Logo Passei Direto
Buscar

Av1 direito educacional

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

João é professor no curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior localizada na cidade de Curitiba, Paraná. No período de contratação do funcionário, várias tratativas foram realizadas em relação ao seu salário. Após contratado, já está trabalhando na empresa há um ano, completou o período aquisitivo de férias. A Consolidação das Leis do Trabalho traz disposições específicas para a categoria profissional dos professores com relação ao salário e a todo o regramento jurídico específico da categoria (BRASIL, 1943).
Sobre o salário pago pela prestação de serviço, é correto afirmar que:
a. consoante entendimento sumulado do TST, válida é a cláusula contratual que fixa determinada importância ou percentagem para atender globalmente vários direitos legais ou contratuais do trabalhador.
b. o pagamento dos salário deverá ser realizado em dia útil e no local do trabalho, não se podendo falar em quitação se o pagamento for realizado em conta corrente do empregado.
c. integram a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, somente os valores pagos diretamente pelo empregador, ou por empresa do mesmo grupo econômico.
d. as partes contratantes, empregado e empregador, têm ampla liberdade para estipular e negociar os salários pagos pelo serviço prestado, desde que observem os limites impostos pelas disposições de proteção ao trabalho.
e. serão considerados como salário os equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço.

A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é considerada a lei mais importante no que se refere a educação. Conhecida também por Lei Darcy Ribeiro, é composta por 92 artigos que abordam temas variados sobre a educação do nosso País. Afirma esta lei: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (BRASIL, 1996).
Leia as asserções a seguir sobre possíveis princípios que se encontram na LDB: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. IV. Gestão descentralizada do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. V. Valorização do profissional da educação escolar. Sobre princípios da LDB, está correto o que se afirma em:
a. III, apenas.
b. II, V.
c. I, II e III.
d. IV.
e. I e II.

As negociações coletivas surgiram em razão da omissão do Estado diante de certas questões sociais, por sua política liberalista, fazendo com que surgisse de maneira espontânea a indispensabilidade de organização das categorias profissionais dos trabalhadores em organizações sociais. Essas negociações envolvem acordos e convenções coletivas com normas elaboradas de acordo com a autonomia dos particulares para tratar de assuntos pontuais e seu objetivo geral é que a categoria profissional formule reivindicações para obter de seu empregador a melhoria de condições que afetem o desenvolvimento do trabalho (MARTINS, 2019).
Sobre as negociações coletivas é correto afirmar que:
a. segundo a doutrina trabalhista, qualquer instrumento de negociação coletiva que amplia a jornada de trabalho para qualquer categoria profissional para 10 horas diárias é válida e plenamente vigente.
b. no acordo coletivo de trabalho não é cabível a presença de sindicato para a representação da categoria econômica, mas é obrigatória a presença do sindicato para a representação da categoria profissional.
c. não se pode considerar que as cláusulas normativas das negociações coletivas integrem os contratos individuais de trabalho e somente serão modificadas mediante nova negociação coletiva de trabalho.
d. os direitos obtidos na autocomposição são reversíveis, se a categoria assim o entender e deliberar, exceto se o empregador, por liberalidade, continuar adimplindo com sua parte na negociação.
e. as convenções e acordos coletivos não são considerados instrumentos formais para a produção de norma jurídica, não devendo ser aceita pelos empregadores ou seus sindicatos.

A Consolidação das Leis do Trabalho traz uma extensa relação de direitos e de deveres direcionados àqueles que se encontrem em uma relação de emprego ou trabalho, bem como a própria Constituição Federal traz disposições sobre o assunto. Além dessas disposições, há algumas leis específicas para algumas categorias de trabalhares sancionadas após a CLT em 1943 (BRASIL, 1943).
Assim, considerando que na relação de trabalho e de emprego, há duas partes nessa relação, é correto afirmar que:
a. presentes os quatro requisitos legais (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) haverá a declaração do vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
b. o empregado pode ser tanto pessoa física como jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.) e a lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.

