquiátricos da localidade – 4. Usuário (acolhido e medicado). 
e) N.D.A 
 
 
 
 BOA AVALIAÇÃO!!! 
Assinale a alternativa correta: 
a) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
b) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. 
c) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 
d) Se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. 
e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina