Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Médica nuclear
Descoberta por becquerel, que testava substâncias naturais fluorescentes colocadas ao sol sobre uma chapa com crucifixo de ferro, assim conseguindo gravar uma fraca imagem do crucifixo na chapa. Desenvolveu o primeiro equipamento para detectar radiação nuclear, equipamento usado até a invenção da câmera de ionização.
Podemos definir radioatividade como as partículas ou e energias emitidas por um elemento instável na busca de instabilidade.
Radiação alfa: o núcleo de um átomo He, emitida quando o elemento é instável por excesso de massa.
Radiação Beta: elétrons de origem nuclear, podendo ser positivo e negativo. 
Radiação gama :onda eletromagnética de origem nuclear, emitida quando um elemento se
Equipamento de MN
A câmara de cintilação é o sistema mais utilizado. Composto por : cristal e Nal (extenso e fino), colimador, sistema de amplificação e análise dos sinais captados. 
Isótopos : são elementos que possuem o mesmo número atômico mas diferentes número de massa ex: 131(A)I53(Z) e 125(A)I53(Z) = Iodo 
Radioisótopo: se carecteriza por apresentar um núcleo instável que emite energia quando se desintegra transformando-se em um isótopo mais instável. Exe: 99mo em busca de estabilidade libera energia e dá origem a um elemento filho o 99mTc.
Atividade: chamamos atividade de uma amostra o número atômico que se desintegra por unidade e tempo. 
Unidades de atividade :por conversão adotou-se o padrão 1g de (226^)Ra que corresponde a 3,7.10(^10) que é a atividade de 1 Ci 
Produção de radioisótopos: reator é uma inação que utiliza a reação nuclear de fissão em cadeia, de forma controlado. Potência: energia elétrica. Pesquisa: experimentos, ensino e produção de RI.
Produção de RI em ciclotron: ciclotron e um equipamento que acelera partículas carregadas, utilizando a diferença de potencial elétrico, auxiliada com campos magnéticos para defletir o feixe. Característica: Utilização de partículas carregadas, de caem por captura eletrônica, irradiação de pequenas massas, sistema próprio de irradiação para cada tipo de alvo. Menor contaminação química indesejável, são produzidas altas atividades específicas.
Gerador de rádioisótopo: sistema composto por dois radionuclideos, um dos quais possui T1/2 longa (pai) que gera por decaimento um T1/2 curto (filho).
Gerador de tecnécio
Sistema onde o 99^Tc está em equilíbrio com seu pai radioativo, o 99Mo(66h), e por um processo químico de eluição é possível separar o mesmo.
Fármaco quando misturado ao 99^Tc passa a ser considerado radiofarmaco, quando injetado tem a função de levar a atividade radioativa para o órgão ou sistema específico. A forma de administração pode variar entre endovenosa, oral, intra-dermica. 
Radiotraçadores: são isótopos radioativos que não necessitam de um outro agente para apresentar imagem. 
Iodeto de sódio: e disponibilizado em 1mCi a 5 mci por ml, usado para tireoide, podendo também ser usado DM PCI, armazenado em temperatura ambiente, sua validade é de 48 horas. 
Citrato de Garden = 67^Ga: disponibilizado em 10mCi a 20mCi por ml, usado para processos inflamatórios e tumores de partes moles, deve ser armazenado em temperatura ambiente, sua validade e 7 dias. 
Fludeoxiglicose = FDG – 18^F: é disponibilizado em 112,43mCi à 145mCi,usado para perfusão em cardiologia, oncologia e neurologia, deve ser armazenado em temperatura ambiente, sua validade é de 6 horas após a calibração e 9 horas após a marcação. 
DETRAN – 500
Pó branco liofilizado, conservar em geladeira até a marcação 
Preparação: deixar o frasco atingir a temperatura ambiente, adicionar 1,5 ml de pertecnetato de sódio com atividade máxima de 100 mCi, manter em temperatura ambiente por 15 minutos, a solução pode ser usada até 4 horas 
Indicações:
Linfocintilografia para avaliação de drenagem Linfática – LADL : posologia: administração no dorso dos pés ou das mãos entre 1-5mCi e volume de 0,1 – 0,3 ml, para pacientes de 70kg, Imagens podem ser obtidas 10 a 15 min após a injeção.
Para avaliar o sistema linfático e pesquisa de alterações da circulação Linfática, linfedemas primários e secundários 
Linfocintilografia para pesquisa de linfonodo sentinela – LPLS:
Posologia: atividade de 0,2 – 1,0 mCi e volume de 0,1 – 0,2 ml, para pacientes de 70kg, imagens obtidas após 6 horas da injeção. 
Orienta o cirurgião na localidade do linfonodo e de lesões não palveis no sistema linfático. 
Metilenodifosfanato de sódio – MDP: seu principal componente é o fosfarado que fixa nos ossos pelos cristais de hidroapatita, conservado em geladeira. 
Preparo: esperar que fique em temperatura ambiente, adicionar 3 a 6 ml de 99^mTc com atividade máxima de 250 mCi, podendo ser utilizado até 4 horas após a marcação. 
Indicações: diagnóstico de patologias osteoarticulares como: tumores primários e secundários, enfermidades de origem metabólica, traumas e Fraturas por stress. 
Posologia: atividade administrada é de 30 – 35 mCi, para pacientes de 70kg, as imagens devem ser obtidas de 2 a 3 horas após a injeção, esvaziar a bexiga antes do exame. Importante esvaziar a bexiga pois o MDP é excretado pela via renal havendo grande concentração na mesma. 
Ácido dimercaptosuccinico – DMSA:
Pó branco, em cada fraco e possível realizar até 20 exames de pacientes até 70 kg. 
Modo de preparo: deixar em temperatura ambiente, adicionar 2-3 ml de 99^mTc com uma atividade máxima de 100 mCi, conservar em temperatura abaixo de 25°c, pode ser utilizado até 4 horas após a marcação. 
Posologia: atividade média e de 5 mCi, para pacientes de 70 kg, as imagens podem ser obtidas 2 a 5 horas após a injeção.

Mais conteúdos dessa disciplina