Atualmente, são diversas as leis que conduzem o sistema educacional no Brasil, a começar pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, também conhecida como Carta Maior do país, que destina à educação todo um capítulo, sendo este formado por 10 artigos repletos de princípios. Não obstante, é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regimenta o sistema educacional brasileiro, tanto no âmbito público quanto no âmbito privado. Entretanto, além dessas duas leis, tem-se outras fundamentais no ordenamento jurídico.
Sobre a legislação infraconstitucional, pode-se considerar: I. Apenas a LDB é legislação infraconstitucional, sendo as demais apenas regulamentos que não possuem tanta relevância jurídica. II. Além da LDB temos a Lei n 10.861 de 14 de abril de 2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES de grande relevância no ordenamento jurídico. III. Além das legislações estritas, temos os decretos, portaria e resoluções que compõe a regulamentação da educação no Brasil. IV . A educação escolar compõe-se de educação básica - composta da educação infantil, fundamental e médio - e educação superior. Está correto o que se afirma em:
a. I e IV, apenas.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. III, apenas.
e. II, apenas.

Os direitos sociais dispostos na Constituição, por estarem subjugados ao princípio da reserva do possível, podem ser reconhecidos como verdadeiros direitos subjetivos, podendo manifestar-se como normas programáticas, ou seja, normas que estabelecem diretrizes. Isto posto, essas prerrogativas devem ser tuteladas pelo poder público, quando este, em sua análise arbitrária, apreciar como favoráveis as condições econômicas e administrativas.
Sobre a teoria da reserva do possível:
a. em se aludindo de questões que implicam a educação infantil, poderá o juiz, ao julgá-las, sensibilizar-se diante da limitação da reserva do possível do Estado, em particular da previsão orçamentária e da disponibilidade financeira.
b. a cláusula da reserva do possível, em proposição de direitos fundamentais de caráter social, visa dificultar a edição de qualquer providencia propensa a revogar ou reduzir os direitos sociais anteriormente regulamentados e efetivados, sem que haja políticas compensatórias em virtude da anulação dos benefícios já conquistados.
c. pela cláusula da reserva do possível se apreende que o Estado deve se valer de todos os recursos possíveis para consecução de seus objetivos fundamentais estabelecidos na Constituição da República.
d. se pode recorrer à tese da reserva do possível, importada do Direito alemão, como resguardo para o Estado se eximir do cumprimento de suas obrigações primárias.
e. a cláusula de reserva do possível é concernente à possibilidade material de o poder público consubstancializar direitos sociais e conceber, em regra, uma limitação válida à implementação integral desses direitos.

A Lei n. 11.788/2008 vem ao mundo jurídico brasileiro para regulamentar a figura do estagiário, trazendo todas as disposições regentes a essa figura, no que diz respeito a quem são as partes no contrato, suas especificações, a sua jornada de trabalho, valores de bolsa, exceções as regulamentações contidas na Consolidação das Lei Trabalhista. Assim, é importante que todo aquele que exerce função em uma empresa como estagiário tenha seus direitos garantidos conforme expressa a legislação (BRASIL, 2008).
Analise as afirmativas a seguir sobre a regulamentação da jornada de atividades do estagiário: I. Poderá ultrapassar quatro horas diárias e 20 horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos. II. Poderá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. III. Deverá ultrapassar oito horas diárias e 40 horas semanais, no caso de estudantes do ensino técnico, desde que compatíveis com as atividades escolares. IV. A jornada de trabalho pode ser reduzida pelo menos à metade, mesmo no caso de a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante. Está correto o que se afirma em:
a. II e III.
b. I, II e IV.
c. III e IV.
d. I.
e. III.

Assinale a opção correta em relação à LDB:
a. Traz princípios que condizem com as disposições constitucionais para a educação, excerto para a educação de nível médio.
b. Traz regulamentação principiológica igual a Constituição, do ensino para todo o território nacional, seja para o ensino infantil, fundamental, médio e superior.
c. Apesar de estar alinhada à Constituição, suas disposições se referem, tão somente, a educação a nível infantil e fundamental de competência municipal.
d. Traz regulamentações em equivalência à Constituição, entretanto apenas para a educação média de competência dos Estados.
e. Não traz nenhuma regulamentação idêntica à Constituição, falhando, portanto, em regulamentar o ensino nacional.

A história da educação mistura-se com a história da humanidade. O procedimento de educação do indivíduo foi essencial para o progresso dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades, motivo pelo qual o conhecimento de sua história e experiências anteriores é fundamental para o entendimento dos rumos tomados pela educação hodiernamente. Foi desde o século XVIII que se assistiu a grandes mudanças tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia (QUEIROZ, 2010).
Qual foi o movimento que realizou tão grandes mudanças?
a. Convenção Interamericana de Direitos.
b. Revolução industrial.
c. Bill of rights.
d. Carta de João Sem Terra.
e. Revolução americana.

Os direitos de nascituro são ressalvados desde o útero materno. Falar desses direitos do nascituro, portanto, é falar além de uma mera expectativa de direito, é falar de direitos desde a concepção. A lei não se esqueceu de salvaguardar os direitos do nascituro que, por óbvio, tem proteção no sistema jurídico pátrio. Diante dessa realidade, os direitos da personalidade tornaram-se tema de grande importância conforme parte final do artigo 2º do Código Civil (BRASIL, 2002).
Qual é um dos direitos ressalvados ao nascituro, ou seja, aquele que pode ser exercido em nome dele, mesmo não sendo nascido ainda?
a. Voto.
b. Propriedade.
c. Herança.
d. Nome.
e. Vida.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

João é professor no curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior localizada na cidade de Curitiba, Paraná. No período de contratação do funcionário, várias tratativas foram realizadas em relação ao seu salário. Após contratado, já está trabalhando na empresa há um ano, completou o período aquisitivo de férias. A Consolidação das Leis do Trabalho traz disposições específicas para a categoria profissional dos professores com relação ao salário e a todo o regramento jurídico específico da categoria (BRASIL, 1943).
Sobre o salário pago pela prestação de serviço, é correto afirmar que:
a. consoante entendimento sumulado do TST, válida é a cláusula contratual que fixa determinada importância ou percentagem para atender globalmente vários direitos legais ou contratuais do trabalhador.
b. o pagamento dos salário deverá ser realizado em dia útil e no local do trabalho, não se podendo falar em quitação se o pagamento for realizado em conta corrente do empregado.
c. integram a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, somente os valores pagos diretamente pelo empregador, ou por empresa do mesmo grupo econômico.
d. as partes contratantes, empregado e empregador, têm ampla liberdade para estipular e negociar os salários pagos pelo serviço prestado, desde que observem os limites impostos pelas disposições de proteção ao trabalho.
e. serão considerados como salário os equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço.

A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é considerada a lei mais importante no que se refere a educação. Conhecida também por Lei Darcy Ribeiro, é composta por 92 artigos que abordam temas variados sobre a educação do nosso País. Afirma esta lei: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (BRASIL, 1996).
Leia as asserções a seguir sobre possíveis princípios que se encontram na LDB: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. IV. Gestão descentralizada do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. V. Valorização do profissional da educação escolar. Sobre princípios da LDB, está correto o que se afirma em:
a. III, apenas.
b. II, V.
c. I, II e III.
d. IV.
e. I e II.

As negociações coletivas surgiram em razão da omissão do Estado diante de certas questões sociais, por sua política liberalista, fazendo com que surgisse de maneira espontânea a indispensabilidade de organização das categorias profissionais dos trabalhadores em organizações sociais. Essas negociações envolvem acordos e convenções coletivas com normas elaboradas de acordo com a autonomia dos particulares para tratar de assuntos pontuais e seu objetivo geral é que a categoria profissional formule reivindicações para obter de seu empregador a melhoria de condições que afetem o desenvolvimento do trabalho (MARTINS, 2019).
Sobre as negociações coletivas é correto afirmar que:
a. segundo a doutrina trabalhista, qualquer instrumento de negociação coletiva que amplia a jornada de trabalho para qualquer categoria profissional para 10 horas diárias é válida e plenamente vigente.
b. no acordo coletivo de trabalho não é cabível a presença de sindicato para a representação da categoria econômica, mas é obrigatória a presença do sindicato para a representação da categoria profissional.
c. não se pode considerar que as cláusulas normativas das negociações coletivas integrem os contratos individuais de trabalho e somente serão modificadas mediante nova negociação coletiva de trabalho.
d. os direitos obtidos na autocomposição são reversíveis, se a categoria assim o entender e deliberar, exceto se o empregador, por liberalidade, continuar adimplindo com sua parte na negociação.
e. as convenções e acordos coletivos não são considerados instrumentos formais para a produção de norma jurídica, não devendo ser aceita pelos empregadores ou seus sindicatos.

A Consolidação das Leis do Trabalho traz uma extensa relação de direitos e de deveres direcionados àqueles que se encontrem em uma relação de emprego ou trabalho, bem como a própria Constituição Federal traz disposições sobre o assunto. Além dessas disposições, há algumas leis específicas para algumas categorias de trabalhares sancionadas após a CLT em 1943 (BRASIL, 1943).
Assim, considerando que na relação de trabalho e de emprego, há duas partes nessa relação, é correto afirmar que:
a. presentes os quatro requisitos legais (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) haverá a declaração do vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
b. o empregado pode ser tanto pessoa física como jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.) e a lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.

Atualmente, são diversas as leis que conduzem o sistema educacional no Brasil, a começar pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, também conhecida como Carta Maior do país, que destina à educação todo um capítulo, sendo este formado por 10 artigos repletos de princípios. Não obstante, é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regimenta o sistema educacional brasileiro, tanto no âmbito público quanto no âmbito privado. Entretanto, além dessas duas leis, tem-se outras fundamentais no ordenamento jurídico.
Sobre a legislação infraconstitucional, pode-se considerar: I. Apenas a LDB é legislação infraconstitucional, sendo as demais apenas regulamentos que não possuem tanta relevância jurídica. II. Além da LDB temos a Lei n 10.861 de 14 de abril de 2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES de grande relevância no ordenamento jurídico. III. Além das legislações estritas, temos os decretos, portaria e resoluções que compõe a regulamentação da educação no Brasil. IV . A educação escolar compõe-se de educação básica - composta da educação infantil, fundamental e médio - e educação superior. Está correto o que se afirma em:
a. I e IV, apenas.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. III, apenas.
e. II, apenas.

Os direitos sociais dispostos na Constituição, por estarem subjugados ao princípio da reserva do possível, podem ser reconhecidos como verdadeiros direitos subjetivos, podendo manifestar-se como normas programáticas, ou seja, normas que estabelecem diretrizes. Isto posto, essas prerrogativas devem ser tuteladas pelo poder público, quando este, em sua análise arbitrária, apreciar como favoráveis as condições econômicas e administrativas.
Sobre a teoria da reserva do possível:
a. em se aludindo de questões que implicam a educação infantil, poderá o juiz, ao julgá-las, sensibilizar-se diante da limitação da reserva do possível do Estado, em particular da previsão orçamentária e da disponibilidade financeira.
b. a cláusula da reserva do possível, em proposição de direitos fundamentais de caráter social, visa dificultar a edição de qualquer providencia propensa a revogar ou reduzir os direitos sociais anteriormente regulamentados e efetivados, sem que haja políticas compensatórias em virtude da anulação dos benefícios já conquistados.
c. pela cláusula da reserva do possível se apreende que o Estado deve se valer de todos os recursos possíveis para consecução de seus objetivos fundamentais estabelecidos na Constituição da República.
d. se pode recorrer à tese da reserva do possível, importada do Direito alemão, como resguardo para o Estado se eximir do cumprimento de suas obrigações primárias.
e. a cláusula de reserva do possível é concernente à possibilidade material de o poder público consubstancializar direitos sociais e conceber, em regra, uma limitação válida à implementação integral desses direitos.

A Lei n. 11.788/2008 vem ao mundo jurídico brasileiro para regulamentar a figura do estagiário, trazendo todas as disposições regentes a essa figura, no que diz respeito a quem são as partes no contrato, suas especificações, a sua jornada de trabalho, valores de bolsa, exceções as regulamentações contidas na Consolidação das Lei Trabalhista. Assim, é importante que todo aquele que exerce função em uma empresa como estagiário tenha seus direitos garantidos conforme expressa a legislação (BRASIL, 2008).
Analise as afirmativas a seguir sobre a regulamentação da jornada de atividades do estagiário: I. Poderá ultrapassar quatro horas diárias e 20 horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos. II. Poderá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. III. Deverá ultrapassar oito horas diárias e 40 horas semanais, no caso de estudantes do ensino técnico, desde que compatíveis com as atividades escolares. IV. A jornada de trabalho pode ser reduzida pelo menos à metade, mesmo no caso de a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante. Está correto o que se afirma em:
a. II e III.
b. I, II e IV.
c. III e IV.
d. I.
e. III.

Assinale a opção correta em relação à LDB:
a. Traz princípios que condizem com as disposições constitucionais para a educação, excerto para a educação de nível médio.
b. Traz regulamentação principiológica igual a Constituição, do ensino para todo o território nacional, seja para o ensino infantil, fundamental, médio e superior.
c. Apesar de estar alinhada à Constituição, suas disposições se referem, tão somente, a educação a nível infantil e fundamental de competência municipal.
d. Traz regulamentações em equivalência à Constituição, entretanto apenas para a educação média de competência dos Estados.
e. Não traz nenhuma regulamentação idêntica à Constituição, falhando, portanto, em regulamentar o ensino nacional.

A história da educação mistura-se com a história da humanidade. O procedimento de educação do indivíduo foi essencial para o progresso dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades, motivo pelo qual o conhecimento de sua história e experiências anteriores é fundamental para o entendimento dos rumos tomados pela educação hodiernamente. Foi desde o século XVIII que se assistiu a grandes mudanças tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia (QUEIROZ, 2010).
Qual foi o movimento que realizou tão grandes mudanças?
a. Convenção Interamericana de Direitos.
b. Revolução industrial.
c. Bill of rights.
d. Carta de João Sem Terra.
e. Revolução americana.

Os direitos de nascituro são ressalvados desde o útero materno. Falar desses direitos do nascituro, portanto, é falar além de uma mera expectativa de direito, é falar de direitos desde a concepção. A lei não se esqueceu de salvaguardar os direitos do nascituro que, por óbvio, tem proteção no sistema jurídico pátrio. Diante dessa realidade, os direitos da personalidade tornaram-se tema de grande importância conforme parte final do artigo 2º do Código Civil (BRASIL, 2002).
Qual é um dos direitos ressalvados ao nascituro, ou seja, aquele que pode ser exercido em nome dele, mesmo não sendo nascido ainda?
a. Voto.
b. Propriedade.
c. Herança.
d. Nome.
e. Vida.

Prévia do material em texto

Iniciado em quarta, 25 Mar 2020, 11:32 
Estado Finalizada 
Concluída em quarta, 25 Mar 2020, 12:43 
Tempo empregado 1 hora 11 minutos 
Avaliar 7,00 de um máximo de 10,00(70%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
João é professor no curso de Administração em uma Instituição de Ensino 
Superior localizada na cidade de Curitiba, Paraná. No período de contratação do 
funcionário, várias tratativas foram realizadas em relação ao seu salário. Após 
contratado, já está trabalhando na empresa há um ano, completou o período 
aquisitivo de férias. A Consolidação das Leis do Trabalho traz disposições 
específicas para a categoria profissional dos professores com relação ao salário e 
a todo o regramento jurídico específico da categoria (BRASIL, 1943). 
 
BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei n. 5.452, de 1º de maio de 
1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Brasília: Casa Civil / 
Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1943. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm. Acesso em: 23 set. 
2019. 
 
 
Sobre o salário pago pela prestação de serviço, é correto afirmar que: 
 
Escolha uma: 
a. o pagamento dos salário deverá ser realizado em dia útil e no local do trabalho, 
não se podendo falar em quitação se o pagamento for realizado em conta corrente 
do empregado. 
b. integram a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, somente 
os valores pagos diretamente pelo empregador, ou por empresa do mesmo grupo 
econômico. 
c. consoante entendimento sumulado do TST, válida é a cláusula contratual que 
fixa determinada importância ou percentagem para atender globalmente vários 
direitos legais ou contratuais do trabalhador. 
d. as partes contratantes, empregado e empregador, têm ampla liberdade para 
estipular e negociar os salários pagos pelo serviço prestado, desde que observem 
os limites impostos pelas disposições de proteção ao trabalho. 
e. serão considerados como salário os equipamentos e outros acessórios 
fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do 
serviço. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: as partes contratantes, empregado e empregador, têm ampla 
liberdade para estipular e negociar os salários pagos pelo serviço prestado, desde 
que observem os limites impostos pelas disposições de proteção ao trabalho.. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é considerada a lei mais 
importante no que se refere a educação. Conhecida também por Lei Darcy Ribeiro, 
é composta por 92 artigos que abordam temas variados sobre a educação do 
nosso País. Afirma esta lei: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada 
nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por 
finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da 
cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (BRASIL, 1996). 
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e 
bases da educação nacional. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 23 jan. 2020. 
 
Leia as asserções a seguir sobre possíveis princípios que se encontram na LDB: 
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. 
III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. 
IV. Gestão descentralizada do ensino público, na forma desta Lei e da legislação 
dos sistemas de ensino. 
V. Valorização do profissional da educação escolar. 
 
Sobre princípios da LDB, está correto o que se afirma em: 
 
Escolha uma: 
a. III, apenas. 
b. II, V. 
c. I, II e III. 
d. IV. 
e. I e II. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: III, apenas.. 
Questão 3 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
As negociações coletivas surgiram em razão da omissão do Estado diante de 
certas questões sociais, por sua política liberalista, fazendo com que surgisse de 
maneira espontânea a indispensabilidade de organização das categorias 
profissionais dos trabalhadores em organizações sociais. Essas negociações 
envolvem acordos e convenções coletivas com normas elaboradas de acordo com 
a autonomia dos particulares para tratar de assuntos pontuais e seu objetivo geral 
é que a categoria profissional formule reivindicações para obter de seu 
empregador a melhoria de condições que afetem o desenvolvimento do trabalho 
(MARTINS, 2019). 
 
MARTINS, S. P. Direito do trabalho. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. 
 
Sobre as negociações coletivas é correto afirmar que: 
 
Escolha uma: 
a. segundo a doutrina trabalhista, qualquer instrumento de negociação coletiva 
que amplia a jornada de trabalho para qualquer categoria profissional para 10 
horas diárias é válida e plenamente vigente. 
b. no acordo coletivo de trabalho não é cabível a presença de sindicato para a 
representação da categoria econômica, mas é obrigatória a presença do sindicato 
para a representação da categoria profissional. 
c. não se pode considerar que as cláusulas normativas das negociações coletivas 
integrem os contratos individuais de trabalho e somente serão modificadas 
mediante nova negociação coletiva de trabalho. 
d. os direitos obtidos na autocomposição são reversíveis, se a categoria assim o 
entender e deliberar, exceto se o empregador, por liberalidade, continuar 
adimplindo com sua parte na negociação. 
e. as convenções e acordos coletivos não são considerados instrumentos formais 
para a produção de norma jurídica, não devendo ser aceita pelos empregadores 
ou seus sindicatos. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: no acordo coletivo de trabalho não é cabível a presença de 
sindicato para a representação da categoria econômica, mas é obrigatória a 
presença do sindicato para a representação da categoria profissional.. 
Questão 4 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Consolidação das Leis do Trabalho traz uma extensa relação de direitos e 
deveres direcionados àqueles que se encontrem em uma relação de emprego ou 
trabalho, bem como a própria Constituição Federal traz disposições sobre o 
assunto. Além dessas disposições, há algumas leis específicas para algumas 
categorias de trabalhares sancionadas após a CLT em 1943 (BRASIL, 1943). 
 
BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei n. 5.452, de 1º de maio de 
1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Brasília: Casa Civil / 
Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1943. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm. Acesso em: 23 set. 
2019. 
 
Assim, considerando que na relação de trabalho e de emprego, há duas partes 
nessa relação, é correto afirmar que: 
 
Escolha uma: 
a. presentes os quatro requisitos legais (pessoalidade, onerosidade, eventualidade 
e subordinação) haverá a declaração do vínculo, independentemente da 
nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, 
colaborador, ajudante etc.). 
b. o empregado pode ser tanto pessoa física como jurídica (empresa, associação, 
cooperativa etc.) e a lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da 
figura do empregado a prestação de serviços por animais. 
c. o empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, 
lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer 
substituir por um terceiro. 
d. a subordinação do empregado decorre exclusivamente de lei, mas alcança a 
vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo 
empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc. 
e. é possível a substituição temporária do empregado por outra pessoa, com 
anuência do empregador, sem o rompimento do vínculo que deve sempre ser 
preservado em respeito aoprincípio da continuidade da relação empregatícia. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: o empregado é contratado em razão de suas qualidades 
pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, 
não se pode fazer substituir por um terceiro.. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Atualmente, são diversas as leis que conduzem o sistema educacional no Brasil, a 
começar pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, também 
conhecida como Carta Maior do país, que destina à educação todo um capítulo, 
sendo este formado por 10 artigos repletos de princípios. Não obstante, é a Lei de 
Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que regimenta o sistema educacional 
brasileiro, tanto no âmbito público quanto no âmbito privado. Entretanto, além 
dessas duas leis, tem-se outras fundamentais no ordenamento jurídico. 
 
Sobre a legislação infraconstitucional, pode-se considerar: 
I. Apenas a LDB é legislação infraconstitucional, sendo as demais apenas 
regulamentos que não possuem tanta relevância jurídica. 
II. Além da LDB temos a Lei n 10.861 de 14 de abril de 2004 que institui o Sistema 
Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES e a Comissão Nacional de 
Avaliação da Educação Superior – CONAES de grande relevância no 
ordenamento jurídico. 
III. Além das legislações estritas, temos os decretos, portaria e resoluções que 
compõe a regulamentação da educação no Brasil. 
 
 
IV . A educação escolar compõe-se de educação básica - composta da educação 
infantil, fundamental e médio - e educação superior. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
 
 
Escolha uma: 
a. I e IV, apenas. 
b. II, III e IV. 
c. I, II e III. 
d. III, apenas. 
e. II, apenas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: II, III e IV.. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os direitos sociais dispostos na Constituição, por estarem subjugados ao princípio 
da reserva do possível, podem ser reconhecidos como verdadeiros direitos 
subjetivos, podendo manifestar-se como normas programáticas, ou seja, normas 
que estabelecem diretrizes. Isto posto, essas prerrogativas devem ser tuteladas 
pelo poder público, quando este, em sua análise arbitrária, apreciar como 
favoráveis as condições econômicas e administrativas. 
 
Sobre a teoria da reserva do possível: 
 
Escolha uma: 
a. em se aludindo de questões que implicam a educação infantil, poderá o juiz, ao 
julgá-las, sensibilizar-se diante da limitação da reserva do possível do Estado, em 
particular da previsão orçamentária e da disponibilidade financeira. 
b. a cláusula da reserva do possível, em proposição de direitos fundamentais de 
caráter social, visa dificultar a edição de qualquer providencia propensa a revogar 
ou reduzir os direitos sociais anteriormente regulamentados e efetivados, sem que 
haja políticas compensatórias em virtude da anulação dos benefícios já 
conquistados. 
c. pela cláusula da reserva do possível se apreende que o Estado deve se valer 
de todos os recursos possíveis para consecução de seus objetivos fundamentais 
estabelecidos na Constituição da República. 
d. se pode recorrer à tese da reserva do possível, importada do Direito alemão, 
como resguardo para o Estado se eximir do cumprimento de suas obrigações 
primárias. 
e. a cláusula de reserva do possível é concernente à possibilidade material de o 
poder público consubstancializar direitos sociais e conceber, em regra, uma 
limitação válida à implementação integral desses direitos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: a cláusula de reserva do possível é concernente à 
possibilidade material de o poder público consubstancializar direitos sociais e 
conceber, em regra, uma limitação válida à implementação integral desses 
direitos.. 
Questão 7 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Lei n. 11.788/2008 vem ao mundo jurídico brasileiro para regulamentar a figura 
do estagiário, trazendo todas as disposições regentes a essa figura, no que diz 
respeito a quem são as partes no contrato, suas especificações, a sua jornada de 
trabalho, valores de bolsa, exceções as regulamentações contidas na 
Consolidação das Lei Trabalhista. Assim, é importante que todo aquele que exerce 
função em uma empresa como estagiário tenha seus direitos garantidos conforme 
expressa a legislação (BRASIL, 2008). 
 
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. 
Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília: Casa Civil / Subchefia para 
Assuntos Jurídicos, 2008. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso 
em: 21 set. 2019. 
 
Analise as afirmativas a seguir sobre a regulamentação da jornada de atividades 
do estagiário: 
I. Poderá ultrapassar quatro horas diárias e 20 horas semanais, no caso de 
estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na 
modalidade profissional de educação de jovens e adultos. 
II. Poderá ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais, no caso de 
estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do 
ensino médio regular. 
III. Deverá ultrapassar oito horas diárias e 40 horas semanais, no caso de 
estudantes do ensino técnico, desde que compatíveis com as atividades escolares. 
IV. A jornada de trabalho pode ser reduzida pelo menos à metade, mesmo no caso 
de a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou 
finais, nos períodos de avaliação, segundo estipulado no termo de compromisso, 
para garantir o bom desempenho do estudante. 
 
Está correto o que se afirma em: 
 
Escolha uma: 
a. II e III. 
b. I, II e IV. 
c. III e IV. 
d. I. 
e. III. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: I, II e IV.. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
O texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovado em 1996 é 
resultado de um longo embate jurídico que durou cerca de oito anos (1988-1996). 
A principal divergência era em relação ao papel do Estado no ensino. Em 
contrapartida, a proposta das esferas organizadas da sociedade civil mostrava 
uma grande preocupação com mecanismos de controle social do sistema de 
ensino, a proposta dos senadores previa uma estrutura de poder mais centrada 
nas mãos da governança. 
 
Assinale a opção correta em relação à LDB: 
 
 
Escolha uma: 
a. Traz princípios que condizem com as disposições constitucionais para a 
educação, excerto para a educação de nível médio. 
b. Traz regulamentação principiológica igual a Constituição, do ensino para todo o 
território nacional, seja para o ensino infantil, fundamental, médio e superior. 
c. Apesar de estar alinhada à Constituição, suas disposições se referem, tão 
somente, a educação a nível infantil e fundamental de competência municipal 
d. Traz regulamentações em equivalência à Constituição, entretanto apenas para 
a educação média de competência dos Estados. 
e. Não traz nenhuma regulamentação idêntica à Constituição, falhando, portanto, 
em regulamentar o ensino nacional. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Traz regulamentação principiológica igual a Constituição, do 
ensino para todo o território nacional, seja para o ensino infantil, fundamental, 
médio e superior. . 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
A história da educação mistura-se com a história da humanidade. O procedimento 
de educação do indivíduo foi essencial para o progresso dos grupos sociais e de 
suas respectivas sociedades, motivo pelo qual o conhecimento de sua história e 
experiências anteriores é fundamental para o entendimento dos rumos tomados 
pela educação hodiernamente. Foi desde o século XVIII que se assistiu a grandes 
mudanças tanto no campo socioeconômico e políticoquanto no da cultura, da 
ciência e da tecnologia (QUEIROZ, 2010). 
 
QUEIROZ, M. M. A. História da educação. Teresina: EDUFPI/UAPI, 2010. 
 
Qual foi o movimento que realizou tão grandes mudanças? 
 
Escolha uma: 
a. Convenção Interamericana de Direitos. 
b. Revolução industrial. 
c. Bill of rights. 
d. Carta de João Sem Terra. 
e. Revolução americana. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Revolução industrial.. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os direitos de nascituro são ressalvados desde o útero materno. Falar desses 
direitos do nascituro, portanto, é falar além de uma mera expectativa de 
direito, é falar de direitos desde a concepção. A lei não se esqueceu de 
salvaguardar os direitos do nascituro que, por óbvio, tem proteção no sistema 
jurídico pátrio. Diante dessa realidade, os direitos da personalidade tornaram-se 
tema de grande importância conforme parte final do artigo 2º do Código Civil 
(BRASIL, 2002). 
 
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui 
o Código Civil. Brasília: Casa Civil / Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2002. 
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406.htm. Acesso 
em: 21 set. 2019. 
 
Qual é um dos direitos ressalvados ao nascituro, ou seja, aquele que pode ser 
exercido em nome dele, mesmo não sendo nascido ainda? 
 
Escolha uma: 
a. Vida. 
b. Herança. 
c. Voto. 
d. Nome. 
e. Propriedade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Vida..

Mais conteúdos dessa disciplina